Vasco sofre, mas retorna à elite e terá Eurico de volta


A temporada do Vasco prometia ser reconstrução após a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, o torcedor cruzmaltino teve poucos momentos de alegria em 2014 e sofreu, principalmente para conquistar o acesso à elite do futebol nacional. Fora de campo, o ano também foi conturbado. As eleições do clube foram adiadas, mas, no fim, os sócios confirmaram o retorno do presidente Eurico Miranda.
A temporada começou com o Vasco chegando próximo de acabar com o jejum no Campeonato Carioca. Na final, diante do Flamengo, os vascaínos estavam com as mãos na taça até os acréscimos, quando os rubro-negros, em um gol irregularmente assinalado, tirou o título de São Januário. A diretoria chegou a buscar a anulação da partida, mas sem sucesso.
Na Série B, a irregularidade da equipe sobressaiu e em nenhum momento o Vasco chegou a liderança da competição. Primeiro comandado por Adílson Batista, depois por Joel Santana, os cariocas não emplacaram uma sequência vitoriosa na Segundona. O acesso veio na penúltima rodada, em um empate sofrido com o Icasa, no Maracanã. A torcida não perdoou e vaiou a equipe no fim da partida.
No fim do ano, após disputas judiciais e adiantamento, as eleições no clube aconteceram e consolidaram o retorno de Eurico Miranda à presidência. O atual mandatário terá a missão de levar o Vasco ao rumo das vitórias e sanear as finanças. Por conta disso, o dirigente já anunciou que o clube não vai fazer grandes investimentos por reforços.
"O Vasco precisa de bases sólidas para entender de uma vez por todas o seu lugar no desporto nacional. É natural que precisemos dispor de remédios amargos, controlar gastos, compor dívidas fiscais, negociar dívidas avulsas, recuperar a credibilidade. E ainda assim teremos equipes competitivas. Equilibrar necessidades e desejos é a forma ideal para atingirmos nossos objetivos",  discursou Eurico em sua posse.
Nos números desta temporada, a irregularidade é notada. Em 65 jogos, foram 29 vitórias e 26 empates. Os artilheiros do Vasco na temporada foram o atacante Edmílson e o meia Douglas, ambos com 14 gols. O atacante fez a sua maioria durante o Campeonato Carioca. Já o segundo foi comandante da equipe no ano e marcou principalmente nas bolas paradas.
CAMPEONATO CARIOCA
Com o elenco remodelado para a disputa da Série B, o Vasco começou o Campeonato Carioca encarando a competição como um laboratório para formação da equipe visando a Segundona. Na primeira fase, os cruzmaltinos tiveram campanha irregular, com muitos altos e baixos. A polêmica veio no primeiro clássico contra o Flamengo, ao ter um gol não validado. Em cobrança de falta de Douglas, a bola bateu no travessão e quicou depois da linha. O assistente que fica na linha de fundo não assinalou o gol e, no fim, os rubro-negros saíram com a vitória.
Mesmo assim, o Vasco se classificou para a semifinal e teve como adversário o Fluminense. Após um empate no duelo de ida, os cruzmaltinos levaram a melhor no confronto de volta a avançaram a decisão com gol de Edmílson.
Na final, o adversário foi o Flamengo. No duelo de ida, o Vasco foi superior até ter o atacante Everton Costa expulso. Depois disso, a equipe teve que se contentar com o empate. No confronto de volta, mais uma polêmica. Os cruzmaltinos abriram o placar na etapa final, com Douglas, de pênalti. Quando parecia que a equipe iria acabar com a escrita de mais de dez anos sem conquistar o título estadual, sofreu com o revés de Márcio Araújo, em posição de impedimento.
"Fomos nitidamente prejudicados nos resultados, nas finanças, nos nossos compromissos. Todos têm o direito de errar, mas coincidentemente só contra o Vasco e praticamente as mesmas pessoas é difícil de engolir. Estamos buscando, acima de tudo, o respeito. Não queremos ser beneficiados, mas não podemos mais ser prejudicados. Principalmente no confronto direto contra o Flamengo", disse o presidente Roberto Dinamite.
O clube não teve sucesso no pedido de anulação da partida. No entanto, mesmo com a perda do título, o pensamento era de que o caminho traçado estava certo pelo bom desempenho da equipe.
COPA DO BRASIL
A campanha na Copa do Brasil mostrou toda a irregularidade da equipe na temporada. O primeiro adversário foi o Resende, em duelo estadual. No jogo de ida, empate sem gols na Arena da Amazônia. A classificação veio no jogo de volta, com gol de Douglas, em São Januário.
Na segunda fase, o adversário foi o Treze-PB. A classificação foi encaminhada no duelo de ida, na Paraíba, com vitória por 2 a 1, com dois gols de Thalles. No jogo de volta, o Vasco tomou um susto, mas empatou e garantiu a vaga.
Depois, o adversário foi a Ponte Preta, em confronto entre dois times da Série B. Nesta fase, os vascaínos foram dominantes, com vitórias em Campinas e Rio de Janeiro.
Nas oitavas de final, o duelo foi contra o ABC-RN. O que parecia ser tranquilo, acabou em vexame. No jogo de ida, em São Januário, o Vasco foi surpreendido e apenas empatou. Já em Natal, empurrado pela torcida, os donos da casa foram superiores e venceram por 2 a 1, decretando a eliminação cruzmaltina.
SÉRIE B
Favorito ao título da Série B, o Vasco nunca conseguiu assumir a liderança da competição. Em algumas oportunidades, os cariocas chegaram próximos da primeira colocação. Durante todas as 38 rodadas, os cruzmaltinos sofreram com a irregularidade. Com isso, não houve uma sequência grande de resultados positivos para dar confiança ao elenco.
A irregularidade veio desde as primeiras rodadas. O Vasco ainda foi prejudicado pela punição imposta pelo STJD por conta de briga entre torcidas na última rodada da Série A de 2013. Com a perda de alguns mandos, os cariocas só jogaram para sua torcida somente após a paralisação da competição para a disputa da Copa do Mundo. Mesmo assim, no reencontro com os vascaínos em Sâo Januário, tropeço para o América-RN.
Diante da possibilidade de não conseguir o acesso para a Série A de 2015, a diretoria do Vasco tomou a atitude de demitir o técnico Adílson Batista, muito criticado pela torcida, e a contratação de Joel Santana. No entanto, nem mesmo a motivação trazida pela mudança de comando fez muita diferença.
O Vasco sofria muito com as constantes mudanças na equipe, por conta de suspensões, lesões e questões técnicas. A classificação para a Série A veio em um empate sofrido contra o rebaixado Icasa, no Maracanã. Ao fim da partida, em vez de comemoração, a torcida cruzmaltina vaiou a equipe. Os jogadores preferiram exaltar o acesso a criticar os torcedores pelo ato.
"Óbvio que a gente queria o acesso com vitória. No primeiro tempo jogamos muito melhor. Dominamos a partida, não sei se atrapalhou, achamos que estava tudo certo, ganho. Não é o que a gente queria, queríamos o título também, mas esperamos que o torcedor possa comemorar a volta para a Série A",  disse o meia Douglas.
O técnico Joel Santana, também criticado pela torcida do Vasco, destacou que cumpriu a missão pelo que foi contratado.
"O objetivo foi cumprido apesar de tudo. Pelo menos passaremos o Natal tranquilos, felizes e confiantes em fazer um time melhor no ano que vem. O importante é o objetivo conquistado. Não estou satisfeito, mas conseguimos. Vou dormir com um pouco mais de tranquilidade depois de quase três meses", comentou.
No fim, o Vasco garantiu o acesso com a terceira colocação na Série B e a certeza de que o trabalho deve aumentar para não voltar à Segundona nos próximos anos.
PERSPECTIVAS PARA 2015
A volta do presidente Eurico Miranda ao comando do clube deixa o futuro do Vasco em aberto. O mandatário adiantou que a política será de contenção de gastos. Sua primeira ação em relação ao futebol foi confirmar os retornos de Paulo Angioni e Isaias Tinoco. Ambos já tiveram passagens longas em São Januário e querem fazer o Cruzmaltino voltar a ser grande e brigar por títulos.
"É um prazer voltar ao Vasco. Estou feliz em retornar ao clube e poder desenvolver este trabalho. Será um desafio, mas muito bom, pois a reconstrução é algo que me agrada. Pretendo permanecer aqui até o fim da minha carreira", falou Angioni.
Enquanto Angioni vai comandar o futebol profissional, Tinoco ficará focado nas categorias de base. O intuito é fazer o Vasco ser novamente um grande formador de bons jogadores.
Dentro de campo, a nova diretoria já se envolveu em polêmica após anunciar o técnico Marquinhos Santos como o comandante para 2015. No entanto, horas mais tarde, o treinador declinou da oferta alegando problemas familiares. Após alguns dias de incerteza, os dirigentes surpreenderam com o acerto com o técnico Doriva, campeão Paulista com o Ituano e que tinha acabado de assinar com o Botafogo-SP.
Em relação a reforços, somente com a chegada de Doriva, os nomes serão avaliados. O Vasco terá que contratar, pois perdeu alguns de seus principais jogadores. Os meias Douglas e Maxi Rodríguez foram para o Grêmio. O primeiro contratado junto ao Corinthians, enquanto que o segundo tem contrato com o clube gaúcho. Além deles, outros atletas precisam renovar contrato.
No entanto, alguns atletas têm boa chance de chegada a São Januário. O meia paraguaio Julio dos Santos, do Cerro Porteño e o também meia Thiago Neves, que está no futebol árabe, são os nomes mais ventilados. O certo é que os vascaínos vão precisam mostrar muito trabalho em 2015 para dar alegrias ao torcedor.

Divulgação/Vasco da Gama
Joel Santana assumiu como técnico do Vasco após a saída de Adilson Batista
VASCO EM NÚMEROS:
Jogos: 65
Vitórias: 29
Empates: 26
Derrotas: 10
Gols Pro: 95
Gols Contra: 56
Saldo de gols: + 39
Artilharia:
Douglas - 14
Edmílson - 14
Thalles - 10
Douglas Silva - 6
Kleber - 6
Rodrigo - 5
Dakson - 4
Marlon - 4
Bernardo - 3
Maxi Rodríguez - 3
Montoya - 3
Reginaldo - 3
Carlos Cesar - 2
Fabrício - 2
Lucas Crispim - 2
Rafael Vaz - 2
André Rocha - 1
Diego Renan - 1
Everton Costa - 1
Fellipe Bastos - 1
Guilherme Biteco - 1
Jhon Cley - 1
Rafael Silva - 1
William Barbio - 1
Yago - 1
Gols Contra - 1
CAMPEONATO CARIOCA
18/01 - Vasco 1 x 1 Boavista - São Januário - Gols: Reginaldo
22/01 - Macaé 1 x 1 Vasco - Cláudio Moacyr - Gols: Edmilson
26/01 - Vasco 6 x 0 Friburguense - São Januário - Gols: Edmilson-2, Marlon, Montoya, Rafael Vaz e William Barbio
29/01 - Audax 0 x 4 Vasco - Raulino de Oliveira - Gols: Bernardo-2 e Edmilson
02/02 - Vasco 1 x 0 Botafogo - Maracanã - Gols: Thalles
05/02 - Volta Redonda 1 x 2 Vasco - Raulino de Oliveira - Gols: Bernardo e Thalles
09/02 - Nova Iguaçu 1 x 1 Vasco - Raulino de Oliveira - Gols: Peter - contra
16/02 - Vasco 1 x 2 Flamengo - Maracanã - Gols: Fellipe Bastos
19/02 - Bangu 0 x 2 Vasco - Moça Bonita - Gols: Montoya e Thalles
23/02 - Vasco 1 x 2 Cabofriense - São Januário - Gols: Edmilson
27/02 - Madureira 1 x 3 Vasco - Moça Bonita - Gols: Douglas, Edmilson e Rafael Vaz
05/03 - Vasco 2 x 0 Resende - São Januário - Gols: André Rocha e Edmilson
08/03 - Vasco 1 x 1 Bonsucesso - São Januário - Gols: Marlon
16/03 - Fluminense 1 x 1 Vasco - Maracanã - Gols: Edmilson
23/03 - Vasco 4 x 0 Duque de Caxias - São Januário - Gols: Edmilson -2, Everton Costa e Reginaldo
27/03 - Vasco 1 x 1 Fluminense - Maracanã - Gols: Thalles
30/03 - Fluminense 0 x 1 Vasco - Maracanã - Gols: Edmilson
06/04 - Vasco 1 x 1 Flamengo - Maracanã - Gols: Rodrigo
13/04 - Flamengo 1 x 1 Vasco - Maracanã - Gols: Douglas
COPA DO BRASIL
03/04 - Resende 0 x 0 Vasco - Arena Amazônia
16/04 - Vasco 1 x 0 Resende - São Januário - Gols: Douglas
30/04 - Treze 1 x 2 Vasco - Amigão - Gols: Thalles-2
07/05 - Vasco 1 x 1 Treze - São Januário - Gols: Douglas Silva
23/07 - Ponte Preta 0 x 2 Vasco - Moisés Lucarelli - Gols: Diego Renan e Thalles
30/07 - Vasco 2 x 1 Ponte Preta - São Januário - Gols: Douglas
26/08 - Vasco 1 x 1 ABC - São Januário - Gols: Kleber
02/09 - ABC 2 x 1 Vasco - Arena das Dunas - Gols: Maxi Rodriguez
SÉRIE B
19/04 - Vasco 1 x 1 América-MG - São Januário - Gols: Reginaldo
26/04 - Luverdense 2 x 1 Vasco - Arena Pantanal - Gols: Yago
03/05 - Vasco 3 x 0 Atlético-GO - São Januário - Gols: Marlon-2 e Douglas
10/05 - Vasco 2 x 0 Oeste - São Januário - Gols: Rafael Silva e Thalles
20/05 - Vasco 1 x 1 Sampaio Corrêa - Albertão - Gols: Guilherme Biteco
24/05 - Joinville 0 x 0 Vasco - Arena Joinville
27/05 - Bragantino 1 x 1 Vasco - Nabi Abi Chedid - Gols: Montoya
31/05 - Vasco 1 x 1 Portuguesa - Raulino de Olievira - Gols: Rodrigo
03/06 - Boa 0 x 2 Vasco - Dilzon Melo - Gols: Dakson e Edmilson
15/07 - Vasco 4 x 1 Santa Cruz - Arena Pantanal - Gols: Fabricio-2, Douglas Silva e Kleber
19/07 - Vasco 1 x 1 América-RN - São Januário - Gols: Douglas
26/07 - Ponte Preta 0 x 0 Vasco - Moisés Lucarelli
02/08 - Vasco 1 x 0 Paraná - São Januário - Gols: Douglas Silva
09/08 - ABC 1 x 2 Vasco - Arena das Dunas - Gols: Douglas e Kleber
12/08 - Náutico 0 x 1 Vasco - Arena Pernambuco - Gols: Dakson
16/08 - Vasco 2 x 0 Ceará - São Januário - Gols: Douglas e Kleber
19/08 - Vila Nova 2 x 1 Vasco - Mané Garrincha - Gols: Carlos César
22/08 - Icasa 1 x 1 Vasco - Mauro Sampaio - Gols: Rodrigo
30/08 - Vasco 0 x 5 Avaí - São Januário
06/09 - América-MG 2 x 3 Vasco - Independência - Gols: Douglas Silva, Rodrigo e Thalles
09/09 - Vasco 2 x 0 Luverdense - São Januário - Gols: Maxi Rodriguez e Rodrigo
13/09 - Atlético-GO 1 x 1 Vasco - Mané Garrincha - Gols: Edmilson
16/09 - Oeste 1 x 1 Vasco - Arena Amazônia - Gols: Douglas
20/09 - Vasco 2 x 1 Náutico - São Januário - Gols: Dakson e Kleber
23/09 - Sampaio Corrêa 2 x 2 Vasco - Castelão - Gols: Douglas e Douglas Silva
26/09 - Vasco 2 x 0 Joinville - São Januário - Gols: Dakson e Thalles
03/10 - Vasco 2 x 2 Bragantino - São Januário - Gols: Douglas Silva e Lucas Crispim
07/10 - Portuguesa 0 x 1 Vasco - Canindé - Gols: Douglas
10/10 - Vasco 2 x 0 Boa - São Januário - Gols: Douglas e Edmilson
18/10 - Santa Cruz 1 x 0 Vasco - Arena Pernambuco
21/10 - América-RN 2 x 0 Vasco - Arena das Dunas
25/10 - Vasco 1 x 1 Ponte Preta - São Januário - Gols: Lucas Crispim
31/10 - Paraná 1 x 1 Vasco - Durival de Britto - Gols: Maxi Rodriguez
08/11 - Vasco 1 x 0 ABC - Maracanã - Gols: Douglas
15/11 - Ceará 2 x 0 Vasco - Castelão
18/11 - Vasco 3 x 1 Vila Nova - São Januário - Gols: Carlos César, Douglas e Jhon Cley
22/11 - Vasco 1 x 1 Icasa - Maracanã - Gols: Kleber
29/11 - Avaí 1 x 0 Vasco - Ressacada

Fernando Dantas/Gazeta Press
Eurico Miranda foi eleito e é novamente presidente do Vasco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo