Enfim, o xerife: Carli aproveita estreia e já ameaça vagas de Renan e Emerson
Com dupla de zaga titular poupada, argentino mostra personalidade em vitória sobre
o Resende, destaca-se dentro da área e coloca dúvida na cabeça de Ricardo Gomes
Xerifão? Carli esbanjou segurança e técnica em sua estreia pelo Bota (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Desde o acerto com Joel Carli, primeiro reforço do Botafogo para 2016, lá se foram dois meses e 10 dias até ele conseguir entrar em campo pela primeira vez no último sábado, na vitória por 1 a 0 sobre o Resende, no Raulino de Oliveira. Sua regularização foi uma novela: o zagueiro teve seucontrato rejeitado na CBF por falta de documentação; viu uma ação judicial movida por um funcionário do Quilmes, da Argentina,impedir seu ex-clube de negociar jogadores, incluindo a si próprio; e quando tudo parecia certo, ainda foi atrapalhado pelo recesso de carnaval da CBF e da Ferj. Tardou, mas não falhou. E o defensor de 29 anos mostrou que valeu a pena esperar.
Surpresa na escalação de Ricardo Gomes, que decidiu poupar a dupla de zaga titular, Carli foi o melhor em campo na partida. O argentino se destacou principalmente na proteção à defesa. Bola na área era com ele, por cima ou por baixo. Em dois cruzamentos rasteiros, ele evitou o gol de Douglas Caé em ambos, sendo que no segundo demonstrou extrema experiência para regular a força do corte, não marcar contra e ainda amortecer para Jefferson. Nas bolas alçadas, também afastou o perigo do alto de seu 1,91m, ajudando o time em uma de suas maiores deficiências deste início de temporada. E quando ficou no mano a mano com Wandinho, apresentou-se de forma segura e só cercou para não cometer o pênalti (veja os lances no vídeo abaixo).
Personalidades de um verdadeiro xerife, que comanda o setor defensivo, consegue proteger bem a bola e usa a técnica para compensar a pouca velocidade. Jogadores com essas características geralmente precisam de um parceiro mais leve, rápido, para fazer a cobertura. Contra o Resende, Emerson Silva foi quem atuou ao lado de Carli. E como ainda está sentindo a falta de ritmo de jogo e tem um estilo parecido com o do companheiro, alguns buracos apareceram na defesa. Outro ponto que o argentino pode melhorar é no auxílio ao ataque, explorando sua boa estatura para tentar marcar gols nas bolas paradas. Em sua estreia, ele subiu poucas vezes.
Esta é a primeira vez que Carli deixou o futebol argentino, e seu pontapé inicial no Brasil anima o torcedor alvinegro. O próprio zagueiro deixou o estádio muito feliz com o seu desempenho, que já começa a colocar dúvidas na cabeça de Ricardo Gomes e a ameaçar a titularidade de Renan Fonseca e Emerson. O treinador, que foi defensor quando jogador e entende como poucos as características que a função requer, admitiu em entrevista coletiva depois da partida que a disputa pelas duas vagas está em aberto.
- São bons zagueiros, os quatro. Vou definir ainda (dupla titular) - despistou.
O Botafogo chegou a 12 pontos e continua líder do Grupo B do Campeonato Carioca. O elenco ganhou dois dias de folga e volta a treinar só na terça-feira, em General Severiano. O time de Ricardo Gomes só joga agora no próximo domingo, às 17h (de Brasília), contra a Cabofriense, com local e a dupla de zaga titular ainda indefinidos.
Comentários
Postar um comentário