Beldades russas do curling buscam o estrelato e o topo nos Jogos de Sochi
Anna Sidorova é destaque da equipe feminina do país sede das Olimpíadas de
Inverno. Equipe colhe frutos do sucesso e tenta popularizar a modalidade na Rússia
Comente agora
SAIBA MAIS
A popularidade do curling ainda atinge temperaturas baixas na Rússia. No país sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, o esporte do gelo está longe de ser um dos mais populares e tradicionais. Mesmo com participações olímpicas desde que a modalidade entrou no programa, em Nagano 1998, a prática ainda não alcança a massa. A chance de mudança, no entanto, está no cenário ideal: Sochi 2014 e belas personagens.
Lideradas pela capitã Anna Sidorova, Ekaterina Galkina, Aleksandra Saitova, Margarita Fomina e
Nkeiruka Ezeh, as russas do curling sonham subir ao pódio diante de seus torcedores. Além da boa fase da equipe, as atletas têm ganhado visibilidade na mídia. Bonitas e simpáticas, elas usam o carisma como elemento extra para chamar a atenção. E tem funcionado.
Nkeiruka Ezeh, as russas do curling sonham subir ao pódio diante de seus torcedores. Além da boa fase da equipe, as atletas têm ganhado visibilidade na mídia. Bonitas e simpáticas, elas usam o carisma como elemento extra para chamar a atenção. E tem funcionado.
Beleza das seleção russa de curling também chama a atenção (Foto: Editoria de Arte)
O GloboEsporte.com esteve no Cubo de Gelo, instalação oficial do curling nos Jogos Olímpicos de Sochi. A ex-atleta Olga Zharkova é a responsável pelos ajustes do local e pelas disputas da modalidade durante todo o evento em Sochi. Com duas participações olímpicas, em Salt Lake City 2002 e Turim 2006, ela acredita que o momento da equipe pode ser favorável para o esporte nestes Jogos. O time foi sexto no Mundial de 2013 e venceu o Campeonato Europeu de 2012.
- Eu acho que elas estão ficando famosas agora por causa das Olimpíadas. Curling ainda não é muito famoso na Rússia. Mas as Olimpíadas estão chegando aqui e mesmo antes disso elas já ficaram famosas. O time da Rússia tem tido bons resultados e tem atletas bonitas, o que ajuda. Anna Sidorova é a capitã e a melhor do país atualmente. É uma grande jogadora - disse Olga Zharkova.
Ex-atleta, Olga cuida do curling em Sochi
(Foto: Amanda Kestelman)
(Foto: Amanda Kestelman)
Além de destaque no jogo que reúne estratégia e precisão, Anna Sidorova já conquistou espaço longe das pistas de gelo. Em 2013, a capitã foi eleita a mais bela atleta russa por uma revista esportiva. Nos Jogos Olímpicos de Vancouver 2010, Sidorova foi chamada como substituta de última hora, com apenas 18 anos.
- Nas últimas Olimpíadas, nosso time de curling alcançou o nono lugar. Mas em Sochi não vão existir adversários melhores que nossas meninas. Se tiverem coragem, podemos esperar apenas bons resultados. Mas não quero prever o futuro - afirmou o presidente da federação de curling da Rússia, Dmitri Svisheshee, à imprensa de seu país.
Mas Sidorova, a musa da paródia do grupo Molejo, não é a única. Suas companheiras vão aos poucos ganhando capas de revistas, comerciais e aparições dos veículos de comunicação. O time feminino russo estreia nos Jogos no dia 10 de fevereiro, diante da Dinamarca.
A mesma popularidade, no entanto, não existe no curling masculino. No Mundial deste ano, eles ficaram na 10ª colocação.
- Muitas pessoas perguntam por que as meninas estão constantemente na televisão e, nós, não. É quando começo a contar a mesma história: elas chegaram a ter destaque antes, e as disputas masculinas são mais ferozes. Por exemplo, quando nós estávamos no Mundial do Canadá, um homem apareceu e me pediu um autógrafo, começou a me tocar. Eu estava atordoado. Isso nunca me aconteceu na Rússia - contou Andrey Drozdov, líder do time masculino da Rússia, ao jornal "Voz da Rússia".
Anna Sidorova em um ensaio para a imprensa internacional (Foto: Reprodução/Facebook)
Para a experiente Olga Zharkova, que vai acompanhar cada detalhe da disputa de curling em Sochi, os homens não entram na pista com as mesmas chances das mulheres de seu país.
- Acho que temos sim uma boa chance com as mulheres. Não tenho certeza quanto aos homens. Não são tão experientes. Por outro lado, estão treinando bem. Esperamos o melhor deles, mas nossas mulheres têm muito mais chance - opinou Olga.
Entre os esportes de inverno, o hóquei no gelo é o preferidos dos russos. Mas, mesmo assim, ainda não há tanta popularidade em relação ao futebol do país. Para quem vive o dia a dia das modalidades, os Jogos de Sochi podem mudar também esse panorama.
Russas tentam popularizar esporte (Foto: Reprodução/Facebook)
- Esportes de inverno não são tão populares como futebol. Hóquei é bem mais que o curling, tem times populares. Alguns gostam de biatlo, por exemplo - concluiu Olga.
As Olimpíadas de Inverno ocorrem entre os dias 6 e 23 de fevereiro, e o SporTV.com fará cobertura diária em Tempo Real. A cerimônia de abertura será no dia 7. O SporTV e a TV Globo transmitem algumas provas ao vivo.
Comentários
Postar um comentário