Aluno de R10, luso-brasileiro e mais: confira promessas do Mundial sub-20
Competição começa nesta sexta-feira, na Nova Zelândia, e tem candidatos
a craques em diversas seleções participantes. Veja lista com 10 possíveis nomes
No sentido horário: Iheneacho, Rony Lopes, Zivkovic, Pineda e Borré (Foto: Globoesporte.com)
Há 10 anos, um garoto magro e cabeludo chamado Lionel Messi conduzia a Argentina rumo ao título do Mundial Sub-20. Depois dele, nomes como Oscar, Pogba, Philippe Coutinho e James Rodríguez passaram pela competição e se firmaram na carreira. Em 2015, a safra também tem garotos promissores, mesmo entre os que não vestem a camisa amarela.
Desde um sérvio que já é capitão de sua equipe com 17 anos até um brasileiro que escolheu Portugal, passando por um "pupilo" de Ronaldinho Gaúcho no Querétaro, o torneio, que começa nesta sexta-feira na Nova Zelândia com o duelo entre os donos da casa e a Ucrânia às 22h (de Brasília), pode revelar atletas que farão parte da elite do futebol em breve.
Nesta lista, o GloboEsporte.com optou por não incluir jogadores da seleção brasileira. O foco é nas outras seleções. Confira:
ANDRIJA ZIVKOVIC
Principal nome da Sérvia, este meia canhoto está acostumado a ser precoce. Com apenas 18 anos, já ostenta duas marcas: é o jogador mais novo da história a vestir a camisa da seleção principal e o mais novo capitão que o tradicional Partizan já teve. Ambos os recordes foram alcançados quando ele tinha 17 anos.
Disputado por gigantes europeus, Zivkovic deve assinar com o Benfica em julho, após o Mundial. E chegará já como reforço da equipe principal, sem passagem pela base.
RONY LOPES
Marcos Paulo Mesquita Lopes nasceu em Belém, no Pará, mas vai defender Portugal no Mundial. Camisa 10 lusitano, o jovem Rony, apelido devido à admiração por Ronaldo Fenômeno, tem contrato com o Manchester City e atuou nesta temporada pelo Lille. Aos 19 anos, o garoto chegou a ser observado por Alexandre Gallo para a seleção brasileira, mas, até aqui, fez toda sua carreira por Portugal.
Rony Lopes durante treino no Lille, da França (Foto: Divulgação/losc.fr)
ÁNGEL CORREA
Melhor jogador do Sul-Americano em janeiro, Correa foi decisivo na conquista argentina. Na vitória por 2 a 0 sobre o Brasil, especialmente, deixou claro a distância técnica entre ele e os demais atletas. Destaque do San Lorenzo em 2014, foi contratado pelo Atlético de Madrid, mas um problema cardíaco o impediu de jogar. Voltou a atuar justamente pela seleção albiceleste. Técnico e ágil, finaliza bem e é referência na equipe.
Ángel Correa em ação contra o Brasil no Sul-Americano sub-20: argentino foi o craque do torneio (Foto: Reuters)
MAURO ARAMBARRI
Na campanha do Uruguai no Sul-Americano sub-20, o volante do Defensor se destacou pela forma como comandou o meio de campo charrua. Dinâmico e de bom passe, era o responsável por ditar as ações da equipe. Forma com Nandez uma dupla com futuro, segundo o jornalista Sebastián Amaya.
- Eles são muito bons. Já os imagino como futuros volantes da seleção principal em alguns anos – elogiou.
Arambarri, referência no meio de campo do Uruguai (Foto: Reuters)
JULIAN BRANDT
A Alemanha não vai levar ao Mundial sua força máxima, que estará diluída nas seleções sub-19 e sub-21 que disputarão torneios europeus no mesmo período. Entre os nomes escolhidos, o atacante Julian Brandt é o que mais chama atenção. Nesta temporada, se firmou como opção no Bayer Leverkusen.
KELECHI IHEANACHO
Eleito o jogador africano mais promissor de 2013, Iheanacho tem apenas 18 anos, joga na base do Manchester City e será o camisa 10 da Nigéria no Mundial. Ausente na conquista do Campeonato Africano sub-20, em março, ele foi eleito o melhor jogador do Mundial sub-17 em 2013, quando marcou seis gols e comandou o título das Águias Voadoras. Ainda assim, não se sente pressionado a manter o nível.
- Eu sou fã do Messi e do Kaká. Sou um jovem jogador que precisa aprender todo dia para se tornar melhor. Não vou jogar sob pressão, estarei relaxado porque atuarei ao lado de meus companheiros - disse Iheanacho ao GloboEsporte.com.
Com a camisa 10, Iheanacho marca sobre o México na final do Mundial sub-17 em 2013 (Foto: AP)
YAW YEBOAH
Gana ficou apenas em terceiro lugar no Campeonato Africano sub-20, mas o meia-atacante Yeboah foi escolhido o melhor jogador do torneio. Também membro da base do Manchester City, o garoto tem 18 anos e chama a atenção pela velocidade e habilidade.
ORBELÍN PINEDA
O “Chico Maravilla”, como é conhecido no México, virou pupilo de Ronaldinho Gaúcho no Querétaro. Aos 19 anos, é tratado como joia justamente pelo seu período de aprendizado com o brasileiro.
- Orbelín é veloz, ousado e chuta bem com a perna direita. É o jogador a ser observado na seleção, que no Querétaro é o que mais aprendeu com Ronaldinho, já que recebe conselhos dele – explicou Ruben Rangel, jornalista mexicano.
Pineda em ação pelo Querétaro: aluno de Ronaldinho Gaúcho (Foto: Divulgação)
GEDION ZELALEM
O meio-campista nasceu na Alemanha, tem ascendência egípcia, joga no Arsenal, mas vai defender os Estados Unidos no Mundial. Símbolo de um futebol cada vez mais globalizado, Zelalem só conseguiu a liberação para atuar pelos norte-americanos às vésperas do torneio. Sua importância fica clara pelo fato de o técnico Tab Ramos ter “guardado” uma vaga na lista final de convocados esperando o meio-campista.
- Ele é ofensivo, criativo. Sua disponibilidade significa muito para nós – disse o treinador à imprensa dos EUA.
RAFAEL BORRÉ
O desempenho do centroavante em 2015 é impressionante: são 11 gols em 14 partidas pelo Deportivo Cali. Não à toa, ele despertou o interesse de clubes europeus e chegou a ser convocado para a seleção principal da Colômbia.
- É a grande figura do futebol profissional colombiano. É goleador, técnico e de grande definição – descreveu Oscar Ostos, jornalista local.
Comentários
Postar um comentário