Flamengo sofre, mas termina ano sem surpresas negativas


Em uma temporada que poderia ser grandiosa, o Flamengo passou por dificuldades, mas acabou 2014 sem sustos. Classificado para a Libertadores, os rubro-negros começaram o ano mirando o título do Mundial de Clubes, só que terminaram comemorando a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Após isso tudo, o pensamento é de reconstrução para fortalecer novamente o clube.
Se o título da temporada veio no Campeonato Carioca, com polêmica. A decepção aconteceu na Libertadores com a eliminação precoce, ainda na fase de Grupos, ao perder no Maracanã para o León-MEX.
No comando da equipe, Jayme de Almeida, antes unanimidade, acabou demitido no início do Campeonato Brasileiro. Ney Franco surgiu como salvador, mas não conseguiu mudar o panorama, que parecia sombrio na Série A. Somente com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, com um discurso realista, o Flamengo reagiu para terminar a temporada longe do risco do rebaixamento e semifinalista da Copa do Brasil.
Fora de campo, os rubro-negros também sofreram. A diretoria tinha dificuldade com o diretor Paulo Pelaipe, que acabou demitido para a chegada de Felipe Ximenes. Este entrou em atrito com o elenco, e teve sua saída confirmada neste fim de ano. Para 2015, a função será de Rodrigo Caetano.
Nos números, o Flamengo não impressionou. Foram 34 vitórias em 68 jogos, exatamente metade das partidas disputadas. Os maus resultados no Campeonato Brasileiro influenciaram muito nos dados. O destaque fica por conta de Alecsandro, artilheiro da equipe em 2014, com 21 gols, mesmo não participando da parte final da temporada por conta de lesão na face.
Para 2015, Luxemburgo já trabalha na formulação do elenco e revelou que vai ver diversos fatores para decidir os jogadores que permanecem ou deixam o Flamengo.
“Precisamos analisar, fazer uma observação de tudo e escrever nossa posição para a diretoria sobre estes temas. São muitas coisas que precisam ser ditas neste caso. Vamos fazer uma análise bem coerente, de produtividade, participação, formatação da equipe, perfil psicológico do grupo, tudo isso será analisado e entregue para a diretoria”, declarou.
CAMPEONATO CARIOCA
O Flamengo iniciou o Campeonato Carioca focado na Libertadores, mas mesmo assim não teve problemas durante a competição com os times considerados pequenos. Durante a primeira fase, os rubro-negros só foram derrotados pelo Fluminense e chegaram a semifinal com a melhor campanha. Com isso, a equipe da Gávea garantiu a vantagem por dois resultados iguais até a final.
Na semifinal, o duelo foi contra a Cabofriense, surpresa do campeonato e que ficou a frente do Botafogo. Mesmo com muito problemas, o Flamengo venceu os dois jogos e se garantiu em mais uma decisão de Estadual.
O rival da final foi o Vasco, que vinha com a vontade de acabar com um jejum na competição. Na partida de ida, empate por 1 a 1, com o gol rubro-negro sendo marcado pelo atacante Paulinho.
No duelo da volta, em uma partida polêmica, o Flamengo foi campeão com um gol no fim, de forma irregular. Após sofrer o revés, já no segundo tempo, os rubro-negros chegaram ao empate com Márcio Araújo, que pegou rebote e colocou para a rede. No entanto, o jogador estava em posição de impedimento, não assinalado pelo árbitro.
O lance gerou revolta entre os cruzmaltinos. O goleiro Felipe, ao saber do gol irregular, ironizou o adversário. “Estava impedindo, né? Roubado é mais gostoso”, afirmou.
A declaração não foi bem vista e o goleiro acabou se desculpando pela declaração. Além disso, o jogador foi denunciado pelo STJD, mas acabou não sendo punido.
COPA DO BRASIL
Tendo participado da Libertadores, o Flamengo só entrou na Copa do Brasil a partir das oitavas de final. O adversário nesta fase foi o Coritiba. No confronto de ida, na capital paranaense, derrota por 3 a 0 e o discurso de eliminação na saída da partida. Na época, os rubro-negros brigavam para sair da zona de rebaixamento e o foco era somente no Campeonato Brasileiro. No entanto, no Maracanã, empurrado pela torcida, os cariocas conseguiram fazer o mesmo resultado e levaram a decisão para os pênaltis. Neste momento, apareceu o goleiro Paulo Victor, com defesas importantes, que garantiram a classificação da equipe.
Nas quartas de final, o duelo foi contra o América-RN, que surpreendeu na competição ao eliminar Fluminense e Atlético-PR. Só que o Flamengo não tomou conhecimento do rival e venceu as duas partidas por 1 a 0, ambas com gol de Gabriel.
Na semifinal, o Flamengo tinha pela frente o Atlético-MG, mas fez o dever de casa ao vencer os mineiros por 2 a 0 no Maracanã. No entanto, no confronto de volta, mesmo tendo aberto o placar no Mineirão, os rubro-negros não souberam segurar a vantagem e viram o Galo golear por 4 a 1 e decretarem a eliminação flamenguista da competição, impedindo a busca pelo bi.
LIBERTADORES
Campeão da Copa do Brasil no ano anterior, o Flamengo mais uma vez estava na Libertadores. No entanto, o que ninguém esperava na Gávea era a campanha irregular na competição, com outro vexame em casa, contra uma equipe mexicana.
A trajetória rubro-negra começou no México, contra o León. A equipe teve boa atuação, mas ficou com um homem a menos durante praticamente os 90 minutos por conta da expulsão do volante Amaral. Com isso, os cariocas foram superados pelos donos da casa. O resultado não abalou os flamenguistas, que teriam dois jogos em sequência no Maracanã. No primeiro, vitória tranquila sobre o Emelec. No entanto, contra o Bolívar, empate por 2 a 2.
Para piorar a situação, derrota para os bolivianos na altitude de La Paz e o risco de ser eliminado antes mesmo da rodada final da Fase de Grupos. Só que o Flamengo não se deixou abater e conquistou vitória heroica no Equador, contra o Emelec. Assim, os rubro-negros foram para última rodada dependendo somente de si para garantir a classificação.
O que ninguém esperava era a fraca atuação na partida contra o León. Os mexicanos não se importaram com a presença da torcida no Maracanã e venceram por 3 a 2, decretando a eliminação precoce do Flamengo na Libertadores.
BRASILEIRÃO
Mesmo tendo conquistado o Campeonato Carioca, o Flamengo entrou no Campeonato Brasileiro pressionado pela eliminação precoce na Libertadores. Para piorar, os rubro-negros não começaram bem a competição, com uma série de insucessos que resultaram na demissão do técnico Jayme de Almeida.
O escolhido para comandar o Flamengo na vaga de Jayme de Almeida foi Ney Franco, que já teve passagem vitoriosa pelo clube. Só que após a chegada do novo treinador, os maus resultados seguiram na Gávea. A paralisação do Campeonato Brasileiro serviu como uma esperança para que os rubro-negros pudessem se recuperar. No entanto, na volta da Série A, os resultados ruins continuaram e a diretoria tomou a decisão de demitir Ney Franco.
Nesta altura do Campeonato Brasileiro, o Flamengo figurava na zona de rebaixamento. Assim, com a intenção de impedir o primeiro descenso rubro-negro na história da competição, a diretoria anunciou a contratação de Vanderlei Luxemburgo, que chegou com a discurso de fugir da degola.
“A competição do Flamengo é lá embaixo. Temos que sair da zona de rebaixamento e depois da zona da confusão para termos um fim de temporada tranquilo. O torcedor tem que entender isso. Nossa briga será essa até o fim do ano”, disse.
Após a chegada de Luxemburgo, o Flamengo emplacou uma série de vitórias, que fizeram a equipe sair do grupo dos quatro últimos. Mesmo assim, o discurso do treinador nunca mudou. Nesta fase, a torcida viu o atacante Eduardo da Silva se tornar um talismã, ao marcar alguns gols decisivos na parte final das partidas.
O alívio veio somente com a vitória sobre o Coritiba, por 3 a 2, no Maracanã. O resultado livrou o Flamengo do perigo da degola, com algumas rodadas de antecedência. Assim, os rubro-negros puderam respirar tranquilos neste fim de temporada.
PERSPECTIVAS PARA 2015
Com a fuga do rebaixamento, o técnico Vanderlei Luxemburgo teve tempo para avaliar alguns jogadores visando a próxima temporada. De contrato renovado, o treinador terá a incumbência de reestruturar o elenco para 2015. A chegada do diretor-executivo Rodrigo Caetano traz mais credibilidade ao trabalho, principalmente na busca por reforços.
Alguns jogadores já foram comunicados que não vão permanecer no clube em 2015. O zagueiro Chicão já confirmou sua saída. O lateral esquerdo João Paulo e o goleiro Felipe dificilmente seguem na Gávea. O lateral direito Léo Moura ainda negocia a extensão de contrato, mas a prioridade é tornar o elenco mais jovem.
A diretoria adiantou que o clube segue com a política de pagamento das dívidas e o orçamento para o futebol é prejudicado. Com isso, a aposta deverá ser em jogadores que tiveram bom desempenho em clubes de menor expressão. O lateral esquerdo Thalysson, do ASA, foi contratado. O meia Arthur Maia, do América-RN, está bem próximo do acerto.
No entanto, outros nomes podem aparecer. O argentino Lucas Pratto, do Vélez-ARG, estava na mira da diretoria, mas já acertou com o Atlético-MG e, portanto, não está mais nos planos do Flamengo para 2015. O lateral direito Pará, do Grêmio, revelou que foi procurado. Assim, o Flamengo tenta montar um elenco a altura de sua história para, novamente, brigar por títulos expressivos na temporada.

Divulgação
Luxemburgo assumiu o comando do Fla após 'fracasso' de Ney Franco
BALANÇO:
Jogos: 68
Vitórias: 34
Empates: 14
Derrotas: 20
Gols Pro: 107
Gols Contra: 82
Saldo de gols: + 25
Artilharia:
Alecsandro – 21
Everton – 11
Eduardo da Silva – 9
Gabriel – 9
Nixon – 9
Hernane – 6
Paulinho – 6
Lucas Mugni – 5
Elano – 3
Marcio Araújo – 3
Caceres – 2
Canteros – 2
Elton – 2
Léo – 2
Negueba – 2
Samir – 2
Welinton – 2
André Santos – 1
Anderson Pico – 1
Chicão – 1
João Paulo – 1
Leonardo Moura – 1
Luiz Antônio – 1
Marcelo – 1
Wallace – 1
Gols Contra – 3
CAMPEONATO CARIOCA
19/01 - Flamengo 1 x 0 Audax - Maracanã - Gols: Welinton
22/01 - Volta Redonda - Raulino de Oliveira 0 x 1 Flamengo - Gols: Welinton
25/01 - Flamengo 2 x 2 Duque de Caxias - Maracanã - Gols: Alecsandro e Gabriel
29/01 - Friburguense 0 x 2 Flamengo - Eduardo Guinle - Gols: Samir e Elano
02/02 - Flamengo 5 x 2 Macaé - Raulino de Oliveira - Gols: Hernane - 4 e Negueba
05/02 - Moça Bonita - Boavista 2 x 5 Flamengo (Alecsandro - 3, Gabriel e Léo)
08/02 - Flamengo 0 x 3 Fluminense – Maracanã
16/02 - Vasco 1 x 2 Flamengo - Maracanã - Gols: Elano e Gabriel
19/02 - Flamengo 2 x 0 Madureira - Maracanã - Gols: Negueba e Leozão – contra
22/02 - Resende 0 x 3 Flamengo - Raulino de Oliveira - Gols: Alecsandro - 2 e Everton
01/03 - Flamengo 2 x 1 Nova Iguaçu - Maracanã - Gols: Hernane e Jorge Felipe – contra
05/03 - Bonsucesso 0 x 2 Flamengo - Raulino de Oliveira - Gols: Alecsandro e Nixon
09/03 - Botafogo 0 x 2 Flamengo - Maracanã - Gols: Gabriel e Léo
16/03 - Flamengo 2 x 2 Bangu - Raulino de Oliveira - Gols: Nixon – 2
23/03 - Flamengo 5 x 3 Cabofriense - Maracanã - Gols: Alecsandro - 2, Paulinho, Lucas Mugni e Luiz Antônio
26/03 - Cabofriense 0 x 3 Flamengo - Maracanã - Gols: Everton, Paulinho e Alcsandro
29/03 - Flamengo 3 x 1 Cabofriense - Maracanã - Gols: Lucas Mugni - 2 e João Paulo
06/04 - Vasco 1 x 1 Flamengo - Maracanã - Gols: Paulinho
13/04 - Flamengo 1 x 1 Vasco - Maracanã - Gols: Márcio Araújo
LIBERTADORES
12/02 - León-MEX 2 x 1 Flamengo - León - Gols: Cáceres
26/02 - Flamengo 3 x 1 Emelec-EQU - Maracanã - Gols: Elano, Hernane e Everton
12/03 - Flamengo 2 x 2 Bolívar-BOL - Maracanã - Gols: Everton – 2
19/03 - Bolívar-BOL 1 x 0 Flamengo - Hernando Siles
02/04 - Emelec-EQU 1 x 2 Flamengo - George Capwell - Gols: Alecsandro e Paulinho
09/04 - Flamengo 2 x 3 León-MEX - Maracanã - Gols: André Santos e Alecsandro
CAMPEONATO BRASILEIRO
20/04 - Flamengo 0 x 0 Goiás - Mané Garrincha
27/04 - Corinthians 2 x 0 Flamengo – Pacaembu
04/05 - Flamengo 4 x 2 Palmeiras - Maracanã - Gols: Alecsandro - 2, Paulinho e Márcio Araújo
11/05 - Fluminense 2 x 0 Flamengo – Maracanã
18/05 - Flamengo 0 x 2 São Paulo – Maracanã
21/05 - Flamengo 1 x 1 Bahia - Claudio Moacyr - Gols: Paulinho
25/05 - Santos 0 x 0 Flamengo – Morumbi
29/05 - Flamengo 1 x 1 Figueirense - Morumbi - Gols: Alecsandro
01/06 - Cruzeiro 3 x 0 Flamengo - João Havelange
16/07 - Flamengo 1 x 2 Atlético-PR - Claudio Moacyr - Gols: Samir
20/07 - Internacional 4 x 0 Flamengo - Beira-Rio
27/07 - Flamengo 1 x 0 Botafogo - Maracanã - Gols: Alecsandro
03/08 - Chapecoense 1 x 0 Flamengo - Arena Condá
10/08 - Flamengo 1 x 0 Sport - Maracanã - Gols: Eduardo da Silva
17/08 - Coritiba 0 x 1 Flamengo - Couto Pereira - Gols: Everton
20/08 - Flamengo 2 x 1 Atlético-MG - Maracanã - Gols: Léo Moura e Eduardo da Silva
24/08 - Criciúma 0 x 2 Flamengo - Heriberto Hulse - Gols: Lucas Mugni e Eduardo da Silva
31/08 - Vitória 1 x 2 Flamengo - Barradão - Gols: Marcelo e Alecsandro
06/09 - Flamengo 0 x 1 Grêmio – Maracanã
10/09 - Goiás 1 x 0 Flamengo - Arena Pantanal
14/09 - Flamengo 1 x 0 Corinthians - Maracanã - Gols: Wallace
17/09 - Palmeiras 2 x 2 Flamengo - Pacaembu - Gols: Canteros e Alecsandro
21/09 - Flamengo 1 x 1 Fluminense - Maracanã - Gols: Eduardo da Silva
24/09 - São Paulo 2 x 2 Flamengo - Morumbi - Gols: Everton e Alecsandro
28/09 - Bahia 2 x 1 Flamengo - Fonte Nova - Gols: Eduardo da Silva
04/10 - Flamengo 0 x 1 Santos – Maracanã
08/10 - Figueirense 1 x 2 Flamengo - Orlando Scarpelli - Gols: Eduardo da Silva e Nixon
12/10 - Flamengo 3 x 0 Cruzeiro - Maracanã - Gols: Canteros, Gabriel e Dedé – contra
19/10 - Atlético-PR 2 x 1 Flamengo - Arena da Baixada - Gols: Eduardo da Silva
22/10 - Flamengo 2 x 0 Internacional - Maracanã - Gols: Gabriel – 2
25/10 - Botafogo 2 x 1 Flamengo - Arena Amazônia - Gols: Eduardo da Silva
02/11 - Flamengo 3 x 0 Chapecoense - Maracanã - Gols: Nixon - 2 e Anderson Pico
09/11 - Sport 2 x 2 Flamengo - Arena Pernambuco - Gols: Márcio Araújo e Nixon
16/11 - Flamengo 3 x 2 Coritiba - Maracanã - Gols: Lucas Mugni, Everton e Nixon
19/11 - Atlético-MG 4 x 0 Flamengo – Independência
23/11 - Flamengo 1 x 1 Criciúma - Castelão - Gols: Elton
29/11 - Flamengo 4 x 0 Vitória - Arena Amazônia - Gols: Elton, Everton, Nixon e Kadu – contra
07/12 - Grêmio x Flamengo - Arena Grêmio
COPA DO BRASIL
27/08 - Coritiba 3 x 0 Flamengo - Couto Pereira
03/09 - Flamengo 3 x 0 Coritiba - Maracanã - Gols: Alecsandro - 2 e Eduardo da Silva
01/10 - América-RN 0 x 1 Flamengo - Arena das Dunas - Gols: Gabriel
15/10 - Flamengo 1 x 0 América-RN - Maracanã - Gols: Gabriel
29/10 - Flamengo 2 x 0 Atlético-MG - Maracanã - Gols: Cáceres e Chicão
05/11 - Atlético-MG 4 x 1 Flamengo - Mineirão - Gols: Everton

Divulgação/Flamengo
Alecsandro foi o artilheiro do Flamengo em 2014, com 21 gols

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real