Zanon comemora evolução e meta alcançada com vaga no Mundial
A classificação da Seleção Brasileira feminina de basquete ao Campeonato Mundial da modalidade deixou o técnico Luiz Augusto Zanon aliviado. Comandante da equipe há poucos meses, ele viu o time garantir presença na competição da Turquia ao ficar com o terceiro lugar da Copa América de Xalapa, graças a uma vitória sobre Porto Rico por 66 a 56 na noite deste sábado.
A Seleção chegou à competição continental como favorita ao título e arrasou seus adversários na primeira fase. Na semifinal, no entanto, a equipe nacional caiu para Cuba e precisou vencer a tensa disputa pelo bronze com Porto Rico para se classificar ao Mundial.
"Estou muito satisfeito de termos alcançado o nosso principal objetivo, que foi o de formar um grupo novo, além de muito contente com a evolução dessas meninas e com a sequência que teremos pela frente. Elas mostram também o que podem ainda fazer pela frente. É muita felicidade de estarmos apenas começando essa trajetória que vai longe ainda", disse o treinador.
Divulgação/FIBA América
A classificação da equipe feminina ao Mundial ainda livra o basquete brasileiro de um vexame histório, já que a Seleção masculina foi eliminada ainda na primeira fase da Copa América, perdendo todos seus jogos, e agora precisa de um convite da Federação Internacional de Basquete (Fiba) para disputar a Copa do Mundo.
Na Copa América de Xalapa, Zanon contou com um grupo renovado, pensando na evolução de suas jogadoras até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016. A jogadora mais experiente na equipe foi Adrianinha, atleta que chegou a anunciar sua aposentadoria da equipe nacional, mas repensou sua decisão.
"Agora com a vaga consolidada vamos fazer um planejamento para um ano de 2014, com muito mais experiência para essas meninas, com equipes de grande nível e da Europa. Claro, que todo planejamento é fácil de fazer no papel, mas para realizá-lo necessitamos de outras coisas. A formação de um grupo nós já fizemos que era o mais difícil. Ter meninas dentro dessa faixa etária com capacidade de almejar alguma coisa era algo distante. Agora, o planejamento será a sequência para fortalecer esse trabalho e processo iniciado em 2013", destacou o técnico.
O Campeonato Mundial feminino de basquete será disputado na Turquia entre 27 de setembro e 5 de outubro de 2014. Turquia, Estados Unidos, Bielo Rússia, República Tcheca, França, Sérvia, Espanha, Austrália, Angola, Moçambique, Brasil, Canadá e Cuba já estão classificados. Resta ainda a definição dos três representantes da Ásia.
Comentários
Postar um comentário