Retrospectiva: Bota inicia 2015 como surpresa e cumpre missão com título


Desacreditado devido aos inúmeros problemas de 2014, Alvinegro surpreendeu ao vencer a Taça Guanabara e garantir o acesso e o título da Série B antecipadamente

Após um ano de 2014 complicado, as esperanças dos botafoguenses em um bom 2015 não eram muito grandes. Na Série B, buscava-se um recomeço, seja de time ou de inúmeras dívidas e problemas financeiros do clube. Mas o Alvinegro surpreendeu logo de cara, conquistando a Taça Guanabara e chegando à final do Campeonato Carioca. Na segunda divisão, não sofreu. Garantiu o acesso e o título da competição antecipadamente. Veja os momentos que marcaram o 2015 do Glorioso:
RECOMEÇO
Antonio Lopes, WIllian Arão, Giaretta, Mantuano, Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)Antônio Lopes e Mantuano apresentando Willian Arão e Diego Giaretta (Foto: Vitor Silva / SSPress)
O futebol do Botafogo começou praticamente do zero para a temporada. As dispensas foram enormes, e as chegadas, da mesma forma. Quando René Simões e Antônio Lopes foram contratados, em dezembro, apenas oito jogadores estavam à disposição. Elvis, Tássio, Willian Arão, Luis Ricardo, Roger Carvalho, Renan Fonseca, Diego Giaretta, Alisson, Carleto, Rodrigo Pimpão, Diego Jardel, Tomas Bastos e Bill chegaram numa tacada só. 
TAÇA GUANABARA
Botafogo iniciou a disputa do Carioca visto como a quarta força do futebol do Rio. Mas surpreendeu. Foi o protagonista da disputa, conquistando a Taça Guanabara. Na grande final, porém, perdeu os dois jogos para o Vasco.
JOBSON SUSPENSO
Três dias antes da final do Carioca contra o Vasco, a Fifa validou a suspensão imposta pela federação saudita a Jobson e afastou o atacante por quatro anos do futebol. Com isso, o atleta não atuou e sequer pode mais treinar no Botafogo.
DEMISSÃO RENÉ SIMÕES

Embora líder da Série B, René Simões acabou eliminado da Copa do Brasil pelo Figueirense e foi demitido do Botafogo. O treinador foi o principal alvo de ira da torcida na derrota e não resistiu ao mau desempenho.
CHEGADA RICARDO GOMES

Afastado do futebol havia quatro anos em virtude de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em 2011, Ricardo Gomes foi anunciado como o novo técnico do Botafogo. Sua maior limitação física para trabalhar nada tinha a ver com o AVC: tratava-se do seu joelho, um problema que o acompanha desde a época de jogador.
DEBANDADA
Montagem Pimpão, Bill e Jobson botafogo (Foto: Globoesporte.com)Pimpão, Bill e Jobson foram alguns dos jogadores que deixaram o Bota no meio da temporada (Foto: Globoesporte.com)
Do time que brilhou no Campeonato Carioca, aos poucos foi-se desmanchando. Além de Jobson, suspenso pela Fifa, Bill deixou o Botafogo rumo à Coreia do Sul, Gilberto foi para a Fiorentina, Pimpão foi atuar no mundo árabe e Marcelo Mattos rescindiu seu contrato. Saíram ainda Henrique, emprestado ao Coritiba, e Airton, com o fim do contrato.
OSCILAÇÕES
Ricardo Gomes lamenta perda de jogadores no meio-campo e o empate no fim (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)Ricardo Gomes foi alvo de insatisfação por parte da torcida em vários jogos (Foto: Marcelo Baltar / GloboEsporte.com)
As mudanças no time vieram acompanhadas também de mudança do treinador. Com isso, a equipe oscilou entre vitórias e derrotas na Série B, causando impaciência do torcedor, até reencontrar sua forma de jogo. Foi neste momento que o Botafogo deixou a liderança da competição, mas nunca o G-4.
BASE FORTE
Com a saída de vários jogadores, o Botafogo passou a apostar mais no jovens. E vários se sobressaíram, sendo esperança também para 2016. Luis Henrique, Fernandes, Diego, Sassá foram destaques na campanha.
ACESSO
Brincou-se: o Botafogo deixou a Série B da forma mais Série B possível. Foi em Lucas do Rio Verde, no interior do Mato Grosso, que o Alvinegro garantiu seu retorno à primeira divisão. Em um gramado ruim e em um estádio cheio de mosquitos e outros bichos, o time de Ricardo Gomes derrotou o Luverdense por 1 a 0, gol de Ronaldo.
TÍTULO DA SÉRIE B
Com uma rodada de antecedência, o Botafogo conquistou também o título da Série B. Em Brasília, no Mané Garrincha, derrotou o ABC por 2 a 1, gols de Roger Carvalho e Willian Arão e pode festejar aliviado o cumprimento de todos os objetivos do ano.
MUITAS SAÍDAS
Neilton Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)Neilton é um dos jogadores campeões da Série B que permanecerá em 2016 (Foto: Vitor Silva / SSPress)
Assim como ocorreu para esta temporada, o Botafogo também vê o começo da próxima com a manutenção de poucos atletas do atual elenco. Até o momento, 17 jogadores deixaram o clube e, além dos atletas que subiram da base e permanecerão, apenas Rodrigo Lindoso, Neilton e Renan Fonseca renovaram contrato. Outros reforços, porém, já estão acertados. O Glorioso anunciou o zagueiro argentino Joel Carli e está acertado com o volante equatoriano Pedro Larrea, o meia boliviano Damián Lizio e o zagueiro Emerson.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo