Invicto contra Rosario, Verdão tem histórico equilibrado ante Nacional


O Palmeiras de Diego Souza foi eliminado pelo Nacional em 2009 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
O Palmeiras de Diego Souza foi eliminado pelo Nacional em 2009 (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
O sorteio da Libertadores reservou uma chave com adversários que não trazem desvantagem histórica ao Palmeiras. O clube tanto perdeu quanto ganhou do Nacional do Uruguai e nunca foi derrotado pelo argentino Rosario Central, únicos rivais garantidos ao lado do Verdão no grupo 2 do principal torneio do continente.
De acordo com retrospecto divulgado pelo Palmeiras, foram 13 confrontos ante o Nacional, sendo seis deles válidos por Libertadores. No total, são cinco vitórias alviverdes (uma por Libertadores), três empates (todos pela competição) e cinco derrotas (duas pela Libertadores).
O equilíbrio ficou claro no último encontro entre ambos pela Libertadores. Na edição de 2009, pelas quartas de final, houve empate por 1 a 1 no Palestra Itália e igualdade sem gols em Montevidéu, dando a vaga ao time da casa por conta do gol marcado como visitante.
O Palmeiras pode fazer uma prévia diante o Nacional em janeiro. O time disputará um torneio no Uruguai durante a pré-temporada e enfrentará o paraguaio Libertad no dia 20. Na outra chave, o Nacional trava clássico nacional contra o Peñarol e os vencedores do duelo farão a decisão da competição, no dia 23.
Já o Rosario nunca venceu o Palmeiras. O clube com mais títulos nacionais da história do futebol brasileiro encarou o adversário argentino quatro vezes, sendo duas pela Libertadores. Em ambos os encontros pela principal competição das Américas, ocorreram empates, pela edição de 2006 (2 a 2 na Argentina e 0 a 0 no Palestra Itália). As duas vitórias alviverdes aconteceram fora da Libertadores.
O grupo 2 será completado por Universidad de Chile ou River Plate do Uruguai, que duelam pela fase preliminar do torneio. O Palmeiras nunca enfrentou o time uruguaio, mas, diante da equipe de Santiago, acumula oito jogos, sendo dois por Libertadores – em ambos, o Verdão venceu. No histórico contra a Universidad, são seis vitórias alviverdes, um empate e uma derrota.
Campeão da Libertadores em 1999, superando o colombiano Deportivo Cali na decisão nos pênaltis, o Palmeiras não atua na competição desde 2013. Naquela edição, meses após ser rebaixado no Brasileiro do ano anterior, o Verdão foi eliminado nas oitavas de final pelo mexicano Tijuana, empatando em 0 a 0 na ida e perdendo por 2 a 1 no Pacaembu graças a frango do goleiro Bruno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo