Federer atropela Gasquet e dá primeiro título da Copa Davis à Suíça


Roger Federer segue fazendo história no mundo do tênis. Isso porque, na manhã deste domingo, ele deu à Suíça o inédito título da Copa Davis. O troféu do torneio também era o único que faltava na galeria do número 2 do mundo. Para conquistar o feito, Federer venceu com facilidade o francês Richard Gasquet (26º no ranking mundial) por 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 6/2 e 6/2, em apenas 1h52 de partida.
O público na quadra de saibro montada no estádio do Losc Lille bateu todos os recordes em partidas de tênis, com 27.448 pessoas presentes. Destaque para a enorme quantidade de suíços, que fizeram barulho e festa a cada ponto conquistado por Federer.
Com esse ponto, a Suíça fez 3 a 1 na melhor de cinco jogos contra a França, conquistando o primeiro título da Copa Davis. Por comum acordo, Stanislas Wawrinka e Gael Monfils não disputaram o quinto confronto, por não existir mais necessidade. Antes da conquista deste domingo, a melhor colocação da Suíça tinha sido um vice-campeonato em 1992, quando perdeu dos Estados Unidos.
Após o ponto do título, Federer desabou de alegria e, visivelmente emocionado, comemorou com todos os integrantes da equipe suíça na Copa Davis, inclusive com Stanislas Wawrinka, com quem protagonizou a grande polêmica da última semana, na semifinal do ATP Finals.

AFP
Roger Federer ficou visivelmente emocionado após decretar a vitória da Suíça na final da Copa Davis (Foto: Denis Charlet)
O caminho do título
Na primeira partida entre França e Suíça, na última sexta-feira, Stanislas Wawrinka (número 4 no ranking da ATP) venceu sem problemas Jo-Wilfried Tsonga (12) por 3 sets a 1 (6/1, 3/6, 6/3 e 6/2). Em seguida, Gael Monfils (19) surpreendeu ao atropelar Roger Federer em sets diretos (6/1, 6/4 e 6/3).
No sábado, as duplas entraram em quadra. O conjunto suíço, formado por Roger Federer/Stanislas Wawrinka, não deu chances para Julien Benneteau/Richard Gasquet e venceu por tranquilos 3 sets a 0 (6/3, 7/5 e 6/4).
No duelo decisivo entre Federer e Gasquet, na manhã deste domingo, o suíço impôs um tênis muito mais técnico e agressivo que o adversário. O resultado foi uma vitória tranquila em três sets, garantindo o título inédito à Suíça.
O número 2 do mundo foi melhor em praticamente todos os quesitos. Foram sete aces do suíço, contra apenas três do francês. Federer também angariou cinco quebras, enquanto Gasquet sequer obteve um break point.
Agressivo e adaptado ao saibro, Federer conseguiu encaixar nada menos que 62 winners, diante de 34 de Gasquet, que ficou escondido no fundo de quadra. O suíço, ao contrário, foi à rede em 23 oportunidades, das quais saíram 18 pontos. O francês avançou apenas 12 vezes, conquistando cinco tentos.

AFP
Marco Chiudinelli, Roger Federer, Severin Luthi (capitão), Stanislas Wawrinka e Michael Lammer levantam a inédita taça para a Suíça (Foto: Philippe Huguen)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real