Sem títulos, Fluminense fecha ano preocupado com crise


O Fluminense começou a temporada na Série A após ser rebaixado no campo em 2013. Apesar disso, o clube acabou se mantendo na elite com a punição a Portuguesa pelo STJD. Os tricolores tomaram o acontecido como lição e queriam mostrar este ano que tinham uma equipe forte e que buscaria títulos. No entanto, em campo, o desempenho foi irregular e prejudicou a campanha da equipe em todas as competições.
A novidade no início da temporada foi o retorno do argentino Dario Conca. O jogador trouxe mais força ofensiva à equipe, principalmente para municiar o atacante Fred. Mesmo com o bom desempenho do recém-contratado, o Fluminense começou a série de insucessos logo na estreia do Campeonato Carioca, com derrota para o Madureira. Só que os tricolores se recuperaram na competição e garantiram presença nas finais do Estadual. Só que a eliminação no Campeonato Carioca gerou uma crise que culminou na demissão do técnico Renato Gaúcho.
Na Copa do Brasil, a maior decepção da torcida na temporada. Após passar com susto pelo Horizonte-CE, o Fluminense acabou eliminado na terceira fase pelo América-RN. Os tricolores foram goleados por 5 a 2 no Maracanã e deram adeus à competição nacional. Mesmo com o resultado negativo, a diretoria manteve Cristóvão Borges no comando, pois a equipe ia bem no Campeonato Brasileiro.
Com o foco na Série A, o Fluminense ficou pouco tempo na Copa Sul-americana e foi eliminado ainda na primeira fase, pelo Goiás. No entanto, no Campeonato Brasileiro, a equipe sofreu com a irregularidade. Cristóvão Borges viu os tricolores caírem de desempenho na segunda parte da competição. No fim, a sexta colocação acabou vindo com uma sentimento de frustração para a torcida, que não verá a equipe na Libertadores de 2015.
Mesmo após o fim do Brasileiro, o clima dentro das Laranjeiras não acalmou. A principal parceira do clube, Unimed, não chegou a um acordo com a diretoria e anunciou sua saída. O Fluminense já tem novo patrocinador, mas a tendência é a de que o clube sofra na parte financeira na próxima temporada. A chegada de reforços de peso não deve acontecer e muitos jogadores podem estar dizendo adeus.
“Vamos valorizar as marcas do nosso patrocinador. Estamos trabalhando no mercado sobre novas opções de patrocínio. Apesar de eu ter trabalhado nesses quatro anos para preparar o Fluminense, a saída da Unimed foi muito recente”, falou o presidente Peter Siemsen sobre o assunto.
Alguns jogadores já se despediram do Fluminense, mas a meta é tentar segurar alguns dos principais atletas, como o argentino Dario Conca, o atacante Fred, o goleiro Diego Cavalieri e o zagueiro Gum. A esperança é contar com a ascensão de garotos das categorias de base para manter os tricolores no rumo das vitórias.
CAMPEONATO CARIOCA
A temporada começou ruim para o Fluminense, com uma derrota e um empate nas duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca. No entanto, os tricolores emplacaram sete vitórias seguidas até serem derrotados pelo Botafogo. No fim da primeira fase, a equipe das Laranjeiras avançou para a semifinal com a segunda melhor campanha e o direito de atuar por dois resultados iguais na semifinal.
O adversário na busca por um lugar na decisão foi o Vasco. Na partida de ida, empate por 1 a 1 e a manutenção da vantagem. Só que na segunda partida, os tricolores foram dominados e acabaram perdendo por 1 a 0, deixando escapar a chance de conquistar o Estadual.
A eliminação no Campeonato Carioca resultou na demissão do técnico Renato Gaúcho.
COPA DO BRASIL
A competição começou de forma complicada para o Fluminense, na estreia, derrota por 3 a 1 para o Horizonte, no Ceará. O resultado, juntamente com a eliminação no Campeonato Carioca, aumentou a pressão sobre a equipe. Só que no confronto da volta, já sob o comando de Cristóvão Borges, os cariocas se impuseram no Maracanã e golearam por 5 a 0 para garantir classificação.
Na segunda fase, o Fluminense foi a campo disposto a mostrar serviço e não deu chance para O Tupi-MG, em Juiz de Fora. Um triunfo por 3 a 0 decretou a classificação sem a necessidade do jogo de volta.
Na terceira fase, contra o América-RN, parecia que o Fluminense alcançaria uma classificação tranquila, principalmente após a vitória por 3 a 0, no jogo de ida, na Arena das Dunas. No entanto, o que parecia impossível aconteceu. No Maracanã, os tricolores sofreram um apagão no segundo tempo e permitiram que o time potiguar conquistasse a vaga ao vencer por 5 a 2.
“Foi um resultado inacreditável. Precisaremos ter humildade para reconhecer os nossos erros. Com todo respeito ao América-RN, foi um resultado muito ruim para nós. Colhemos o que plantamos desde o início do jogo, não impondo o ritmo. E aconteceu isso aí. Nós só vamos tentar apagar isso com bons jogos lá na frente. Vamos nos unir cada vez mais e não deixar ter oba-oba negativo, pois quando estava ganhando, brigando lá em cima, não tinha o positivo. A responsabilidade é do grupo de jogadores e vamos ter que assumir essa”, disse o atacante Fred após a partida.
COPA SUL-AMERICANA
Eliminado de forma precoce da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou a chance de poder disputar a Copa Sul-americana. No entanto, os tricolores não souberam aproveitar a oportunidade. Ainda no confronto nacional da competição, o adversário foi o Goiás. Na partida de ida, no Maracanã, vitória por 2 a 1 e a vantagem de atuar por um empate fora de casa.
Só que na partida de volta, em mais uma atuação ruim da equipe, o Fluminense acabou derrotado por 1 a 0 no Serra Dourada e deu adeus de mais uma competição. No momento, o alívio era saber que os tricolores brigavam por uma vaga na Libertadores no Campeonato Brasileiro.
BRASILEIRÃO
Após permanecer na Série A por causa do STJD, o Fluminense iniciou o Campeonato Brasileiro mais atento, principalmente com a eliminação no Campeonato Carioca e o susto na Copa do Brasil. Sob o comando de Cristóvão Borges, os tricolores passaram toda a competição na parte de cima da classificação. No entanto, a irregularidade da equipe pesou nos momentos decisivos.
O Fluminense chegou a pensar em título durante boa parte do Campeonato Brasileiro, mas alguns tropeços fizeram com que a equipe carioca saísse da briga. A meta a seguir era ficar no G-4 para conquistar uma vaga na Libertadores. Os tricolores permaneceram no grupo de classificação, mas uma série de insucessos atrapalharam a campanha.
O fim da chance de buscar uma vaga na principal competição sul-americana da temporada aconteceu na parte final do Campeonato Brasileiro, quando o Fluminense foi goleado pela Chapecoense, no Maracanã. Na partida seguinte, um empate com Sport, na Arena Pernambuco, deixou os tricolores longe do G-4. A sexta colocação ao final da Série A não foi criticado pelos jogadores, principalmente se comparado a campanha da temporada passada.
“Não fica frustração pela campanha. Temos que lembrar que esse time caiu no ano passado. Não jogamos a Série B devido ao erro da Portuguesa. Temos que ser realistas mesmo que isso não sirva de argumento”, declarou o atacante Fred.
PERSPECTIVAS PARA 2015
Com a saída da Unimed, parceira do clube nos últimos anos, a perspectiva no Fluminense não é das melhores. A saída dos principais jogadores já começou e a tendência é a de que o elenco fique enfraquecido para 2015. Mesmo com o anúncio de um novo patrocinador, a tendência é a de que a diretoria opte por valorizar os jogadores da categorias de base.
O técnico Cristóvão Borges permanece como comandante da equipe, mesmo sendo muito criticado pela torcida. O treinador terá que trabalhar na reconstrução do elenco. Poucos 'medalhões' do atual elenco devem ficar na próxima temporada. O lateral esquerdo Carlinhos já acertou sua ida para o São Paulo. O atacante Walter é outro insatisfeito que dificilmente ficará no clube. O colombiano Valencia não terá seu contrato renovado.
Além deles, o meia Dario Conca e os atacantes Fred e Rafael Sóbis viraram alvo de diversos clubes do Brasil. No entanto, o alto salário desses jogadores pode dificultar suas saídas. Já o goleiro Diego Cavalieri e o zagueiro Gum estão negociando a renovação de contrato.

Nelson Perez/Fluminense FC
Cristóvão Borges assumiu o Fluminense após a queda de Renato Gaúcho, ao fim do Campeonato Carioca
FLUMINENSE EM NÚMEROS:
Jogos: 63
Vitórias: 30
Empates: 15
Derrotas: 18
Gols Pro: 114
Gols Contra: 72
Saldo de gols: + 46
Artilharia:
Fred - 27
Conca - 16
Wagner - 13
Cícero - 11
Walter - 9
Edson - 5
Rafael Sóbis - 5
Jean - 4
Elivelton - 3
Michael - 3
Carlinhos - 2
Chiquinho - 2
Gum - 2
Kenedy - 2
Matheus Carvalho – 2
Bruno - 1
Leandro Euzébio – 1
Marcos Junior - 1
Gols contra – 5
CAMPEONATO CARIOCA
18/01 - Madureira 3 x 2 Fluminense - Moça Bonita - Gols: Leandro Euzébio e Michael
23/01 - Fluminense 1 x 1 Bonsucesso - Maracanã - Gols: Carlinhos
26/01 - Nove Iguaçu 1 x 3 Fluminense - Raulino de Oliveira - Gols: Jean, Conca e Wagner
29/01 - Fluminense 1 x 0 Resende - Maracanã - Gols: Conca
01/02 - Bangu 0 x 1 Fluminense - Moça Bonita - Gols: Michael
04/02 - Fluminense 3 x 1 Audax - Raulino de Oliveira - Gols: Wagner, Gum e Elivelton
08/02 - Flamengo 0 x 2 Fluminense - Maracanã - Gols: Michael, Elivelton e Walter
15/02 - Fluminense 4 x 1 Boavista - Maracanã - Gols: Conca, Rafael Sóbis e Walter - 2
19/02 - Macaé 0 x 1 Fluminense - Claudio Moacyr - Gols: Fred
23/02 - Fluminense 0 x 3 Botafogo - Maracanã
26/02 - Cabofriense 1 x 1 Fluminense - Claudio Moacyr - Gols: Fred
05/03 - Fluminense 5 x 1 Friburguense - Maracanã - Gols: Walter, Conca, Bruno, Wagner e Marcos Junior
09/03 - Duque de Caxias 2 x 2 Fluminense - Raulino de Oliveira - Gols: Wagner e Walter
16/03 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã - Gols: Fred
23/03 - Fluminense 3 x 1 Volta Redonda - Claudio Moacyr - Gols: Wagner, Walter e Fred
27/03 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã - Gols: Fred
30/03 - Fluminense 0 x 1 Vasco – Maracanã
CAMPEONATO BRASILEIRO
19/04 - Fluminense 3 x 0 Figueirense - Maracanã - Gols: Rafael Sóbis, Fred e Nirley (contra)
26/04 - Palmeiras 0 x 1 Fluminense - Pacaembu - Gols: Rafael Sóbis
03/05 - Fluminense 1 x 2 Vitória - Maracanã - Gols: Wagner
11/05 - Fluminense 2 x 0 Flamengo - Maracanã - Gols: Fred e Chiquinho
18/05 - Grêmio 1 x 0 Fluminense - Arena Grêmio
21/05 - Fluminense 5 x 2 São Paulo - Maracanã - Gols: Walter - 2, Rafael Sóbis, Wagner e Lucão (contra)
24/05 - Bahia 0 x 1 Fluminense - Arena Barueri - Gols: Kenedy
28/05 - Atlético-MG 2 x 0 Fluminense - Ipatingão
01/06 - Fluminense 1 x 1 Internacional - Claudio Moacyr - Gols: Jean
16/07 - Criciúma 3 x 2 Fluminense - Heriberto Hulse - Gols: Conca e Matheus Carvalho
20/07 - Fluminense 1 x 0 Santos - Raulino de Oliveira - Gols: Conca
27/07 - Alético-PR 0 x 3 Fluminense - Arena da Baixada - Gols: Jean, Conca e Cícero
03/08 - Fluminense 2 x 0 Goiás - Maracanã - Gols: Cícero e David (contra)
09/08 - Fluminense 1 x 1 Coritiba - Maracanã - Gols: Elivelton
17/08 - Botafogo 2 x 0 Fluminense - Mané Garrincha
20/08 - Chapecoense 1 x 0 Fluminense - Arena Condá
24/08 - Fluminense 4 x 0 Sport - Maracanã - Gols: Cícero, Conca e Fred - 2
31/08 - Corinthians 1 x 1 Fluminense - Arena Corinthians - Gols: Fred
07/09 - Fluminense 3 x 3 Cruzeiro - Maracanã - Gols: Wagner, Cícero e Kenedy
10/09 - Figueirense 1 x 1 Fluminense - Orlando Scarpelli - Gols: Cícero
13/09 - Fluminense 3 x 0 Palmeiras - Maracanã - Gols: Fred - 2 e Conca
17/09 - Vitória 3 x 1 Fluminense - Barradão - Gols: Cícero
21/09 - Flamengo 1 x 1 Fluminense - Maracanã - Gols: Fred
24/09 - Fluminense 0 x 0 Grêmio - Maracanã
27/09 - São Paulo 1 x 3 Fluminense - Morumbi - Gols: Fred, Wagner e Conca
04/10 - Fluminense 1 x 1 Bahia - Mané Garrincha - Gols: Fred
09/10 - Fluminense 0 x 0 Atlético-MG - Maracanã
12/10 - Internacional 2 x 1 Fluminense - Beira-Rio - Gols: Fred
18/10 - Fluminense 4 x 2 Criciúma - Maracanã - Gols: Wagner - 2, Conca e Fred
22/10 - Santos 0 x 1 Fluminense - Vila Belmiro - Gols: Edson
25/10 - Fluminense 2 x 1 Atlético-PR - Maracanã - Gols: Wagner e Fred
01/11 - Goiás 0 x 2 Fluminense - Serra Dourada - Gols: Fred e Conca
08/11 - Coritiba 1 x 0 Fluminense - Couto Pereira
15/11 - Fluminense 1 x 0 Botafogo - Maracanã - Gols: Edson
20/11 - Fluminense 1 x 4 Chapecoense - Maracanã - Gols: Rafael Lima (contra)
23/11 - Sport 2 x 2 Fluminense - Arena Pernambuco - Gols: Jean e Fred
30/11 - Fluminense 5 x 2 Fluminense - Maracanã - Gols: Fred - 2, Conca, Edson e Ralf (contra)
07/12 - Cruzeiro 2 x 1 Fluminense - Mineirão - Gols: Fred
COPA DO BRASIL
20/03 - Horizonte-CE 3 x 1 Fluminense - Domingão - Gols: Conca
10/04 - Fluminense 5 x 0 Horizonte-CE - Maracanã - Gols: Conca, Gum, Rafael Sóbis, Wagner e Fred
23/04 - Tupi-MG 0 x 3 Fluminense - Mário Helênio - Gols: Fred - 2 e Walter
06/08 - América-RN 0 x 3 Fluminense - Arena das Dunas - Gols: Cícero - 2 e Conca
13/08 - Fluminense 2 x 5 América-RN - Maracanã - Gols: Fred e Cícero
COPA SUL-AMERICANA
28/08 - Fluminense 2 x 1 Goiás - Maracanã - Gols: Edson
03/09 - Goiás 1 x 0 Fluminense - Serra Dourada
AMISTOSOS
08/06 - Fluminense 3 x 5 Itália - Raulino de Oliveira - Gols: Carlinhos, Chiquinho e Matheus Carvalho

Nelson Perez/Fluminense FC
Fred (dir) foi o artilheiro do Campeonao Brasileiro com 18 gols

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo