Semana irá mesclar confrontos de três competições
O Brasileirão terá as duas próximas rodadas disputadas somente nos finais de semana. Porém para aqueles clubes que disputam paralelamente a Copa do Brasil e a Copa Sul-americana essa “folga” não existirá, pois teremos no meio da semana confrontos dessas duas competições.
Brasileirão
Apenas nove times que disputam o Campeonato Brasileiro, serão privilegiados, pois terão a tão sonhada semana de treinamento para que os técnicos possam corrigir os erros e ajustar o esquema de jogo das equipes. Corinthians, Atlético Mineiro, Flamengo, Ponte Preta, Cruzeiro, Coritiba, Avaí, Goiás e Joinville disputam somente o campeonato nacional, por isso terão este período para focar nos confrontos que acontecerão no sábado e no domingo.
Dentre os primeiros da tabela de classificação, Corinthians, Atlético e Flamengo estão em situação confortável, pois terão partidas, teoricamente, não complicadas, com equipes que figuram na zona de rebaixamento.
O Corinthians enfrentará o Figueirense que costuma endurecer a situação para os adversários quando joga em casa, porém a equipe catarinense, provavelmente, estará mais cansada devido a sequência de jogos, pois enfrentará o Santos no meio da semana pela Copa do Brasil.
O Atlético jogará contra o Joinville que está na última colocação do Campeonato Brasileiro, tentando desesperadamente uma recuperação, mas parece ter perdido a regularidade que demonstrou nos primeiros jogos com o técnico P.C. Gusmão.
O Flamengo pegará o Vasco que vem apresentando pequena ascensão no Brasileirão, pois após um longo período como lanterninha, subiu uma posição na tabela. O Flamengo que perdeu duas partidas seguidas no campeonato nacional, deverá se armar para o clássico a fim de permanecer na briga por uma vaga no G4.
Do total de times que disputam o Brasileirão, 55% deles terão compromissos no meio da semana e, portanto além de não terem a semana livre para treinar, ainda terão que virar a chave para disputar outra competição.
Copa Sul-americana
Nesta condição, teremos pela Copa Sul-americana a Chapecoense jogando em Assunção, no Paraguai contra o Libertad e o Sport que provavelmente estará estreando seu novo técnico, Paulo Roberto Falcão, enfrentando o Huracán da Argentina.
Ainda, pela Copa Sul-americana, o único confronto puramente brasileiro ficará por conta de Atlético Paranaense e Brasília. Brasília é uma equipe que disputa a quarta divisão do futebol brasileiro que conquistou essa vaga vencendo a Copa Verde de 2014, torneio que reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O Atlético tem leve favoritismo apesar de viver altos e baixos na temporada.
Copa do Brasil
Pela Copa do Brasil teremos os confrontos entre São Paulo X Vasco, Figueirense X Santos, Internacional X Palmeiras e Fluminense X Grêmio, que se repetem na próxima semana com mando de campo invertido.
O São Paulo deverá endurecer contra o Vasco. Para ambos, a Copa do Brasil é o caminho mais curto para chegar a Libertadores de 2016. Este confronto beira a dramaticidade, pois as duas equipes tem chances de salvar a campanha de um ano de trabalho irregular.
O Santos, que após a chegada de Dorival Junior, teve uma ótima sequência de 13 vitórias que o tirou da zona de rebaixamento do Brasileirão para brigar nas imediações do G4, fará de tudo para chegar na semifinal vencendo o Figueirense. Não podemos desprezar o fato de que foi a equipe santista que eliminou o Corinthians desta competição mostrando domínio e segurança sobre o adversário.
O Palmeiras joga em Porto Alegre contra o Internacional que vem readquirindo a identidade sob o comando de Argel, mas ainda sem regularidade, pois venceu o líder Corinthians e não passou do empate com o Figueirense, que está na zona de rebaixamento. De qualquer modo, o Palmeiras que está motivado por ter adentrado no G4 do Brasileirão, terá pela frente um osso duro de roer.
O Grêmio que está em terceiro lugar no Brasileirão, provavelmente não terá grandes dificuldades contra o Fluminense mesmo jogando no Maracanã, pois as duas equipes vivem momentos opostos de rendimento na temporada. A equipe carioca que vem de sete derrotas seguidas no campeonato nacional, ainda está amadurecendo o esquema de jogo do recém-contratado treinador Eduardo Baptista, ex-Sport.
Acredito que os times que souberem dosar melhor as suas forças, conseguirão sair, sem muitos prejuízos, dessa sequência de jogos tão desgastante.
Comentários
Postar um comentário