Um novato e velhos conhecidos: semifinalistas sobem para a Série C
Tombense, Confiança, Brasil de Pelotas e Londrina asseguram ida às semis da quarta divisão do futebol brasileiro e já têm vaga na terceira em 2015.
Jogadores do Londrina comemoram subida à Série C no Estádio do Café (Foto: Alberto D´Angele)
Disputa
de pênaltis com goleiro bancando o herói, vitória insofismável, empates
sem gols mas recheados de tensão. Foi dura mas depois deliciosa a vida
de quatro torcidas após a rodada deste domingo nos campos do futebol
brasileiro. Não teve comemoração de título, mas foi até melhor. Com o
término das quartas de final da Série D - a quarta divisão nacional -,
quatro clubes não só carimbaram visto para as semifinais e seguem na
luta para levantar a taça. Garantiram, principalmente, a "promoção" em
2015. O mineiro Tombense, o sergipano Confiança, o gaúcho Brasil de
Pelotas e o paranaense Londrina estarão ano que vem na Série C.A tarefa mais sofrida foi a do Brasil de Pelotas. Com direito a caravana de centenas de torcedores que deixaram Pelotas, no Sul gaúcho, rumo à Boca do Jacaré, em Brasília, superou o Brasiliense na briga pela vaga para a Terceirona em partida com doses carregadas de emoção. Nos 90 minutos, o time da casa venceu por 2 a 1, devolvendo o placar do primeiro jogo, no Rio Grande do Sul. Luiz Carlos marcou os gols para o Jacaré, e Nena fez o do Xavante. Com isso, a decisão foi para os pênaltis. O goleiro Eduardo Martini virou o herói da equipe gaúcha, pegando duas cobranças.
A comemoração teve sabor especial: O clube, que já jogou na Série A, obteve o acesso à C três anos depois do rebaixamento à quarta divisão em uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A punição ao Brasil de Pelotas, que perdeu seis pontos devido à escalação irregular do lateral-direito Cláudio, em 2011, doera muito. Agora, tudo é alegria, e o Xavante enfrentará o Londrina nas semifinais na briga pelo título. A primeira partida será no sábado, em Pelotas, no estádio Bento Freitas. A segunda, dia 2 de novembro, domingo, no Estádio do Café.
Mais jovem dos quatro promovidos, o Tombense é outro que segue na esperança de levantar a taça. E teve a classificação com carimbo do triunfo. Com 14 anos de existência e no ano de estreia na Série D, já tem do que se orgulhar. Com mando de campo, após empate por 2 a 2 na primeira partida, derrotou o tradicional maranhense Moto Club por 2 a 0 no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, o Almeidão. Os gols foram do artilheiro da equipe, Daniel Amorim, aos 31 minutos do primeiro tempo, e de Élvis, aos 39 da etapa final. Agora, o Gavião Carcará, já assegurado na Terceirona, enfrentará o Confiança nas semis. O primeiro jogo é no próximo sábado, no Estádio Presidente Médici, em Aracaju. O segundo será dia 2 de novembro, no Almeidão, em Tombos.
Em casa, Tombense derrota Moto Club por 2 a 0, garante vaga nas semis e acesso à Série C (Foto: João Ricardo)
Aliás, vai ter duelo de Gavião com Dragão na próxima fase. Assim é conhecido o Confiança. O time sergipano fez história neste domingo ao se tornar o primeiro em seu estado a conseguir um acesso em campeonatos brasileiros. O empate por 0 a 0 com o baiano Jacuipense, em casa, no Presidente Médici, foi comemorado com o coro "O meu Dragão subiu! O meu Dragão subiu!" - na primeira partida, fora, no Joia da Princesa, o time azulino vencera por 2 a 0.
Mas esse não foi o único empate com sabor de vitória na briga por uma vaga na Terceira Divisão. Apoiado por mais de 10 mil torcedores, o Londrina - dos quatro o que chegou mais longe na primeira divisão, com o quarto lugar em 1977 - está na Série C após jogo sem gols com o Anapolina em casa, no Estádio do Café. No primeiro, em Goiás, o Tubarão venceu por 2 a 0 e ficou na vantagem. Agora, depois de aguentar pressão do adversário, o time vai encarar o Brasil de Pelotas nas semis com a esperança de começar a luta para ressurgir no cenário nacional.
Comentários
Postar um comentário