Na onda da Copa: veja as ações de marketing dos cariocas para o torneio
Botafogo, Fluminense, Flamengo e Vasco lançaram produtos relacionados ao Mundial e tentam, de formas diferentes, atrair atenções da torcida e fazer lucrar
Confira abaixo os projetos de marketing dos clubes cariocas para a Copa do Mundo.
botafogo
Revista Selefogo está à venda (Foto: Divulgação)
Lançou
a revista “Selefogo”, que conta a história dos ídolos do clube nas
Copas do Mundo, com ênfase nos títulos mundiais de 1958, 1962 e 1970. A
publicação está sendo vendida por R$ 7 na sede de General Severiano. O
Alvinegro criou também uma máscara do goleiro Jefferson, que está na
Copa, e uma camisa verde e amarela, em referência à seleção brasileira.
Em uma rede social, o Botafogo publica curiosidades que o relacionam aos
países participantes.
flamengo
Holandeses treinam na Gávea (Foto: Agência AP )
O
clube cedeu a Gávea para que a Holanda fizesse toda a sua preparação
para a Copa do Mundo e teve como vantagem, além da exposição da marca, a
reforma do gramado. Além disso, o Flamengo vende duas camisas com o
escudo do clube em referência à seleção brasileira - sendo uma amarela e
a outra com listras horizontais verdes e amarelas. Há também uma enorme
figura da “brazuca”, bola utilizada na Copa, em frente à sede. Seu
único jogador no Mundial é o zagueiro equatoriano Erazo, que é reserva
na equipe e, até aqui, não mobilizou projetos. A Alemanha lançou uma
camisa vermelha e preta, em referência ao time de maior torcida do país,
mas o Flamengo ainda não investiu nesta relação. Ambos trabalham com a
Adidas, a mesma fornecedora de material esportivo.
fluminense
Fluminense lança livro temático sobre a Copa (Foto: Divulgação / Site Oficial do Fluminense)
O
Tricolor lançou o livro “Nós somos a história”, com versão também em
inglês, contando a história do clube durante os 100 anos da seleção
brasileira. A sala de troféus das Laranjeiras recebe uma exposição com
esse tema, e o clube calcula que houve um aumento de 40% no número de
visitantes que participam do tour durante o período da Copa do Mundo. A
princípio, não há nada oficial programado para explorar a imagem de
Fred, único do time em ação na Copa. A nova diretoria de marketing será
empossada nesta segunda-feira, portanto novas ideias podem ser postas em
prática com o andamento do torneio.
vasco
Camisa do Vasco em homenagem a Portugal faz muito sucesso nas lojas (Foto: Reprodução)
No
site do clube, é possível ver uma série com a participação do Vasco em
Copas do Mundo com a seleção brasileira. Com fotos e detalhes, cada
capítulo é lançado semanalmente. Houve também o lançamento de uma camisa
dupla face do Vasco com a Seleção, criação da Penalty, fornecedora de
material esportivo. Já em parceria com a SPR, empresa de linhas
exclusivas, o Cruz-Maltino colocou à venda uma camisa polo em homenagem a Portugal,
cuja primeira remessa acabou em alguns dias. E irá entregar kits às
seleções que passarem em São Januário - cedido à Fifa como centro de
treinamento - durante o torneio. Um outro projeto está ligado ao sucesso
do Uruguai, do goleiro Martín Silva. Se a Celeste avançar no torneio, o
marketing tem uma carta na manga, guardada a sete chaves, para
enaltecer o sucesso de seu camisa 1.
Comentários
Postar um comentário