Portugal é o principal destino dos jogadores brasileiros, segundo CBF
Em 2015, país europeu contratou 136 atletas do Brasil. China, que investiu pesado no mercado brasileiro este ano, exportou mais do que importou no ano passado
O grande assédio do futebol chinês no mercado brasileiro pode até colocar o país asiático em melhor posicionamento no ranking dos principais "importadores" de jogadores brasileiros, mas em 2015 ninguém chegou perto de Portugal: os clubes lusos foram os que mais contrataram atletas do Brasil no ano passado. O país europeu levou 136 atletas, o que corresponde a 19% dos 691 que deixaram o Brasil, segundos dados da CBF divulgados no "Redação SporTV".
(Foto: Arte SporTV.com)
A China sequer aparece entre os 10 primeiros de 2015. Depois de Portugal, vêm Japão (44) e Coreia do Sul (26), seguidos pelo Uruguai, principal destino dos brasileiros na América do Sul, com 23 transferências.
No Top 10 aparecem ainda os Emirados Árabes (23), Espanha (21), Estados Unidos (18), Turquia (16), Itália (15) e Malta, empatada com Bolívia, Arábia Saudita, Índia e Bolívia (14).
O mapa divulgado pela CBF também mostra que, além dos tradicionais destinos, há brasileiros espalhados por todos os cantos do mundo. Na lista dos destinos das transferências, aparecem 82 países, alguns com uma única transferência. Caso da Argentina, que fica empatada com nações sem tradição no futebol, como Cingapura, Etiópia, Líbano e Sudão.
O número de transferências chamou atenção do apresentador do "Redação SporTV" André Rizek.
- Não conheço ninguém que foi para o Uruguai. Para ver como essa profissão é ampla. São 691 jogadores que foram para o exterior. A gente conhece 2%, se tanto, que é a elite dos nosso jogadores - destacou.
O relatório das transferências mostra ainda que o total de jogadores que deixaram o Brasil ano passado chega a 774, se forem considerados os estrangeiros que atuaram no país e também saíram - 83.
A China foi o local escolhido por 13 jogadores brasileiros em 2015, número que deve subir consideravelmente em 2016 - só o Corinthians, perdeu nomes de peso como Gil, Renato Augusto e Ralf para os chineses, que ainda estão de olho no mercado nacional - Ricardo Oliveira, do Santos, pode ser o próximo (a janela fecha dia 26).
Mas a China acabou importando menos que exportou para o futebol do Brasil em 2015. Dezesseis brasileiros trocaram o país asiático pela terra natal.
Em 2015, 537 brasileiros que atuavam no exterior retornaram ao país de origem. Como no caso das "importações", Portugal, Japão e Coreia do Sul lideraram o ranking de "exportações", com 98, 34 e 26 atletas, respectivamente.
Jovem Bruno Paulista deixou o Bahia para defender o Sporting ano passado (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)
Comentários
Postar um comentário