Hondurenho assume presidência e vê Concacaf como “vítima de fraudes”
A Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe anunciou nesta quinta-feira a destituição provisória de seu presidente, Jeffrey Webb, e também de Eduardo Li, nomeando assim Alfredo Hawit para o cargo máximo. O hondurenho assume o comando da Concacaf por conta da prisão de seus principais dirigentes na investigação do FBI.
No comunicado oficial divulgado no site da instituição, Hawit criticou o escândalo em que a Confederação está envolvida. “Enquanto estamos profundamente decepcionados com as denúncias feitas pelas autoridades de que, novamente, a Concacaf foi vítima de uma fraude, continuamos comprometidos com o objetivo de desenvolver, promover e administrar o futebol”.
O Comitê Executivo da entidade tomou a decisão de afastar os outros dirigentes em conformidade com seu estatuto, advertindo que seguiu também as regras para nomear o vice-presidente Alfredo Hawit para o comando. O mandatário em exercício se colocou à disposição para ajudar nas investigações.
AFP
“Estamos tomando as medidas oportunas para manter nossas operações e seguir cumprindo com os compromissos com nossos constituintes, incluindo nossos fãs e membros, além dos parceiros comerciais e de televisão. Também continuamos cooperando com a investigação em curso pelas autoridades governamentais, que não colocaram restrições sobre nossas atividades em curso”, comentou.
A mudança no comando da Concacaf é consequência das denúncias de corrupção na Fifa, que envolvem nomes da entidade das Américas do Norte, Central e Caribe. Na quarta-feira, o FBI deteve na Suíça sete dirigentes, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.
Já a Concacaf foi afetada com as detenções de seu presidente, Jeffrey Webb, e do mandatário da Costa Rica, Eduardo Li. A sede da confederação, em Miami, chegou a receber agentes do FBI em uma operação de busca e apreensão.
Além de os dois dirigentes terem sido destituídos provisoriamente, a entidade também informou que seu secretário-geral, Enrique Sanz, pediu afastamento de forma imediata. As funções passam a ser desempenhadas pelo adjunto do cargo, Ted Howard.
O Comitê Executivo ainda criou uma comissão especial para dar sequência às operações comerciais da Concacaf, sendo formada por Víctor Montagliani (presidente da Associação Canadense de Futebol), Justino Compeán (presidente da Federação Mexicana de Futebol) e Sunil Gulati (presidente da Federação de Futebol dos Estados Unidos).
Comentários
Postar um comentário