Vai ser de quanto? Em busca da vaga e de saldo, Uruguai enfrenta o Taiti

Oito gols de diferença. É isso que o Uruguai precisa contra o Taiti neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Pernambuco, em Recife, para garantir sem sustos sua vaga na semifinal da Copa das Confederações. O placar elástico confirma a classificação independentemente do resultado de Nigéria x Espanha, que se enfrentam no mesmo horário em Fortaleza. Mas a Celeste Olímpica pode se classificar com empate, se os africanos forem derrotados - há também a chance de passar de fase mesmo perdendo, mas precisaria que fosse por pouco e que a Fúria goleasse por muito.
Xodó do povo brasileiro, a seleção da Oceania deve contar mais uma vez com o apoio da torcida no estádio. Mas tem um objetivo bem mais simples no confronto: perder de pouco e se despedir de forma digna do torneio. O SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem a partida.
A seleção do técnico Óscar Tabárez tem três pontos, assim como a Nigéria, mas perde no saldo de gols (4 a 0). Uma vitória por oito sobre o Taiti, no entanto, garante a segunda posição do Grupo B qualquer que seja o resultado de Nigéria x Espanha. Algo que seria considerado absurdo em qualquer outro jogo, mas que diante da amadora seleção da Oceania, que tomou 16 gols em dois jogos, torna-se uma meta mais do que provável. Aliás, oito gols sofridos é por enquanto a sua média por partida no torneio.
Forlan uruguai treino (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Forlán é uma das principais esperanças de gol do Uruguai no jogo (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Mistério e cautela no Uruguai
Ao contrário dos dois primeiros jogos, o técnico Óscar Tabárez não revelou a escalação que vai mandar a campo neste domingo. E curiosamente logo contra a equipe mais fraca do Grupo B. Certo é que o zagueiro Diego Lugano, suspenso, está fora da partida. Coates deve ser o substituto. Cavani, pendurado com um cartão amarelo, também pode ser poupado. Para a eventual vaga do camisa 21, o botafoguense Lodeiro aparece como favorito.
Diante da necessidade de golear para garantir a classificação sem depender de outros resultados, o comandante pediu tranquilidade a seus jogadores.
- Temos que pensar primeiro em nosso adversário, na necessidade de ganhar. No futebol tudo é possível. O mais provável é que Espanha e Uruguai ganhem seus jogos, mas não podemos saber. Se a Espanha ganhar, aliás, nós nem teríamos de vencer o Taiti. Inicialmente, temos que atacar e estar tranquilos dentro de campo. Acreditamos é que venceremos. Mas ainda não é um fato - frisou Tabárez.
Entre os jogadores, o discurso também é de respeito total ao adversário que levou seis gols da Nigéria e dez da Espanha. Caso vença por mais de dez gols de diferença, inclusive, o Uruguai vai superar a Fúria e passar a deter a maior goleada da história das competições organizadas pela Fifa.
- Somos conscientes de que vamos enfrentar o rival mais fácil da competição. Mas não podemos desmerecê-lo. Estão aqui porque são os campeões da Oceania. Então temos de jogar nosso melhor futebol para ganhar e assegurar a vaga. Sabemos também que precisamos de gols. Mas dependemos apenas de nós para isso - frisou o atacante Luis Suárez.
Taiti quer 'perder de pouco'
treino Taiti em Recife (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Varihua é o único profissional da equipe do Taiti
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O Taiti não tem os títulos mundiais, os craques e a experiência do Uruguai, mas vai entrar em campo na Arena Pernambuco com pelo menos uma vantagem: o apoio dos torcedores na sua despedida na Copa das Confederações. A torcida já demonstrou que no torneio, no Recife, a ordem é "comprar briga" a favor do mais fraco. Foi assim em benefício da própria Celeste diante da Espanha na primeira rodada e do Japão contra a Itália no jogo da última quarta-feira.
Se o Taiti terá a força das das arquibancas neste domingo, não se pode dizer o mesmo dentro de campo. Com uma equipe formada por apenas um jogador profissional, o técnico Eddy Etaeta já avisou que dará chance aos jogadores que não atuaram nas primeiras partidas.
- Todos que vieram precisam jogar e passar por essa experiência em um torneio importante como esse. Nenhuma seleção joga com três formações diferentes em um torneio. Vamos fazer isso. Temos muitos jogadores cansados também - resumiu Etaeta.
jogador torcida Taiti  (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Em Pernambuco, taitianos ganharam até torcida organizada (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
O terceiro goleiro da seleção, Gilbert Meriel, por exemplo, será titular contra o Uruguai. Depois de tomar seis gols da Nigéria e dez da Espanha, Etaeta quer apenas perder de pouco na despedida do torneio.
- Espero perder pelo menor número possível de gols. Depois dos gols que levamos da Espanha, foi muito difícil. Vamos tentar fazer o melhor, produzir e atacar, mas hoje pensamos em nos defender melhor. Quando o jogo começar, vamos ver o que acontece. Gostaria de ver meu time fazer um gol - disse o treinador.
URUGUAI X TAITI
Muslera; Maximiliano Pereira, Coates, Godín e Cáceres; Diego Pérez, Arévalo Ríos e Cristian Rodríguez; Forlán Suárez e Cavani (Lodeiro).Gilbert Meriel; Alvin Tehau, Vahirua, Ludivion e Caroine;  Bourebare, Vallar, Chong e Aitamai; Jonathan Tehau e Simon
Técnico: Óscar TabárezTécnico: Eddy Etaeta
Local: Arena Pernambuco. Data: 23/06/2013. Horário: 16h.
Arbitragem: Pedro Proença, que será auxiliado por Bertino Miranda e José Trigo (trio de Portugal)
Transmissão: SporTV e GLOBOESPORTE.COM.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real