Treino funcional #5: exercícios para pernas, glúteos, abdômen e lombar
Preparador físico passa a quinta dica da série do EU ATLETA: trabalho
com os elásticos amarrados na haste e outro fazendo a prancha ventral
7 comentários
Na sequência da série que é voltada para os exercícios funcionais, o EU ATLETApassa a quinta dica de treino para a musculatura profunda. Nesta semana, o preparador físico Cláudio Baiano e equipe mostram exercícios para as pernas e o bumbum utilizando um elástico amarrado na haste de madeira. Em seguida, fazem o treino conhecido como prancha ventral, que ajuda a desenvolver a força no tronco, ombros, braços, abdômen e glúteos. Esses exercícios desenvolvem a estabilidade, além da consciência corporal e a força estática dos músculos estabilizadores da lombar. (Confira as dicas no vídeo ao lado)
- Nós vamos fazer um trabalho de glúteo numa perna e para o quadríceps na outra. Primeiro, oexercício de glúteo é na perna direita apoiando o tronco de madeira para frente. Você vai sair e a perna em que fez o glúteo vai pisar no chão e sustentar logo em seguida. Se tiver uma pessoa em casa que possa te ajudar, deixa-a encostar no seu corpo para testar o equilíbrio. Depois, troque de perna para fazer o exercício de forma ainda mais completa. Em seguida, eles mostram como se faz a prancha, deitando na posição de flexão e colocando os braços ao lado do corpo. Como forma de dificultar, estique um dos braços e fique alternando. Tente levantar e trocar as pernas também. Pode até parecer que não cansa, mas cansa muito - explicou Baiano.
saiba mais
O treino funcional trabalha a musculatura profunda das pessoas com atividades que utilizam equipamentos como elásticos, bolas, cordas, cones, bambolês, cintos de tração e hastes, que podem ser comprados até em lojas de material de construção. Esse trabalho é o reflexo do que se faz no dia a dia, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O atleta ganha força, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, resistência, coordenação e condicionamento físico.
O exercício funcional virou uma alternativa para aqueles que estão cansados dos treinamentos convencionais de musculação. Entrando nessa onda que vem ganhando força e cada vez mais adeptos nas praias e academias espalhadas pelo Brasil, o EU ATLETA iniciou uma série com dicas para você queimar as calorias indesejáveis e entrar em forma com exercícios completos.
* Toda atividade física deve ser realizada após avaliação médica e com a devida orientação de profissional formado em Educação Física.
Comentários
Postar um comentário