Foco na Libertadores x Carioca: com início ruim, Bota tem 2014 de exemplo

Com dois tropeços em dois jogos, Alvinegro começa abaixo de sua pior campanha no estadual e se complica na Taça GB. Jair deve seguir poupando titulares contra Macaé

Foram apenas dois jogos, tem adversário que ainda sequer estreou, mas o Botafogo já pode se considerar em situação delicada na Taça Guanabara e ligar o sinal de alerta. Priorizando a Libertadores, o Alvinegro se vê em maus lençóis no estadual com somente um ponto em seis disputados. Explica-se: no novo formato da competição em 2017, são apenas cinco partidas antes da semifinal. Se Madureira – neste domingo contra o Macaé – e Flamengo – quarta-feira também diante do Macaé – ganharem, o time de Jair Ventura correrá o risco de já ficar sem qualquer chance de classificação no primeiro turno se não vencer na próxima rodada.
Camilo, Botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)Camilo foi o único titular em campo ao lado de Gatito Fernández contra o Nova Iguaçu (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)
Pelo fato de torcedores, diretoria, comissão técnica e jogadores priorizarem a Libertadores, os tropeços no início do Carioca, por ora, não afetam o planejamento. Porém, diante deste cenário, é impossível o alvinegro não se recordar de 2014, até para servir como exemplo. No último ano em que disputou o torneio continental e concentrou todas as forças nele, fez sua pior campanha na história do estadual jogando a maioria das vezes com um time alternativo, teve 37,7% de aproveitamento e terminou em nono lugar na classificação geral.
Nesse ano, a largada alvinegra é ainda pior. Com a derrota por 2 a 0 na estreia para o Madureira, e o empate por 1 a 1 com o Nova Iguaçu no último sábado, o Botafogo soma apenas um ponto. Em 2014, nas duas primeiras rodadas, a equipe empatou com Resende e Bangu e tinha dois à esta altura da competição, sendo ambas as partidas com time reserva. A estratégia deu certo na Pré-Libertadores: com os titulares, a equipe então dirigida por Eduardo Hungaro perdeu só por 1 a 0 do Deportivo Quito no Equador e goleou por 4 a 0 no Rio de Janeiro. Porém, sucumbiu na fase de grupos em uma chave com Unión Espanhola, San Lorenzo e Independiente del Valle.
– Temos um planejamento desde o ano passado, quando conseguimos a classificação. Tivemos um resultado ruim na estreia em virtude da parte física. Não poderíamos mudar o planejamento. Claro que queríamos ganhar... A torcida tem todo o direito de não gostar. Eu também não gostei. Mas sabemos que nosso maior objetivo é na quarta. Cumprimos a programação. Quarta-feira é guerra – disse Jair, referindo-se à estreia na Libertadores, contra o Colo-Colo, no Nilton Santos.
Jogos do Botafogo no Carioca de 2014:
Resende 1 x 1 Botafogo (Raulino de Oliveira) - reserva
Botafogo 0 x 0 Bangu (São Januário) - reserva
Botafogo 2 x 1 Madureira (São Januário) - titular
Cabofriense 2 x 1 Botafogo (Moacyrzão) - reserva
Vasco 1 x 0 Botafogo (Maracanã) - reserva
Botafogo 2 x 0 Bonsucesso (Moça Bonita) - reserva
Botafogo 0 x 1 Friburguense (Moça Bonita) - reserva
Duque de Caxias 1 x 2 Botafogo (Raulino de Oliveira - titular
Botafogo 1 x 1 Volta Redonda (Maracanã) - titular
Fluminense 0 x 3 Botafogo (Maracanã) - reserva
Botafogo 0 x 2 Macaé (Moça Bonita) - reserva
Audax 2 x 2 Botafogo (Moça Bonita) - titular
Botafogo 0 x 2 Flamengo (Maracanã) - reserva (esgotou as chances de classificação)
Boavista 2 x 1 Botafogo (Moacyrzão) - reserva
Botafogo 1 x 1 Nova Iguaçu (Moça Bonita) - reserva
Boavista comemoração jogo Botafogo (Foto: Antonio Carlos / Agência Estado)Em 2014, Botafogo perdeu seis partidas, empatou cinco e fez seu pior Carioca (Foto: Antonio Carlos / Agência Estado)
Por mais que torcedores também priorizem a Libertadores, os tropeços no Carioca incomodam. A ponto de alvinegros vaiarem o time nos minutos finais do empate em casa no último sábado. Com a atenção voltada toda para a Libertadores, a tendência é que um time inteiro reserva seja escalado no próximo sábado, contra o Macaé no Nilton Santos, uma vez que a delegação viajará para o Chile com antecedência para o segundo e decisivo duelo da Pré-Libertadores.
– Não só eles (torcedores), a gente também não está satisfeito. Empatar em casa não é o que esperávamos. Mas vamos lá, quarta-feira vai ser o grande jogo – admitiu Dudu Cearense.

No retorno do Chile, o adversário será o Flamengo. O Botafogo planeja contar com os titulares no clássico. Até por isso, conseguiu adiar a partida de 11 para 12 de fevereiro, tendo assim a possibilidade de contar com sua força máxima. O duelo será no Estádio Nilton Santos. E na rodada final da Taça Guanabara, o Alvinegro enfrenta o Boavista, no dia 19 de fevereiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo