Dois anos depois, Brasil e Rússia se encontram em nova decisão do GP

Finalistas da última edição da competição, em 2011, times decidem título neste domingo, às 10h, em Maringá (PR). Russos apontam favoritismo brasileiro

Por Direto de Maringá, PR
3 comentários
Dois anos e quatro dias se passaram, e o filme volta a se repetir. Em cartaz, Brasil x Rússia, em mais uma final de Grand Prix. No dia 23 de outubro de 2011, em Manaus, as duas seleçõesdecidiram o título da sétima edição da competição. Neste domingo, às 10h, no ginásio Chico Neto, em Maringá (PR), novo reencontro na disputa do oitavo troféu do torneio. Dono de seis títulos, o Brasil vai em busca do hepta, enquanto a Rússia busca a sua primeira conquista. A TV Globo transmite a grande final ao vivo.
Falcão Rodrigo Brasil Argentina Grand Prix Futsal (Foto: Zerosa Filho/CBFS)O Brasil, de Falcão e Rodrigo, decide mais um título contra a Rússia (Foto: Zerosa Filho/CBFS)
Muita coisa se passou com as duas seleções desde o duelo em Manaus, vencido pelos brasileiros na prorrogação. Os russos disputaram a Eurocopa (Europeu de Futsal) na sequência e amargaram mais um vice-campeonato, perdendo para a Espanha na final. Em novembro de 2012, na Tailândia, novo revés decisivo para os espanhóis, desta vez nas quartas de final.
O Brasil, por sua vez, saboreou a glória maior do futsal no mesmo ano. Em decisão memorável contra os espanhóis, em novembro de 2012, a seleção canarinho derrotou os arquirrivais por 3 a 2, com o gol do título sendo marcado pelo fixo Neto, na prorrogação. Contudo, a temporada passada não foi perfeita para o selecionado verde e amarelo. Sete meses antes, nas Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial, em Gramado (RS), o time ficou de fora da decisão ao ser derrotado pelo Paraguai na semifinal.
As seleções vêm com algumas modificações em relação à última final do Grand Prix. Na comissão técnica brasileira, quem dá os comandos é o técnico Ney Pereira, contratado no início deste ano, em substituição a Marcos Sorato. Pelo lado da Rússia, a ausência mais sentida é a do pivô Pula. Brasileiro naturalizado russo, ele não foi convocado para a competição devido a uma lesão no olho.
Cirilo Rússia Grand Prix futsal (Foto: Flávio Moraes/Divulgação)O brasileiro Cirilo (11) é um dos principais jogadores da Rússia (Foto: Flávio Moraes/Divulgação)
Um dos remanescentes da final de 2011 é o pivô Cirilo, um dos cinco atletas nascidos no Brasil da atual seleção russa. Morando no país euro-asiático há 11 anos, ele relembra do encontro em Manaus, decidido com um gol antológico de Falcão na prorrogação.
- Ali brilhou a estrela do Falcão, ele sempre dá um pouco de sorte nas decisões, coisa que eu acho que Deus deu para ele. Estávamos fazendo uma partida perfeita até levar aquele gol - destacou.
Sobre o jogo deste domingo, Cirilo aponta um leve favoritismo para o Brasil, embora afirme que a sua seleção tenha totais condições de sair de quadra campeã.
- É a final que todo mundo quer ver. Está em aberto. O Brasil está jogando em casa, mas a Rússia tem totais condições de tirar esse título do Brasil. Eles são os favoritos por estarem jogando em casa e serem os atuais campeões mundiais - comentou.
Ney Pereira Brasil Japão Grand prix (Foto: Zerosa Filho/CBFS)O técnico Ney Pereira prevê dificuldades na final deste domingo (Foto: Zerosa Filho/CBFS)
Pelo lado brasileiro, o clima também é de confiança, embora o técnico Ney Pereira acredite em uma partida decidida nos mínimos detalhes.
- A Rússia tem uma qualidade muito grande. Por terem quatro brasileiros no time, eles têm uma visão de futsal parecida com a nossa. O jogo só se tornará fácil se as coisas tenderem para o nosso lado. Se for 1 a 0 para a gente, estará ótimo - opinou.
Confira o histórico de todas as edições do Grand Prix:
2005 - Sede: Brusque (SC) - Campeão: Brasil - Vice: Colômbia
2006 - Sede: Caxias do Sul (RS) - Campeão: Brasil - Vice: Itália
2007 - Sedes: Lages, Joinville e Jaraguá do Sul (SC) - Campeão: Brasil - Vice: Irã
2008 - Sede: Fortaleza (CE) - Campeão: Brasil - Vice: Argentina
2009 - Sedes: Anápolis e Goiânia (GO) - Campeão: Brasil - Vice: Irã
2010 - Sede: Anápolis (GO) - Campeão: Espanha - Vice: Brasil
2011 - Sede: Manaus (AM) - Campeão: Brasil - Vice: Rússia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real