Técnico e opção para meio: jornalistas paraguaios traçam perfil de Salgueiro


Raciocínio rápido, pé direito afiado, personalidade... Repórteres que acompanharam uruguaio no Olimpia apostam em sucesso também no Bota, mas não como atacante

Juan Salgueiro, Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)Ainda sem expectativa por sua estreia, Salgueiro vem treinando no Bota (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Centroavante? Segundo atacante? Armador? Juan Salgueiro preferiu não escolher posição na chegada ao Botafogo. Deixou nas mãos de Ricardo Gomes. Mas se a comissão técnica está contando com a principal contratação do clube para o ataque, setor mais carente da equipe, talvez precise repensar a questão. O GloboEsporte.com consultou jornalistas esportivos do Paraguai para saber como o uruguaio ganhou destaque no Olimpia, onde jogou entre 2012 e 2015. Juan Carlos Lezcano, do "Diário ABC Color", e Federico Villalba, da "Rádio UNASUR FM", deixaram claro: ele rende mais no meio de campo, onde teria que disputar posição inclusive com outros gringos, como o argentino Gervasio "Yaca" Núñez e o boliviano Damián Lizio. O retrospecto pela equipe paraguaia, de fato, não é de artilheiro: foram 27 gols em 125 partidas.
A dupla de repórteres também apresentou as características de Salgueiro, que recebeu vários elogios: técnico, de rápido raciocínio, pé direito afiado, personalidade forte, experiente... Mas também há pontos fracos, como o baixo poder de marcação e a irregularidade. Entre outros assuntos, os jornalistas enalteceram o carinho da torcida do Olimpia pelo uruguaio, embora contestem o termo "ídolo", explicaram que o clube não teve como tentar manter o jogador de 32 anos por causa de uma dívida com ele e apostaram em seu sucesso no futebol brasileiro.

Confira os depoimentos dos jornalistas:

GloboEsporte.com: Quais as características do Salgueiro? Suas qualidades e defeitos?

Lezcano: Salgueiro é um jogador capaz de fazer a diferença em uma partida em questão de minutos, sempre quando está inspirado e concentrado. O bom controle de bola, a rapidez de pensamento, a projeção e seu temperamento são suas características. Seu defeito pode ser a irregularidade que vem o perseguindo nos últimos anos.

Villalba: jogador muito técnico, bate bem com a perna direita. Mas não corre muito por jogo e se envolve pouco na marcação.

Ele é melhor jogando no meio de campo, pelos lados do campo ou perto do gol?
Dependendo do esquema do técnico, pode funcionar muito bem como terceiro ou quarto homem de meio de campo"
Juan Carlos Lezcano, do "Diário ABC Color"
Jogou melhor como meia de ligação. Essa é a posição em que se sente mais cômodo, sem responsabilidade de marcar"
Federico Villalba, da "Rádio UNASUR FM"
Lezcano: dependendo do esquema do técnico, pode funcionar muito bem como terceiro ou quarto homem de meio de campo.

Villalba: jogou melhor como meia de ligação. Essa é a posição em que se sente mais cômodo, sem responsabilidade de marcar.
O Olimpia tentou evitar sua saída?
 
Lezcano: o clube não tentou talvez por causa da dívida que teria com ele. E porque esta transferência representa para o jogador uma oportunidade importante, ainda mais se levar em conta que já passou dos 30 anos e que está na parte final de sua carreira. Como foi tudo muito rápido, não houve grande despedida, mas nas redes sociais torcedores lamentaram sua saída.

Villalba: se chegou a um acordo, ele mesmo explicou em sua despedida. Foi negociado com base em uma dívida que o Olimpia tinha com ele.

Salgueiro foi considerado ídolo no Olimpia? O que ele representa para a torcida?
 
Lezcano: para a torcida do Olimpia, Salgueiro pode representar um dos jogadores mais importantes que o clube teve nos últimos cinco anos. Esteve na equipe que chegou à final da Libertadores de 2013, sendo importante em muitos dos jogos da campanha, e também fez parte do elenco que conseguiu ano passado um título nacional depois de quatro anos, muito tempo para uma equipe tão acostumada a ganhar como é o Olimpia. Mas o torcedor é inconformado por natureza, e seus altos e baixos fizeram com que fosse alvo de críticas em várias ocasiões.

Villalba: há alguns dias perguntei sobre isso no Twitter, e as opiniões foram distintas. Para alguns, saiu como ídolo, mas para outros foi um grande jogador, não um ídolo.

Pelo que conhecem do Salgueiro, acham que ele terá sucesso no futebol brasileiro?
 
Lezcano: creio que sim, jogará bem pelo estilo técnico que ele tem.

Villalba: se estiver bem fisicamente, sim. É um grande jogador, já não corre como antes, mas jogando solto e com atacantes rápidos e goleadores pode ter uma boa temporada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo