O peso da Copa: lista de 23 melhores do mundo pode ter enxurrada alemã
Seleção campeã do mundo deve se destacar entre nomes que serão divulgados nesta terça pela Fifa. CR7, Robben, Messi e Neymar têm presença quase certa na lista
Na premiação de 2010, dos 23 finalistas, sete fizeram parte do elenco da Espanha campeã mundial. Neste ano, a Alemanha pode ter números parecidos, uma vez que sete atletas também atuam no Bayern de Munique, campeão nacional com folga e semifinalista da Liga dos Campeões. É difícil imaginar que nomes como Neuer, Lahm, Schweinsteiger e Müller fiquem fora da lista da Fifa. Nela, ainda podem entrar Mario Götze, autor do gol do título na prorrogação contra a Argentina, e os zagueiros Jérôme Boateng e Matt Hummels correm por fora.
Campeões do mundo devem roubar a cena em lista dos 23 (Foto: André Durão)
Mas, assim como há quatro anos, o grande vencedor pode fugir à regra. Se em 2010 Lionel Messi foi o primeiro não-campeão mundial a ser eleito o melhor do planeta em ano de Copa, Cristiano Ronaldo pode repetir o feito desta vez. Apesar de ter atuado lesionado no Mundial e voltado para casa ainda na fase de grupos com a seleção portuguesa, o luso tem a seu favor o final da temporada passada e o começo da atual.
Nos primeiros seis meses do ano, CR7 mostrou que está no melhor momento da carreira ao ser o líder do Real Madrid na conquista da tão sonhada décima Liga dos Campeões e alcançar o recorde de maior artilheiro de uma só edição da Champions, com 17 gols. Em 2014/15, contabilizando números com Portugal, o luso já soma 21 gols em 14 partidas - o último deles marcado na vitória por 3 a 1 sobre o Barcelona, no Santiago Bernabéu, sábado passado.
CR7: título e recorde na Liga dos Campeões (Foto: EFE)
Apesar do atual vencedor do prêmio ser apontado como favorito, outros destaques têm presença praticamente certa na lista. A começar pelo tetracampeão Lionel Messi - que fez uma temporada modesta no Barcelona, mas se destacou com a seleção argentina e foi eleito o melhor jogador do Mundial, ainda que com ressalvas por parte da crítica especializada. O holandês Robben, destaque do Bayern de Munique e grande nome da Holanda, terceira colocada na Copa, deve aparecer entre as primeiras colocações.
Neuer concorreu com CR7 e Robben ao prêmio de melhor da Europa em 2013/14 (Foto: Reuters)
O
atacante Diego Costa pode estar bem cotado, apesar da campanha
decepcionante da Espanha no Mundial. Artilheiro do Atlético de Madrid na
conquista do Campeonato Espanhol, o brasileiro já é um dos principais
nomes do Chelsea, onde marcou nove gols em nove partidas. Até mesmo o
goleiro Manuel Neuer vem ganhando militantes a seu favor, que acreditam
que o jovem arqueiro merece ser eleito o melhor jogador do mundo pelas
grandes atuações na Copa, com seu estilo líbero.- Espero que Manuel Neuer ganhe a próxima Bola de Ouro. É um jogador fantástico - opinou Shevchenko, vencedor em 2004.
Neymar: o único brasileiro?
Dando sinais de que está totalmente à vontade em Barcelona, Neymar deve novamente pintar entre os primeiros colocados. Destaque da seleção brasileira até ser cortado antes da semifinal contra a Alemanha, o camisa 11 vem ganhando espaço na equipe catalã e já ocupa o posto de grande artilheiro da equipe, com 11 gols em 11 jogos neta temporada. De resto, o Brasil pode ter como representantes Thiago Silva e David Luiz, dupla de zaga de Luiz Felipe Scolari no Mundial e companheiros na defesa do Paris Saint-Germain.
Boa Copa do Mundo pode impulsionar Neymar na Bola de Ouro (Foto: Marcos Ribolli)
Comentários
Postar um comentário