GUIA DA RODADA #31: times do Z-4 podem se complicar ainda mais
Ponte e Vasco travam duelo direto, enquanto o Criciúma vai a Minas pegar o Cruzeiro. Além disso, equipes próximas à zona da degola jogam em casa
81 comentários
A 31ª rodada do Campeonato Brasileiro 2013 é dramática para três dos quatro integrantes do Z-4 que ainda almejam permanecer na Série A - o rebaixamento do Náutico deve ser confirmado em pouco tempo. De camisas idênticas e situações semelhantes, Ponte Preta, com 30 pontos, e Vasco, com 33, enfrentam-se em Campinas, no Moisés Lucarelli. Um eventual empate é desastroso para ambos. O Criciúma, com 32, tem tarefa ainda mais árdua: encara o líder Cruzeiro, no Mineirão, estádio onde a Raposa só perdeu uma vez na competição.
saiba mais
O trio pode ficar em situação ainda mais desesperadora caso tropece. Nesta rodada, os quatro times que estão logo acima do Z-4 têm o mando de campo. O Bahia, 16º colocado, recebe o Atlético-PR, na Fonte Nova. O Fluminense (15º) encara o Vitória, no Maracanã. No Couto Pereira, o Coritiba (14º) pega o Grêmio. E a Portuguesa, em 13º lugar, transferiu seu jogo contra o Flamengo para Fortaleza, onde provavelmente a torcida rubro-negra será maioria absoluta - porém, a Lusa é mandante.
BOTAFOGO x ATLÉTICO-MG
O Botafogo entra em campo pressionado. Está há dois jogos sem vencer pelo Brasileiro e foi eliminado da Copa do Brasil na última quarta-feira pelo Flamengo, que o goleou por 4 a 0. Caso o Alvinegro carioca seja derrotado, e o Goiás, quinto colocado, vença o virtual rebaixado Náutico, o Esmeraldino encurtará a distância para o Bota em apenas um ponto. O Atlético-MG, já garantido na próxima Libertadores, não almeja nada no Brasileiro. Se vencer, porém, chegará a 48 pontos e colará no time carioca (com 50).
Cartola FC: Uma boa aposta no Botafogo é o lateral-direito Edílson, que não atuou contra o Flamengo. Ele custa apenas C$ 5.02 e tem participado bastante das ofensivas do time. Do outro lado, o atacante Fernandinho vive excelente fase com a camisa do Galo. Com um preço acessível (C$ 10.37), ele tem a melhor média de pontos do time mineiro na competiçao: 5.29..
Na TV: PremiereFC 1, PFC HD e PFCI, com Roby Porto e Lédio Carmona.
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS) apita o jogo, auxliado por Kleber Lucio Gil (SC) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que...: O Atlético Mineiro não vence o Botafogo no Maracanã há 27 anos (sete jogos)? A última vitória do Galo sobre o Bota no Maraca aconteceu em 5 de outubro de 1986, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Na oportunidade, o Bota chegou a estar vencendo por 2 a 0, com dois gols de Berg, mas o Atlético virou com Everton, Sérgio Araújo, Jorge Valença e Reinaldo: 4 a 2..
CRUZEIRO x CRICIÚMA
Com uma vitória e três derrotas nos últimos quatro jogos, o Cruzeiro vive momento de instabilidade no Brasileiro. Porém, a rodada é boa em relação aos deslocamentos de seus rivais diretos. A Raposa, com uma vantagem de nove pontos em relação ao vice-líder Grêmio, joga em casa e diante de um fragilizado Criciúma, derrotado em seus dois últimos compromissos. Já o Tricolor gaúcho e o Atlético-PR (terceiro colocado) saem de seus estados para enfrentar Coritiba (no Paraná) e Bahia (em Salvador), respectivamente.
Cartola FC: Mesmo com alguns desfalques importantes, como Bruno Rodrigo e Ricardo Goulart, o Cruzeiro é franco favorito no duelo contra o Criciúma, no Mineirão. Portanto, vale escalar o técnico Marcelo Oliveira, já que a pontuação do treinador se dá pela média de todos os jogadores. No Tigre, o goleiro Galatto é uma aposta de risco. Como a equipe catarinense deve ser bastante atacada, ele pode se destacar em defesas difíceis. O camisa 1 custa apenas C$ 3.97.
Na TV: SporTV Rede (menos MG) e PremiereFC 2, com Luiz Carlos Jr e Bob Faria.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO) apita o jogo, auxiliado por Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS).
Você sabia que...: A única vitória do Criciúma sobre o Cruzeiro pelo Campeonato Brasileiro aconteceu há 19 anos (ou oito jogos)? No dia 9 de novembro de 1994, o Tigre venceu por 1 a 0, no estádio Heriberto Hulse, gol do atacante Jairo Lenzi. São 11 jogos pela competição, com oito triunfos celestes, dois empates e a citada a vitória dos catarinenses.
CORINTHIANS x SANTOS
O Corinthians cumpre o último jogo da punição imposta contra o time devido ao comportamento de sua torcida jogando em Araraquara, no Estádio da Fonte Luminosa. Com chances remotíssimas de ir à Libertadores e abatido pela eliminação na Copa do Brasil, o Timão tem pela frente um Santos também com poucas aspirações no Brasileiro. O Peixe, porém, vem embalado por estar invicto há três jogos na competição e por uma goleada fora de casa, por 5 a 1, sobre o Náutico.
Cartola FC: Como o Corinthians se notabiliza por uma forte defesa e um ataque frágil, a aposta nos zagueiros é, na maioria das vezes, a melhor saída. Mesmo não sendo muito barato (C$ 14.42), Gil mantém uma regularidade de pontos (4.59) que vale a escalação. No Santos, o goleiro Aranha tem sido certeza de boa pontuação. Ele é o quarto com mais defesas difíceis no campeonato (47 no total), tem uma média de 6.14 pontos e vale apenas C$ 8,90 no mercado.
Na TV: Globo para SP (apenas Santos), com Antônio Marcos, Rui de Rossi e Márcio Calves. PremiereFC 1 e PFC HD, com Jorge Vinicius e Luiz Ademar.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Fábio Rogério Baesteiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP).
Você sabia que...: O Campeonato Paulista de 1995 marcou os últimos jogos entre Corinthians e Santos fora de suas cidades? Foram dois jogos no interior. No dia 25 de junho de 1995, empate por 2 a 2 em Ribeirão Preto. Gols de Marcelinho e Viola, para o Timão, e Macedo e Giovanni, para o Peixe. Em 23 de julho do mesmo ano, vitória corintiana por 4 a 2, em Limeira. Marques (dois), Marcelinho e Tupãzinho fizeram os gols corintianos. Giovanni e Marcelo Passos descontaram.
BAHIA x ATLÉTICO-PR
Depois de ter dado uma respirada com um triunfo diante do Vitória (por 2 a 0) na 27ª rodada, o Bahia perdeu três jogos seguidos e voltou à luta contra o rebaixamento. A última derrota, inclusive, aconteceu na Fonte Nova - 1 a 0 para o São Paulo -, palco do jogo deste domingo, contra o Furacão. Novo fracasso pode culminar no retorno para o Z-4. O Atlético-PR chega embalado pela inédita classificação para a semifinal da Copa do Brasil. Em seu último compromisso pelo Brasileiro, contudo, foi massacrado pelo Goiás: 3 a 0.
Cartola FC: Desesperado para fugir do Z-4, o Bahia promete ser ofensivo na Arena Fonte Nova, contra o Atletico-PR. Com a ausência dos atacantes Fernandão, suspenso, e Wallyson, lesionado, Obina entra como titular e surge como uma boa aposta. Ele custa somente C$ 3.85. No Furacão, o veloz Éderson pode ser uma peça importante nos contra-ataques. Artilheiro do campeonato com 15 gols, ele ostenta uma ótima média de 6.11 pontos por partida.
Na TV: PremiereFC 4, com Thiago Mastroianni e Darino Sena.
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL) apita o jogo, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (MG) e Cristhian Passos Sorence (GO).
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL) apita o jogo, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (MG) e Cristhian Passos Sorence (GO).
Você sabia que...: Bahia e Atlético-PR não se enfrentam na Fonte Nova há quase dez anos pelo Campeonato Brasileiro? O último duelo aconteceu em 23 de novembro de 2003, e o Furacão saiu vencedor: 2 a 0. A última vitória do Tricolor em seus domínios aconteceu em 2 de agosto de 2000: 2 a 1.
INTERNACIONAL x SÃO PAULO
Internacional e São Paulo vêm de sequências de três jogos que ilustram seus momentos. O Inter, eliminado da Copa do Brasil pelo Furacão, empatou seus últimos três jogos e praticamente se despediu de 2013 - está praticamente livre do rebaixamento e tem chances muito reduzidas de ir à Libertadores. O Tricolor Paulista, embalado por três vitórias consecutivas, a última delas responsável por classificá-lo para as quartas de final da Sul-Americana, tenta liquidar de vez qualquer hipótese de degola.
Cartola FC: D'Alessandro tem sido uma alternativa segura para o cartoleiro que opta por ter alguém do Internacional no seu time. Porém, seu preço é alto (C$ 20.57), e quem não estiver disposto a desembolsar a quantia, pode apostar no garoto Otávio, que custa apenas C$ 9.19 e uma boa média de 5.29 pontos. No Tricolor Paulista, o atacante Aloisio não tem deixado a torcida sentir saudades de Luis Fabiano. O 'Boi Bandido' assumiu o papel de artilheiro do time e custa 10 cartoletas.
Na TV: PremiereFC 2 e PFC HD 2, com Ramiro Ruschel e Batista.
Arbitragem: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ) apita o jogo, auxiliado por Bruno Boschilia (PR) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ).
Você sabia que...: Internacional e São Paulo já se enfrentaram 24 vezes em Porto Alegre pelo Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando no Sul, a vantagem é da equipe paulista, que venceu dez partidas, empatou seis e perdeu oito vezes. No Beira-Rio, o Tricolor marcou 35 gols e o Inter, 29.
PONTE PRETA x VASCO
Ponte Preta e Vasco fazem o jogo dos alvinegros que adotam faixa diagonal na camisa. Os cariocas, com 33 pontos, ocupam a 17ª colocação, duas à frente da Macaca, que soma 30. A Ponte chega embalada pela classificação para as quartas de final da Sul-Americana, conquistada após passar pelo Deportivo Pasto. O Vasco caiu nas quartas da Copa do Brasil, mas foi muito valente contra o Goiás, mesmo com um time misto, e renovou suas esperanças.
Cartola FC: Os jogadores da Macaca não têm uma média de pontos que anime os cartoleiros a fazerem apostas. Mas para quem quiser arriscar diante de um adversário direto da zona da degola, o atacante William é a opção mais segura. Autor de 14 gols na competição, ele vale C$ 14.97. Pelo lado vascaíno, o jovem Marlone tem sido cada vez mais importante. O meia já marcou três gols e deu o mesmo número de assistências no Brasileirão. Até pelo baixo custo, apenas C$ 4.77, vale a aposta.
Na TV: PremiereFC 2 e PFC HD 2, com Osvaldo Luis e Renato Leal.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcelo Bertanha Barison (RS).
Você sabia que...: O confronto entre Ponte Preta e Vasco no Campeonato Brasileiro possui uma peculiaridade: em 21 jogos pela Série A, a equipe visitante saiu com a vitória apenas em uma oportunidade (Vasco 2 a 1 em Campinas, em 2006). Seis das sete vitórias do Vasco sobre a Ponte foram conseguidas no Rio, e as três vitórias da Ponte foram obtidas em Campinas.
PORTUGUESA x FLAMENGO
A Portuguesa volta a sair de São Paulo num jogo contra times de grande torcida. Primeiro mandou a partida contra o Corinthians no Mato Grosso do Sul e se deu bem: goleou por 4 a 0, com três gols do centroavante Gilberto. Ele, aliás, volta neste domingo após ter sido desfalque no empate por 1 a 1 com o Vitória, no Canindé. A Lusa está duas posições e dois pontos atrás do Flamengo, 11º colocado, com 40 somados. O Rubro-Negro chega motivadíssimo para tentar afastar ainda mais a remota chance de rebaixamento após massacrar o Botafogo na Copa do Brasil e conseguir vaga na semifinal do torneio.
Cartola FC: Depois de desfalcar a Portuguesa na última rodada por suspensão, Gilberto está de volta. O atacante tem a melhor média de pontos do fantasy game entre os jogadores titulares, com 7,24, e é a grande aposta na Lusa. No Flamengo, outro artilheiro também surge como ótima opção para os cartoleiros. Depois de fazer três gols contra o Botafogo, na última quarta-feira, o Brocador Hernane chega empolgado para o duelo. O camisa 9 sai por C$ 15,07.
Na TV: Globo para RJ, RS (Porto Alegre e Caxias do Sul), MG (menos Uberlândia e Ituiutaba), ES, MS, MT, SE, AL, PE, RN, PB, CE (menos Fortaleza), PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, com Luis Roberto, Junior e Renato Marsiglia. PremiereFC 5, com Reinaldo Porto e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Anderson Daronco (RS) apita o jogo, auxiliado por Marcio Eustaquio Santiago (MG) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE).
Você sabia que...: Portuguesa e Flamengo só se enfrentaram três vezes na história do confronto fora do eixo Rio-São Paulo? No dia 10 de junho de 1953, o Rubro-Negro venceu por 2 a 0 no Estádio Durival de Britto, no Paraná, em torneio amistoso. Em 22 de setembro de 1996, em Juiz de Fora, pelo Brasileiro, os times ficaram no 0 a 0. E, em 2013, no primeiro turno, novo empate: 1 a 1, em Brasília, no Mané Garrincha, com direito a gol do goleiro Lauro nos acréscimos.
FLUMINENSE x VITÓRIA
Lutar por vaga na Libertadores virou uma constante na vida do Fluminense ultimamente. Porém, em 2013 o time dificilmente se aproximou do G-4 e sua verdadeira missão é afastar o rebaixamento. Quem sonha em disputar a competição sul-americana, algo inédito em sua história, é o Vitória. Seis pontos o separam do Botafogo, quarto colocado, com 50. O Tricolor, estacionado nos 36 pontos e há seis rodadas sem vitórias, pode até mesmo entrar na zona da degola nesta rodada.
Cartola FC: Após seis jogos sem vitórias, o Fluminense aposta em Rafael Sobis para quebrar o jejum. Artilheiro do time na temporada, ele retorna de suspensão. Apesar de custar C$ 21,67, é a melhor opção de escalação do Tricolor carioca. No Vitória, o lateral-esquerdo Juan se transformou em um jogador essencial para a equipe neste momento. Participativo, ele tem somado muitos pontos e tem a melhor média entre os 11 titulares que vão a campo: 4.68. Quem quiser contar com ele terá que desembolsar C$ 8.87.
Na TV: PremiereFC 1 e PFC HD, com Luiz Carlos Jr e Roger Flores.
Arbitragem: Fabricio Neves Correa (RS) apita o jogo, auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Flavio Gomes Barroca (RN).
Você sabia que...: O Fluminense não perde para o Vitória há dez anos (ou dez jogos). O último triunfo da equipe baiana ocorreu no Brasileirão 2003, no dia 7 de junho: 2 a 1 no Barradão. Dois gols de Nádson para o Rubro-Negro. Sorato descontou para o Flu. Nos últimos dez jogos entre as duas equipes, todos pelo Campeonato Brasileiro, o Tricolor obteve sete vitórias, e aconteceram outros três empates.
NÁUTICO x GOIÁS
O Náutico espera o tempo passar para confirmar seu iminente rebaixamento. Está 19 pontos atrás do Bahia, primeiro time fora da zona da degola. Chegou a ensaiar uma reação, mas perdeu seus últimos cinco jogos e só não foi goleado na derrota por 3 a 1 para o Botafogo. O Goiás vive momento inversamente proporcional. Soma quatro vitórias consecutivas, aplicou um contundente 3 a 0 no Atlético-PR na rodada passada e consolidou sua condição de postulante a uma vaga na Libertadores. Não apenas no Brasileiro, mas também na Copa do Brasil, depois de confirmar vaga na semifinal do torneio na última quinta-feira.
Cartola FC: Autor de quatro dos últimos seis gols do Náutico no Brasileirão, o atacante Maikon Leite é a melhor opção para quem quiser dar uma chance para algum jogador do lanterna do campeonato. O artilheiro do Timbu custa 13.13 cartoletas. No Goiás, quem terá a missão de parar o baixinho é o zagueiro Rodrigo. Ele é o segundo que mais rouba bolas no time (42 no total) e pode ser uma boa aposta para o confronto. O preço também agrada: sai por apenas C$ 8,39.
Na TV: PremiereFC 3, com Rembrandt Junior e Chiquinho.
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita o jogo, auxiliado por Neuza Ines Back (SC) e Edina Alves Batista (PR).
Você sabia que...: A maior invencibilidade entre os clubes no confronto direto é do Goiás? O Esmeraldino ficou 24 anos sem perder para o rival pela Série A, entre 1983 e 2007. Nesse período, foram oito jogos, seis vitórias e dois empates. O triunfo com mais gols marcados aconteceu em 1992. Túlio Maravilha marcou três nos 4 a 2.
CORITIBA x GRÊMIO
O Coritiba chega à 31ª rodada em nova condição. Agora se dedica exclusivamente ao Campeonato Brasileiro, já que foi eliminado na última quinta-feira da Copa Sul-Americana diante do Itagui, da Colômbia. E na competição nacional tenta confirmar a reação depois de vencer o líder Cruzeiro na rodada passada. Esse resultado, aliás, foi bom para seu adversário deste domingo, o Grêmio, que luta tanto pelo tri brasileiro quanto pelo penta na Copa do Brasil. Atualmente, o Tricolor gaúcho, com 53 pontos, está a nove do Cruzeiro.
Cartola FC: Mesmo sem fazer o gol desde a 21ª rodada, quando deixou sua marca no empate em 2 a 2 com o Bahia, o meia Alex segue com a melhor média do Coritiba no fantasy game: 6.66 pontos por partida. Mas quem não quiser pagar caro no camisa 10 (C$ 18.94), pode apostar no atacante Julio Cesar, que tem deixado sua marca com frequência quando inicia as partidas. Ele custa apenas C$ 7,71. Muito sólido da defesa, o Grêmio oferece boas opções na zaga. Rhodolfo comete poucas faltas (média de apenas uma por jogo) e aparece bem no jogo aéreo ofensivo. Custando C$ 11,48, é uma alternativa considerável.
Na TV: SporTV Rede (menos PR) e PremiereFC 2: Milton Leite e Beletti.
Arbitragem: Andre Luiz de Freitas Castro (GO) apita o jogo, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que...: O confronto entre Coritiba e Grêmio na capital paranaense é bastante equilibrado? Em 20 jogos na capital paranaense, cada equipe venceu oito vezes e houve quatro empates, com 26 gols marcados pelo Coxa e 23 pelo Tricolor gaúcho.
Comentários
Postar um comentário