Empresário, taxista, concursado... Saiba onde estão os heróis de 1995


Alguns tornaram-se donos de empresas dos mais variados ramos. Outros, seguem trabalhando com futebol, como treinador ou escolinha. Veja o paradeiro dos campeões

Header Botafogo 20 anos Brasileirão 0 (Foto: GloboEsporte.com)

Uns mais, outros menos. Uns, importantíssimos. Titularíssimos. Outros, por apenas alguns minutos. No Botafogo campeão brasileiro de 1995 foram 25 os jogadores a pisar em campo e fazer parte efetivamente daquela conquista. Desde a estreia, 2 a 2 com o Vitória, até a finalíssima, outro empate, 1 a 1 com o Santos, cada um fez sua parte para ajudar o time até então improvável a se tornar o dono daquela taça.
Abaixo você fica sabendo por onde anda cada um destes campeões de 1995 e um pouco da participação deles na histórica conquista.
Header Botafogo 20 anos Brasileirão 2 (Foto: GloboEsporte.com)

Wagner Botafogo 95 goleiro (Foto: Claudio Amaral / GloboEsporte.com)Wagner é dono de um bar/restaurante em Niterói, onde mora (Foto: Luiz Cláudio Amaral / GloboEsporte.com)
WAGNER
Em 1995: 
um dos principais responsáveis pelo título brasileiro. Fechou o gol, defendeu pênalti, fez defesas incríveis.Salvou o Botafogo em inúmeras oportunidades. Inclusive na grande final, em que impediu que mais bolas santistas balançassem a rede. Ficou de fora de apenas um jogo daquele campeonato - contra o Bahia, no segundo turno. Permaneceu no Botafogo até 2002.
Em 2015: mora em Niterói (RJ), onde é dono de um bar/restaurante no mercado de peixes da cidade. Também faz jogos de masters pelo Botafogo. Tem 46 anos.
CARLÃO
Em 1995:
 era o reserva de Wagner e entrou em campo apenas uma vez, na vitória sobre o Bahia, justamente porque o titular estava suspenso.
Em 2015: mora em Londrina (PR), onde trabalha como preparador de goleiros da equipe sub-19 e, por vezes, também da principal do Londrina Esporte Clube. Tem 51 anos.
Header Botafogo 20 anos Brasileirão 6 (Foto: GloboEsporte.com)

Gonçalves Botafogo 1995 (Foto: Arquivo Pessoal)Gonçalves no La Masia, em Barcelona. Ex-zagueiro estuda para ser diretor executivo e gestor (Foto: Arquivo Pessoal)
GONÇALVES
Em 1995: 
chegou ao Botafogo para aquela competição, após cinco ano atuando no México. Um dos líderes do grupo, foi decisivo na defesa, onde era titular. Errou por algumas vezes, é verdade, mas nada que tirasse sua importância no time. Atuou 25 vezes e marcou dois gols, contra Flamengo e Atlético-MG.
Em 2015: mora no Rio de Janeiro, onde administra uma escolinha de futebol e tem uma empresa de consultoria esportiva. Pretende trabalhar também como gestor e diretor executivo no próximo ano. Tem MBA em gestão e marketing esportivo pela Fundação Getúlio Vargas. Tem 49 anos.
Gottardo Botafogo 1995 (Foto: Arquivo Pessoal)Gottardo está disponível no mercado como treinador de futebol (Foto: Arquivo Pessoal)
GOTTARDO
Em 1995: 
era o capitão e peça decisiva, de confiança, de Paulo Autuori. Deu algumas assistências e marcou apenas um gol, justamente um dos mais importantes da campanha: o primeiro da final, 2 a 1 contra o Santos.
Em 2015: mora no Rio de Janeiro. Atualmente, está disponível no mercado como treinador e realizando cursos. Último clube que treinou foi o São José e foi dirigente do futebol do Botafogo em 2014. Tem 52 anos.
GROTTO
Em 1995: 
era reserva. Disputou sete partidas e marcou um gol, contra o União São João.
Em 2015: mora em Santa Cruz do Sul (RS). É concursado, funcionário dos correios. Tem 42 anos.
MÁRCIO THEODORO
Em 1995:
 também reserva. Disputou apenas três partidas, sendo uma como titular, contra o Internacional.
Em 2015: mora no Rio de Janeiro, onde constrói imóveis para aluguel/venda. Tem 47 anos.
Header Botafogo 20 anos Brasileirão 3 (Foto: GloboEsporte.com)

ANDRÉ SILVA
Em 1995:
 jogador revelado na base do Botafogo, tornou-se lateral-esquerdo pela carência da posição e conquistou-a. Atuou em 19 partidas. No ano seguinte, transferiu-se para o Grêmio, sendo novamente campeão brasileiro.
Em 2015: mora em Campo Grande, no Rio de Janeiro. É dono de uma empresa de transporte executivo que trabalha com tripulações de transatlânticos no centro do Rio. Tem 42 anos.
Wilson Goiano Botafogo 1995 (Foto: Arquivo Pessoal)Além de ter uma escolinha de futebol, W. Goiano estuda para concurso (Foto: Arquivo Pessoal)
WILSON GOIANO
Em 1995: 
tornou-se titular a partir da 3ª rodada. Foi expulso contra o Corinthians, na primeira fase, e marcou um gol, de pênalti, contra o Bahia, na segunda fase. Ainda deu assistências importantes de bola parada, como nos dois gols da final contra o Santos, em escanteio.
Em 2015: mora em Goiânia. É advogado, mas sem exercer a profissão. Estuda para passar em um concurso público de magistratura ou do Ministério Público. É dono ainda de um centro esportivo e de uma escolinha de futebol em Trindade, no interior de Goiás, onde nasceu. Tem 47 anos.
ELIOMAR
Em 1995: 
reserva, atuou em quatro partidas no campeonato. Deixou o Botafogo no fim do ano, e o futebol, dois anos depois, por problemas de saúde.
Em 2015: Hoje, é taxista no Rio de Janeiro. Tem 42 anos.
Wilson Mineiro Botafogo 1995 (Foto: Reprodução/Facebook)Wilson Mineiro mora em Boston, nos EUA, onde é treinador (Foto: Reprodução/Facebook)
GUTO
Em 1995:
 reserva, atuou em nove partidas naquela campanha. Fez a jogada que resultou no quarto gol - o de Túlio - na goleada por 5 a 0 sobre o Atlético-MG.
Em 2015: mora em Barra do Piraí (RJ), sua cidade natal, onde é dono de um supermercado. Tem 42 anos.
WILSON MINEIRO
Em 1995: 
começou a competição como titular, na primeira rodada. Mas depois conviveu só no banco de reservas, entrando em campo mais duas vezes. Era suplente de Wilson Goiano.
Em 2015: mora em Boston, nos Estados Unidos, há 12 anos. Há seis, é treinador em uma escolinha de futebol, a Valeo FC Academy. Tem 41 anos.
Header Botafogo 20 anos Brasileirão 5 (Foto: GloboEsporte.com)
Jamir Botafogo 1995 (Foto: Arquivo Pessoal)Jamir é dono de uma empresa de publicidade no Rio de Janeiro, onde mora (Foto: Arquivo Pessoal)
JAMIR
Em 1995: 
marcou um único gol na competição, porém, logo na estreia, contra o Vitória, dando o pontapé inicial para manter a titularidade absoluta até o fim. O gosto de Paulo Autuori era tanto pelo volante, que o levou para o Benfica no ano seguinte.
Em 2015: mora no Rio de Janeiro. É dono de uma empresa de publicidade e design. Tem 43 anos.
LEANDRO ÁVILA
Em 1995:
 chegou desacreditado ao Botafogo no meio do campeonato, vindo do Vasco. Pela briga com o Cruz-Maltino, só veio a estrear na 5ª rodada, mesmo já treinando no clube. Mas logo conquistou a titularidade, desbancando Moisés. Atuou em 19 partidas, não marcou nenhum gol.
Em 2015: mora no Rio de Janeiro. Atualmente, está disponível no mercado como técnico. Em 2014, foi auxiliar técnico no Atlético-PR e assumiu o time interinamente. Tem 44 anos.
Leandro Ávila Botafogo 1995 (Foto: Arquivo Pessoal)Leandro Ávila trabalha como técnico. Seu último clube foi o Atlético-PR (Foto: Arquivo Pessoal)
CLÁUDIO
Em 1995: 
reserva, atuou em apenas uma partida naquela campanha, a da estreia. Entrou no lugar de Wilson Mineiro no decorrer.
Em 2015: a reportagem não conseguiu localizá-lo. Mora em Nilópolis. Tem 45 anos.
MOISÉS
Em 1995: 
foi titular até a quarta rodada, quando acabou perdendo a posição para Leandro Ávila, contratado no decorrer do Brasileiro. Era um reserva ativo, no entanto, jogando em mais 13 partidas, inclusive entrando no decorrer das duas finais. Marcou um gol contra o Fluminense.
Em 2015: trabalha como subcoordenador administrativo pela prefeitura na Vila Olímpica da Vila Kennedy, na zona oeste do Rio de Janeiro. Tem 42 anos.
Header Botafogo 20 anos Brasileirão 4 (Foto: GloboEsporte.com)

Sergio Manoel Botafogo 1995 (Foto: Arquivo Pessoal)Sérgio Manoel mora em Miami, nos EUA, onde é técnico do Miami United FC (Foto: Arquivo Pessoal)
SÉRGIO MANOEL
Em 1995: 
grande cobrador de bolas paradas, era titular de Autuori. Atuou em 25 partidas, marcando três gols - um contra o Palmeiras, na primeira fase, e os outros dois contra o Sport, na segunda fase. No ano seguinte, transferiu-se para o Japão.
Em 2015: mora em Miami, nos Estados Unidos. É técnico do Miami United FC, time da quarta liga dos EUA. Tem 43 anos.
BETO
Em 1995: 
garoto da base, tornou-se fundamental daquele time. As boas atuações lhe renderam as primeiras convocações para a seleção brasileira. Atuou em 24 partidas, todas como titular.
Em 2015: mora na zona oeste do Rio de Janeiro. É dono de uma distribuidora de produtos em geral, desde carvão a gelo e bebidas. 
Iranildo Botafogo 1995 (Foto: Arquivo Pessoal)Iranildo acompanha os filhos no Rio no momento. Tem projetos para 2016 (Foto: Arquivo Pessoal)
IRANILDO
Em 1995: 
reserva bastante atuante, foi contratado quatro dias antes do começo do Brasileirão. Disputou 17 partidas - incluindo as duas semifinais e a primeira final. As boas atuações do jovem de 18 anos chamaram a atenção de Zagallo, que surpreendeu e convocou-o para a seleção brasileira. Marcou um gol, contra o Corinthians.
Em 2015: depois de viver em Brasília por 13 anos e atuar no Brasiliense até 2013, Iranildo hoje vive no Rio de Janeiro e tem apenas projetos de abrir escolinhas de futebol a partir do ano que vem.
Marcelo Alves Botafogo 1995 (Foto: Arquivo Pessoal)Marcelo Alves é fazendeiro em Minas Gerais (Foto: Arquivo Pessoal)
MARCELO ALVES
Em 1995:
 era reserva. Atuou em 14 partidas no Brasileiro. Marcou um gol contra, logo na estreia diante do Vitória, mas garantiu o seu também sobre o Flamengo, na vitória por 3 a 1 no Castelão.
Em 2015: mora em Caratinga, sua cidade natal no interior de Minas Gerais. É fazendeiro e produtor de café. Tem 42 anos.
JULINHO
Em 1995:
 reserva, entrou em campo apenas três vezes naquela campanha, todos no meio do jogo. Deixou o Botafogo no ano seguinte rumo ao futebol português.
Em 2015: mora no Rio de Janeiro e é profissional autônomo. Realiza investimentos em imóveis. Tem 41 anos.
DAURI
Em 1995:
 foi contratado próximo do começo do campeonato. Era reserva, tendo atuado em apenas seis jogos. Marcou um gol, na derrota por 3 a 1 para o Santos na fase de grupos.
Em 2015: mora em Garopaba, sua cidade natal, em Santa Catarina. É comerciante, dono de loja de calçados e de padaria. Tem 42 anos.
Header Botafogo 20 anos Brasileirão 1 (Foto: GloboEsporte.com)

Donizete Botafogo 1995 (Foto: Luiz Cláudio Amaral / GloboEsporte.com)Donizete Pantera faz jogos de masters pelo Brasil (Foto: Luiz Cláudio Amaral / GloboEsporte.com)
DONIZETE
Em 1995: 
chegou ao Botafogo após quatro anos no futebol mexicano. Formou, ao lado de Túlio Maravilha, um dos ataques mais efetivos da história do Botafogo. Atuou em 24 partidas, marcando seis gols e dando assistências a tantos outros de Túlio. Na final, foi dúvida até momentos finais, devido a uma lesão na coxa. Mas jogou na superação e ajudou o time a ser campeão.
Em 2015: mora no Rio de Janeiro. Faz jogos de masters pelo Brasil e está começando no ramo de agenciamento de jogadores. Tem 47 anos.
Túlio Maravilha Botafogo 1995 (Foto: Reprodução/Facebook)Artilheiro e ídolo de 95, Túlio Maravilha faz palestras motivacionais pelo Brasil (Foto: Reprodução/Facebook)
TÚLIO MARAVILHA
Em 1995: 
a grande estrela e figura daquele time. Foi o artilheiro da competição, com 23 gols, tendo uma marca de praticamente um gol por rodada. Ficou fora de apenas dois jogos. Teve alguns desentendimentos com os demais jogadores na campanha, especialmente com Gottardo e Sérgio Manoel. 
Em 2015: mora em Goiânia. Faz jogos de masters pelo Botafogo e dá palestras motivacionais pelo Brasil. Tem 46 anos.
NARCÍZIO
Em 1995: 
titular no Carioca, lesionou-se e perdeu posição para Donizete no Brasileiro. Reserva, disputou 12 partidas e marcou quatro gols.
Em 2015: mora em Fortaleza, sua cidade natal. Trabalha nas categorias de base do Uniclinic Atlético Clube. Faz cursos de treinador no Ceará e pretende realizar o da CBF, no Rio de Janeiro, ano que vem. Tem 44 anos.
Niki Botafogo 1995 (Foto: Reprodução/Facebook)Niki é empresário de jogadores no Uruguai (Foto: Reprodução/Facebook)
NIKI
Em 1995: 
uruguaio, pouco fez naquela campanha. Entrou em campo apenas uma vez, no empate em 1 a 1 com o Fluminense, na última rodada da segunda fase. É filho de um dos diretores da Pepsi, principal patrocinadora daquele ano.
Em 2015: mora em Montevidéu, no Uruguai, onde trabalha como empresário de jogadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo