Com início muito ruim, Brasil perde para Cuba e adia ida ao Mundial
Com uma primeira fase impecável, o Brasil era favorito para conquistar a vaga no Campeonato Mundial de 2014, realizado na Turquia, já na semifinal, mas foi surpreendido pela seleção de Cuba. Após um início de jogo muito ruim, a equipe brasileira chegou a ficar 19 pontos atrás do marcador, demorou para reagir e viu o time caribenho vencer por 72 a 68, carimbando o passaporte. Agora, para chegar à competição internacional, as comandadas de Luiz Zanon precisam derrotar Porto Rico na disputa do terceiro lugar, que será realizada neste sábado.
Depois de atropelar seus adversários na primeira fase, o Brasil encontrou um jogo bem diferente nas semifinais da Copa América. Com uma atuação muito abaixo no início de jogo, o time verde e amarelo viu a seleção de Cuba se impor no primeiro quarto, fazer 22 pontos em uma defesa que pouco marcou, e terminar a parcial com sete de vantagem no marcador.
O placar de 22 a 15 nos primeiros dez minutos deixou a Seleção Brasileira ainda mais nervosa para o segundo quarto. Com muitos erros ofensivos, o time comandado por Luiz Zanon marcou apenas seis pontos, enquanto a equipe caribenha fez o triplo. Sendo assim, o Brasil chegou ao intervalo perdendo por 40 a 19.
Divulgação/FIBA América
A vaga no Mundial estava ficando mais longe, o que obrigava ao time brasileiro ter uma postura diferente na volta do intervalo. Com mais calma, o time de Zanon voltou a atuar como na primeira fase, dominou a seleção cubana e encostou no placar. Com um ataque eficiente, o time verde e amarelo marcou 28 pontos, mas entrou na última parcial ainda em desvantagem: 49 a 55.
A reação seguiu no último quarto. Com mais paciência, o Brasil seguiu na caça do marcador e chegou ao empate com pouco menos de dois minutos para o fim. Adrianinha, que marcou 21 pontos no segundo tempo, igualou o marcador e deixou o final da partida emocionante. Cuba voltou a abrir dois pontos, a experiente camisa 4 do time verde e amarelo ainda teve a chance de virar com uma bola de três, mas ficou no aro.
Sendo assim, o time cubano ainda conseguiu abrir mais um de vantagem no lance livre e o treinador Luiz Zanon parou o jogo em busca de uma bola de três. Com poucos segundos, a Seleção Brasileira ainda tentou ensaiar uma nova jogada, mas parou na defesa caribenha. Era a confirmação da derrota na semifinal: 72 a 68.
Com a vitória sobre a Seleção Brasileira, Cuba garantiu uma das três vagas americanas para o Campeonato Mundial de 2014, realizado na Turquia. A segunda participação será do Canadá, que também venceu nas semifinais. Mesmo com a derrota, o Brasil ainda tem chances de chegar á competição internacional, mas precisa vencer Porto Rico na disputa do terceiro lugar. Na primeira fase, as duas equipes se encontraram e a vitória foi verde e amarela: 91 a 54.
Comentários
Postar um comentário