Guia do Sul-Mato-Grossense: principal novidade é a volta do estádio Morenão

Enquanto a fórmula de disputa permanece a mesma dos últimos anos, a reabertura do principal estádio de MS após quase três anos mexe com ânimo de clubes e torcedores

Header_CAMPEONATO_SUL-MATO-GROSSENSE (Foto: Infoesporte)
Uma novela de quase três anos chegou ao fim. O Morenão, principal estádio de Mato Grosso do Sul, finalmente reabrirá as portas para o futebol profissional. O local recebeu melhorias nas arquibancadas e no gramado para ser a casa dos clubes de Campo Grande. A reabertura do Morenão é a principal novidade do Campeonato Sul-Mato-Grossense 2017, que mantém a fórmula dos últimos anos. A disputa começa neste fim de semana e vai até o dia 30 de abril.
Arquibancadas cobertas do estádio Morenão (Foto: Hélder Rafael)Arquibancadas cobertas do estádio Morenão (Foto: Hélder Rafael)
O Sete de Dourados é o atual campeão estadual e vai em busca do bicampeonato. A primeira divisão contará com o retorno do Urso à elite depois de três temporadas e com a estreia do União ABC, caçula dentre os 12 times. Além do título, as equipes lutam por vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa Verde 2018. 
Entre os campeões, o Operário é o maior vencedor com 10 títulos, seguido por Comercial (9), Serc e Águia Negra (2), Corumbaense, Naviraiense, Sete de Dourados e Ivinhema (1). Assim como faz desde 2011, o GloboEsporte.com faz a cobertura completa da competição.
Veja como as equipes chegam ao Campeonato Sul-Mato-Grossense: 
Escudo Águia Negra (Foto: Reprodução)Águia Negra
ÁGUIA NEGRA
O rubro-negro de Rio Brilhante montou uma equipe modesta, mas competitiva. Vários jogadores que vestiram a camisa do Águia em temporadas passadas estão de volta, como o meia Alex Farias, o volante Ci e o meia Leandro Branco. A esperança está no ataque: Guilherme, duas vezes artilheiro do Estadual (2014 e 2016), é outro que retornou a Rio Brilhante. A equipe será comandada por Tininho, auxiliado por Virgílio Ferreira. 
Títulos estaduais: dois (2007 e 2012)
Estádio: Ninho da Águia
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 4º colocado
Escudo Comercial-MS (Foto: Reprodução)Comercial-MS
COMERCIAL
Seguramente uma das quatro equipes candidatas a chegar à final em 2017. O Colorado investiu pesado na montagem do elenco para encarar três competições este ano e trouxe um comandante renomado: Márcio Bittencourt, ex-jogador e técnico do Corinthians. O grupo de jogadores tem várias caras novas no futebol sul-mato-grossense, como os meias Glauber e Rodrigo Ost, o zagueiro Fernando e o atacante Lucas Cassiano. O goleiro Martins, em seu quarto ano com a camisa colorada, terá a companhia do jovem Zé Augusto e da revelação Aranha.
Títulos estaduais: nove (1982, 1985, 1987, 1993, 1994, 2000, 2001, 2010, 2015)
Estádio: Morenão 
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 1º colocado
Escudo Corumbaense (Foto: Reprodução)Corumbaense
CORUMBAENSE
Outro time credenciado a estar entre os semifinalistas este ano. Novamente sob o comando de Nei César, técnico que levou o Carijó da Avenida a estar entre os quatro melhores no ano passado, o clube também trouxe reforços de peso. Nomes como Careca, artilheiro do Estadual 2013 com 19 gols, e Tiaguinho, atacante sul-mato-grossense que atuava no futebol da Croácia, vão vestir o manto alvinegro. O Corumbaense foi um dos clubes que começou a pré-temporada mais cedo, ainda em dezembro.
Títulos estaduais: um (1984)
Estádio: Arthur Marinho
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 11º colocado
Escudo Costa Rica-MS (Foto: Reprodução)Costa Rica-MS
COSTA RICA
A Cobra do Norte costuma dar trabalho aos adversários no Estadual, e este ano não será diferente. O time tem na casamata o experiente treinador Márcio Máximo, com passagens pelas categorias de base da seleção brasileira. O elenco está bastante renovado em relação à temporada passada, mas o volante Valtinho e o meia Diego Carioca permaneceram.
Títulos estaduais: nenhum
Estádio: Laertão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 9º colocado
Escudo Ivinhema (Foto: Reprodução)Ivinhema
IVINHEMA
O Azulão do Vale sofreu com falta de dinheiro para montar o elenco e quase desistiu de disputar o Campeonato Sul-Mato-Grossense. Empresários apareceram para ajudar o clube na última hora, e o clube voltou atrás da decisão de abandonar o Estadual. O grupo foi construído às pressas e conta com nomes como os goleiros Gelson e Vitor, o zagueiro Abdala, o meia Dudé e o atacante Douglas. No comando está o treinador Nilton Bola, que durante anos trabalhou como auxiliar no Azulão.
Títulos estaduais: um (2008)
Estádio: Saraivão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 3º colocado
Escudo Naviraiense (Foto: Reprodução)Naviraiense
NAVIRAIENSE
Assim como o Ivinhema, o Naviraiense esteve à beira da desistência do Estadual por falta de dinheiro. E tal qual o Azulão, foi salvo nos últimos instantes por um patrocinador. Passada a tormenta, o Naviraiense voltou suas atenções para a formatação do grupo. Chamou o jovem treinador Rony Aguilar, que estava no futebol catarinense, e trouxe várias caras novas. Os zagueiros Júnior Carvalho e Leandro Mancha, o meia Marcelo Andrade e o atacante Ícaro atuarão pela primeira vez no futebol sul-mato-grossense.
Títulos estaduais: um (2009)
Estádio: Virotão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 5º colocado
Escudo Novo Futebol Clube (Foto: Reprodução)Novo
NOVO
Ano novo, identidade nova. A partir de 2017, o clube quer ser conhecido apenas como Novo. A mudança é para se afastar da imagem do Operário, time no qual se inspirou. Até as cores no uniforme mudaram: o preto deu lugar ao verde. O treinador Mauro Marino, conhecido por levar times de base à Copa São Paulo de futebol júnior, terá o desafio de fazer o Novo chegar mais longe nesse estadual. No elenco, vários jogadores campeões pelo Comercial em 2015, como o volante Léo Colman e o meia-atacante Matheus Dulcídio. 
Títulos estaduais: nenhum
Estádio: Jacques da Luz
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 7º colocado
Escudo Operário (Foto: Reprodução)Operário
OPERÁRIO
Um dos quatro fortes candidatos a chegar à semifinal, o Galo repatriou diversos atletas que se destacaram no ano passado, como o goleiro França, o atacante Rodrigo Gral, o lateral Luiz Jorge e o meia Leandro Diniz. Contratou ainda campeões pelo Sete de Dourados, como o volante Eduardo Arroz e o zagueiro Bruno. O elenco é regido pelo técnico Celso Rodrigues, que tem no currículo a experiência de comandar a Chapecoense na Série A do Brasileirão em 2014. 
Títulos estaduais: dez (1979, 1980, 1981, 1983, 1986, 1988, 1989, 1991, 1996, 1997)
Estádio: Morenão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 16º colocado
Escudo Serc (Foto: Reprodução)Serc
SERC
Até o fechamento desta reportagem, o presidente João Félix Boteselle não havia anunciado oficialmente quem são os jogadores nem a comissão técnica para o Estadual. Com dificuldades financeiras ao longo da pré-temporada, o clube cogitou desistir do campeonato. Mas isso não impediu o time de Chapadão do Sul de iniciar as atividades. Pelo menos 30 atletas se apresentaram à Serc para treinamentos, sob o comando de Odirley Lage, ex-zagueiro que no ano passado trabalhou como auxiliar. No último fim de semana, o time fez até um amistoso.
Títulos estaduais: dois (1995 e 2003)
Estádio: da Serc
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 10º colocado
Escudo Sete de Dourados (Foto: Reprodução)Sete de Dourados
SETE DE DOURADOS
Um dos quatro candidatos a chegar mais longe nesse Estadual, o atual campeão terá um investimento menor do que no ano passado. Perdeu peças importantes para outros clubes, como o volante Eduardo Arroz (Operário) e o atacante Guilherme (Águia Negra). Em contrapartida, foi ao mercado e contratou jogadores experientes, como o atacante Léo Souza, o goleiro Alan Tobias e o volante Guinha. Tem até argentino no elenco: o atacante Mariano Cusano. O Sete terá outras três competições para disputar este ano além do Estadual - Copa Verde, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão.
Títulos estaduais: um (2016)
Estádio: Douradão
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 2º colocado
Escudo União ABC (Foto: Reprodução)União ABC
UNIÃO ABC
Clube mais jovem e fazendo sua estreia na elite do futebol sul-mato-grossense, o União ABC quer provar que não veio apenas para fazer número. A diretoria apostou suas fichas no técnico Robert, ex-meia campeão pelo Santos na década de 2000. O grupo de jogadores é bastante jovem, e vários deles são remanescentes da campanha de acesso da segundona, disputada em dezembro. É franco-atirador em um grupo com equipes tradicionais, como a dupla Comerário.
Títulos estaduais: nenhum
Estádio: Jacques da Luz
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: não possui
Escudo Urso (Foto: Reprodução)Urso
URSO
O campeão da Série B volta à primeira divisão depois de três anos. Fazendo um trabalho humilde desde a queda, em 2014, o time de Mundo Novo buscou jogadores da região e provou que é possível chegar longe com poucos recursos. A aposta caseira se reflete também na comissão técnica. Jandaia Caetano acumulará novamente as funções de meio-campista e treinador. Roger Paranhos, Rancharia, Leto, Juvenil e Léo Silva, todos destaques da campanha do título da segundona, permanecem no elenco.
Títulos estaduais: nenhum
Estádio: Toca do Urso
Ranking Estadual de Clubes do GloboEsporte.com: 17º colocado
REGULAMENTO
A fórmula de disputa será a mesma das últimas temporadas: os 12 times se dividem em dois grupos na primeira fase. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, enquanto os lanternas são rebaixados. Quartas de final, semifinais e final serão disputadas em jogos de ida e volta.

A rodada de abertura será nos dias 28 e 29 de janeiro, e 1º de fevereiro. As finais estão marcadas para os dias 23 e 30 de abril.

Os dois finalistas do Sul-Mato-Grossense garantem vagas na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série D de 2018. Já o terceiro e quarto colocados (semifinalistas) disputam uma vaga na Copa Verde de 2018. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo