Alemanha inaugura Museu do Futebol e enaltece conquistas do país
Brazuca (bola da Copa do Mundo de 2014) gigante é um dos destaques do espaço construído em Dortmund por R$ 160 milhões, aproximadamente 36 milhões de euros
Novo Museu do Futebol da Alemanha, em Dortmund, tem Brazuca gigante na exposição (Foto: Reprodução)
A Alemanha ganhou nesta semana um museu do futebol oficial, que irá armazenar os grandes trunfos da seleção do país. Além de gráficos e filmes, o espaço vai exibir bolas e troféus desde o primeiro título mundial, em 1954, na Suíça, até o conquistado em 2014, no Brasil - com direito a uma Brazuca gigante na entrada. Segundo o site oficial da federação, a obra custou aproximadamente 36 milhões de euros (R$ 160 milhões).
Joachim Löw ao lado do diretor técnico da seleção alemã Oliver Bierhoff (Foto: Reuters)
Com a presença do técnico da seleção, Joachiw Löw, coube ao presidente da Federação de Futebol da Alemanha, Wolfgang Niersbach, fazer o discurso a respeito do novo espaço, defendendo o legado da Copa de 2006, que atualmente é investigada por ter sido comprada em um esquema ilegal de votos.
- O Museu de Futebol da Alemanha é uma obra que seria inconcebível sem a Copa de 2006. Ela foi o ponto de partida ideal para o projeto, para preservar a história do futebol alemão com os seus muitos momentos inesquecíveis em um local central. A exposição é uma viagem impressionante através do tempo. Pessoalmente, sou fascinado em particular pela realização da Copa do Mundo de 1954, na Suíça. Fritz Walter e os heróis de Berna são os ídolos da minha infância, que eu encontro aqui perto de novo - comentou.
Prédio do Museu do futebol da Alemanha (Foto: Reuters)
Cerca de 160 jornalistas tiveram acesso ao local na última segunda-feira, e o público poderá conhecer o local a partir deste domingo. Diretor do museu, Manuel Neukirchner comentou que o espaço propõe uma experiência de interatividade de alta tecnologia com os visitantes.
- Objetos, gráficos, sons e filmes dão o tom da magia do futebol em vários locais de exposição. A variedade temática do futebol, os efeitos sociais, culturais, econômicos são apresentados de uma forma facilmente compreensível, tornando-se uma experiência ótima para o visitante. Componentes interativos como mesas de mídia, serviços de informação personalizados, criadores de imagem digital e animações 3D intercâmbio com dispositivos de comunicação clássicos, como texto e imagens.
Porém, o museu não só vai se tornar um lugar de conservação e exposição. Ao mesmo tempo, ele sediará encontros e debates para todos os membros do futebol alemão: fãs e clubes, além de associações e patrocinadores. O Museu do Futebol da Alemanha também será um lugar para a aprendizagem, promovendo conceitos educacionais para turmas escolares.
Além de 1954 e 2014, os outros títulos mundiais da Alemanha foram conquistados em 1974 e em 1990 sobre a Holanda e Argentina, respectivamente. Veja mais fotos abaixo.
O Museu do Futebol da Alemanha contra com as taças dos títulos mundiais da seleção (Foto: Reprodução)
Museu do futebol da Alemanha é inaugurado em Dortmund (Foto: Reuters)
A Alemanha coleciona quatro títulos mundiais, um a menos que o Brasil (Foto: Reprodução)
Comentários
Postar um comentário