Botafogo arranca empate no final e se classifica na Libertadores 2017

Em partida dramática, o Botafogo garantiu a passagem para a segunda fase da Taça Libertadores ao empatar com o Colo-Colo, do Chile, por 1 a 1.  O jogo foi disputado na noite desta quarta-feira, no estádio Monumental, em Santiago, e o Alvinegro carioca mostrou muito empenho para alcançar o resultado.
Agora, o Botafogo aguarda o vencedor do confronto entre Independiente del Valle, do Equador, e Olimpia, do Paraguai, que duelam nesta quinta-feira. Na ida, em casa, os equatorianos venceram por 1 a 0.
O resultado fez justiça ao espírito de luta demonstrado pela equipe de General Severiano que sofreu um gol, logo no início da partida com um lance infeliz de Emerson Silva, que marcou contra. Depois, o Botafogo lutou muito para reverter a desvantagem e conseguiu a igualdade nos minutos finais do segundo tempo com um gol de Rodrigo Pimpão. Como tinha vencido o jogo de ida por 2 a 1, o Glorioso foi beneficiado com o empate.



Surpreendido com a desvantagem, o Botafogo tentou se organizar para tentar buscar o empate, mas como tinha entrado com uma formação defensiva, encontrava dificuldade para chegar na área do time da casa. Aos dez minutos, o Alvinegro chegou pela primeira vez. Após boa jogada de Montillo pela esquerda, a zaga aliviou mal e Airton bateu da entrada da área, mas a bola saiu com relativo perigo.
Aos 15 minutos, o Botafogo criou a primeira real oportunidade de gol. Montillo recebeu na intermediária, se livrou da marcação e mandou a bomba no ângulo direito. O goleiro Justo Villar fez grande defesa, espalmando para escanteio.
O time brasileiro subiu de produção e Justo Villar voltou a brilhar aos 20 minutos, defendendo uma cabeçada perigosa de Marcelo. O goleiro do time chileno voltou a aparecer, desviando para escanteio, após cruzamento na área e falha de Valdés.
A partida caiu de nível técnico com muita disputa no meio campo e muitas faltas cometidas pelas duas equipes. Aos 35 minutos, Rodrigo Pimpão conseguiu a conclusão, mas o chute saiu fraco e sem dar trabalho para Justo Villar. Apesar do empenho dos dois times, nenhum lance importante foi criado pelas duas equipes até o final do primeiro tempo.
(Foto: AFP/Vanderlei Almeida)
(Foto: AFP/Vanderlei Almeida)
O Botafogo voltou sem modificações para o segundo tempo, mas mostrou mais agressividade logo nos primeiros minutos. Aos quatro, Jonas cruzou da direita. Rodrigo Lindoso dominou na área e chutou fraco e para fora, desperdiçando uma ótima chance para empatar.
Aos 15 minutos, o goleiro Gatito Fernández evitou o segundo gol ao realizar grande defesa em chute da entrada da área de Ramon Fernández.
Só aos 18 minutos é que o técnico Jair Ventura decidiu alterar o time alvinegro. Ele trocou o volante Airton pelo atacante Guilherme numa tentativa de dar mais força ofensiva à equipe, que controlava as ações, mas não conseguia concluir as jogadas. João Paulo recuou para armar as jogadas e Guilherme se juntou a Rodrigo Pimpão na frente.
A pressão botafoguense aumentou e Victor Luiz, aos 29 minutos, teve a chance de concluir um rebote da defesa, mas o chute do lateral saiu longe do gol de Justo Villar.
O atacante Roger entrou aos 30 minutos na vaga de Rodrigo Lindoso e, aos 35 minutos, o Botafogo empatou. Roger investiu pela esquerda e cruzou. Guilherme chutou, Justo Villar deu rebote e Rodrigo Pimpão bateu para deixar tudo igual. Logo depois do empate, o técnico Jair Ventura provocou a torcida que reagiu com objetos sobre o banco de reservas da equipe carioca. A partida ficou interrompida durante alguns minutos.
O Colo Colo partiu para buscar o segundo gol, que levaria a decisão da vaga para a cobrança de pênaltis. O Botafogo recuou e até o atacante Roger passou a atuar na marcação para defender o resultado. Os chilenos tentaram de todas as formas chegar ao segundo gol, mas o Botafogo se defendeu com garra e garantiu a vaga.
FICHA TÉCNICA
COLO-COLO 1 X 1 BOTAFOGO
Local: Estádio Monumental, em Santiago (Chile)
Data: 8 de fevereiro de 2017 (Quarta-feira)
Horário: 21h45(de Brasília)
Árbitro: Patricio Lostau (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Bralovsky (Argentina) e Ivan Nuñez (Argentina)
Cartões amarelos: Meza, Pavez(Colo); Airton, Jonas, Rodrigo Pimpão(Bota)
Gols:
COLO-COLO: Emerson Silva(contra), aos três minutos do primeiro tempo
BOTAFOGO: Rodrigo Pimpão, aos 35 minutos do segundo tempo
COLO-COLO: Justo Villar, Fernando Meza, Julio Barroso, Baeza e Jaime Valdés(Pedro Morales);  Pavez, Luis Figueroa(Fierro), Ramón Fernández e Brayan Véjar(Christofer González); Octavio Rivero e Esteban Paredes
Técnico: Pablo Guede
BOTAFOGO: Gatito Fernández, Jonas, Emerson Silva, Marcelo e Víctor Luís; Aírton(Guilherme), Bruno Silva, Rodrigo Lindoso(Roger), João Paulo(Dudu Cearense); Montillo e Rodrigo Pimpão
Técnico: Jair Ventura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real