Brasil tem trabalho, mas bate o Japão nos pênaltis na estreia do Mundialito

Após falhar feio, goleiro Mão se redime com gol no tempo regulamentar e duas
defesas de pênalti na vitória do Brasil sobre os asiáticos em Santos: 4 (2) x (1) 4

O Brasil teve muito trabalho na estreia do Mundialito de futebol de areia, na tarde desta sexta-feira, em Santos. Diante do Japão, freguês histórico, a seleção verde e amarela cometeu falhas e chegou a ficar atrás do placar em boa parte do jogo. Um gol salvador de Catarino nos últimos minutos e duas defesas do goleiro Mão nas cobranças de pênalti evitaram a primeira derrota brasileira para os asiáticos na história: vitória do Brasil por 2 a 1 nos tiros livres após empate em 4 a 4 no tempo regulamentar e na prorrogação.
Goleiro Mão falhou feio, mas se redimiu com gol e duas defesas de pênalti (Foto: Marcello Zambrana / DGW)Goleiro Mão falhou feio, mas se redimiu com gol e duas defesas de pênalti (Foto: Marcello Zambrana / DGW)


Com o resultado, o Brasil somou dois pontos e está em segundo lugar na tabela do torneio, que tem a Itália na liderança, com três pontos, após a vitória por 4 a 0 sobre o México. Neste sábado, será a vez dos brasileiros enfrentarem os mexicanos, às 9h30, com transmissão do SporTV. O time encerra a participação no domingo, contra os italianos, às 10h (horários de Brasília) - transmissão ao vivo da TV Globo dentro do Esporte Espetacular. Pelo regulamento do Mundialito, fica com o título a seleção que somar mais pontos nas três rodadas: vitória no tempo normal vale três, na prorrogação ou nos pênaltis vale dois, e derrota vale um ponto.
O jogo
Liderado pelo capitão Ozu, brasileiro naturalizado, o time japonês deu trabalho para o Brasil desde o início do jogo. Ainda assim, a seleção verde e amarela foi melhor no primeiro período e abriu o placar a dois minutos do intervalo, com Bruno Xavier em cobrança de falta. O Japão continuou jogando bem e, após algumas chegadas perigosas, deixou tudo igual na metade do segundo período, com Iso desviando de cabeça chute do goleiro Terukina. 
Marcinho trouxe um alívio para o Brasil no início do terceiro período, com bonito gol anotado após bom passe de Bruno Xavier na área. Mas a torcida teve pouco para comemorar em Santos. Logo na sequência, Ozu arriscou de muito longe, o goleiro Mão falhou feio e o placar voltou a ficar empatado. Não demorou e veio a virada japonesa. Goto, em cobrança de falta frontal, colocou a seleção asiática na frente pela primeira vez: 3 a 2.
Datinha tenta o chute num dos bons lances da partida em Santos  (Foto: Marcello Zambrana / DGW)Datinha tenta o chute num dos bons lances da partida em Santos (Foto: Marcello Zambrana / DGW)
Pressionada, a seleção brasileira partiu com tudo ao ataque e voltou a empatar o jogo: Mão se redimiu da falha anterior e marcou para o Brasil em chute certeiro de longe. Mas os japoneses assumiram a frente novamente em outra infelicidade da defesa brasileira. Akaguma fez jogada pela direita e bateu cruzado, a bola acertou o rosto de Bokinha e entrou.

A pouco mais de três minutos do fim, Catarino livrou a seleção brasileira da derrota. Após receber boa bola na esquerda, bateu firme cruzado, vencendo o goleiro Terukina: 4 a 4. O Brasil ainda teve duas boas chances anotar o gol da vitória, desperdiçadas por Datinha.
O empate no fim fez o Brasil crescer e dominar a prorrogação. Porém, o ataque verde e amarelo parou no goleiro Terukina. A decisão então foi para as cobranças de pênalti, e o goleiro Mão voltou a ser decisivo, pegando as cobranças de Ozu e Tabata. Mauricinho também errou pelo lado brasileiro, mas Bruno Xavier converteu a última e garantiu a vitória do Brasil: 4 a 2.
- Esperávamos um jogo difícil contra o Japão. Seleção que vem se fortalecendo a cada ano. Falhei ali no gol do Japão, claro. Mas o Brasil mostrou sua força, mostrou que vem evoluindo, fazendo bom trabalho. É dar continuidade e vamos ter outros dois jogos duros contra México e Itália - avaliou o goleiro Mão ao fim da partida. 
O Mundialito é um dos torneios de preparação do Brasil para as Eliminatórias da Copa do Mundo, que serão realizadas em fevereiro de 2017, no Paraguai. O Mundial está marcado para maio, nas Bahamas.

Tabela e resultados do Mundialito:
*horários de Brasília
Sexta-feira, dia 21México 0 x 4 Itália
Brasil 4 (4) x (2) 4 Japão
Sábado, dia 22
9h30 - Brasil x México (transmissão do SporTV)
10h45 - Itália x Japão (transmissão do SporTV)
Domingo, dia 238h50 - México x Japão
10h - Brasil x Itália (transmissão da TV Globo) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo