Guia do Maranhense 2017: semifinal em jogo único e equipes renovadas

Campeão e vice garantem vagas nas Copas do Nordeste e do Brasil de 2018.
Competição vale uma vaga também para a Série D da próxima temporada

Header_CAMPEONATO_MARANHENSE (Foto: Infoesporte)
O Campeonato Maranhense 2017 começa neste fim de semana com três jogos no sábado e um no domingo. A competição tem oito times que representam as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Barra do Corda, Imperatriz e Santa Quitéria. A capital tem quatro times. O atual campeão é o Moto Club. Além do time Rubro-Negro, estão em busca do título Sampaio, Maranhão, Cordino, São José, Imperatriz, Americano e Santa Quitéria.
Jogadores do Moto festejam título do Maranhense 2016 (Foto: De Jesus / O Estado)Moto Club é o atual campeão maranhense (Foto: De Jesus / O Estado)
A fórmula de disputa de 2016 será repetida em 2017, com dois turnos. O primeiro é disputado com jogos de ida e volta na primeira fase, enquanto o returno terá apenas confrontos únicos na etapa de classificação. Apenas um time é rebaixado. Campeão e vice garantem vagas nas copas do Nordeste e do Brasil de 2018. A competição vale uma vaga também para a Série D da próxima temporada.
Header_MOTO-CLUB_690 (Foto: Arte Esporte)


Moto Club se apresenta no CT Pereira dos Santos para temporada 2017 (Foto: Flora Dolores / O Estado do MA)Nova formação do Moto para 2017 (Foto: Flora Dolores / O Estado do MA)
Atual campeão do estado, o Rubro-Negro maranhense mudou bastante seu elenco. Os jogadores do time titular remanescentes de 2016 são apenas três. A comissão técnica em sua maioria foi mantida. Houve também troca na direção do clube. Para este Campeonato Maranhense, o objetivo é bem claro dos motenses, buscar o bicampeonato e chegar a 26ª conquista estadual na temporada que comemora 80 anos de fundação. O treinador Ruy Scarpino montou uma nova formação titular e conta apenas com Wanderson, Chico Bala e Felipe Dias dos titulares do ano passado. Todos os outros são novidades. Para este primeiro jogo, contra o Cordino, em Barra do Corda, o time não conta com Curuca e Diego Renan, que renovaram seus contratos com o clube. Eles estão em tratamento no departamento médico. O atacante Júnior Juazeiro, uma das novidades para o ano, também se recupera no DM de uma contusão muscular. Das novidades, o Moto tem Esdras, Diego Teles e Toni Galego no meio-campo, Valdanes e Eduardo no ataque. Eles se destacaram jogando por times da Série D e enfrentaram o próprio Moto.
Time base: Raphael Barrios; Tote, Ozéia, Wanderson e Chico Bala. Felipe Dias, Diego Teles, Esdras e Toni Galego; Valdanes e Mateus.
Estádio: Castelão, em São Luís.
Header_SAMPAIO-CORREA_690 (Foto: Arte Esporte)
Técnico Vinícius Saldanha diz que agora é hora de pontuações e ajustes no time tricolor (Foto: Sampaio /  Divulgação)Vinícius Saldanha comanda o Sampaio na temporada 2017 (Foto: Sampaio / Divulgação)
Detentor da hegemonia da história do Campeonato Maranhense (32 títulos), o Sampaio amarga um jejum nas últimas duas temporadas. Apesar de ter chegado as duas últimas decisões da competição, o Tricolor não consegue levantar o caneco do Estadual desde 2014. Diferentemente das últimas temporadas, o Tricolor chega a competição apostando em uma folha bem mais enxuta e, com o rebaixamento à Série C, a aposta tem sido por jogadores da região. No próprio comando técnico, a escolha foi pela efetivação do treinador da base, o maranhense Vinícius Saldanha. Poucos jogadores da temporada passada permaneceram, os que ficaram acabaram se tornando as principais esperanças do clube como o meia Hiltinho, que começa a temporada lesionado, e os atacantes Henrique e Fernandinho. Das novas contrações, destaque para o zagueiro Artur Sanches, que se notabilizou no futebol carioca. A pré-temporada do Tricolor foi iniciada no dia 19 de dezembro.
Time base: Jean; Artur, Breno, Arthur Sanches e Esquerdinha; Otávio, Valderrama e Ruhan; Fernandinho, Henrique e Carlos Alberto.
Estádio: Castelão, em São Luís.
Header_Maranhão_690 (Foto: Arte Esporte)
Treinador do MAC já vem realizado pré-temporada com o grupo atleticano desde o começo da semana (Foto: Divulgação /  MAC)Cleibson Ferreira estreia no futebol maranhense comandando o MAC (Foto: Divulgação / MAC)
O Maranhão chega para o Campeonato Maranhense de 2017 após uma profunda reformulação do elenco. Além dos jogadores, novidade no banco de reservas com a chegada do técnico Cleibson Ferreira, que acumula várias passagens por equipes menores do Nordeste e nas últimas temporadas comandou o Atlético-PB, Miguelense e Pesqueira. O destaque do time é o atacante Gileard, de 20 anos. Revelação do Estadual em 2016 e com breve passagem pela Portuguesa, o jogador retorna ao time atleticano e é um dos titulares do Quadricolor na busca pelo 16º título do Estadual.
Time base: O time titular escalado foi composto com Alencar Baú; Índio,Yuri, Célio e Leandro; Sandro, Rafael, Mauricio e Cléber (Gileard); Naôh e Junior Pirambu.
Estádio: Castelão, em São Luís.
Header_Cordino_690 (Foto: Arte Esporte)
Ulisses marcou 62,5% dos gols do Cordino no Maranhense e é dúvida para semifinal (Foto: Bruno Alves)Ulisses continua no Cordino como principal jogador do time de Barra do Corda (Foto: Bruno Alves)
Há seis anos disputando o Campeonato Maranhense, o Cordino mantém a identificação com um elenco montado predominantemente com jogadores da região, mas com um investimento um pouco maior. Dentre as caras novas estão o goleiro Eduardo Alves, o zagueiro Rodolfo e o meia Marcus Vinícius. O atacante Ulisses, maior artilheiro da história do Cordino, com 62 gols marcados desde 2012, segue como o destaque do time. Na beira do campo, Marlon Cutrim será o responsável por comandar a Onça de Barra do Corda. Ulisses continua no time. Por duas vezes ele já foi o artilheiro do Campeonato Maranhense vestindo a camisa do time de Barra do Corda. Na edição de 2016, o meia-atacante marcou 13 gols.
Time base: Eduardo Alves; Michel, Bruno, Ferreira e Jefferson; Júnior Negão, Alisson,  André e Ulisses; Rone e Léo.
Estádio: Leandrão, em Barra do Corda.
Header SAO JOSÉ-MA (Foto: infoesporte)


Técnico Paulinho Kobayashi em visita a redação do GloboEsporte.com (Foto: Afonso Diniz /  GloboEsporte.com)Paulinho Kobayashi é o treinador do São José para o Estadual (Foto: Afonso Diniz / GloboEsporte.com)

O São José foi o quinto colocado na edição de 2016 do Campeonato Maranhense. Agora, o investimento busca resultados melhores. A diretoria contratou o treinador Paulinho Kobayashi e começou a pré-temporada ainda em dezembro. A formação básica é de jogadores maranhenses, reforçada com atletas de outros estados. No meio-campo, jogadores que pretendem voltar a ganhar destaque como o meia Ítalo, ex-Moto, e Erlon, ex-Bacabal. A grande aposta da vez é o atacante Klismann, que tentou seguir carreira no Moto, Sampaio e Maranhão, mas acabou sendo dispensado. Em 2016, o atacante teve boa atuação já no São José e deve ganhar mais espaço em 2017.
Time base: Gustavo; Tatu, Ramón, Lucas e Cleiton; Ribamar, Gualberto, Kléo e Ítalo; Klisman e William.
Estádio: Castelão, em São Luís-MA.
Header_Imperatriz_690 (Foto: Arte Esporte)

Goleiro Rodrigo Ramos diz que não é normal a série de derrotas (Foto: Afonso Diniz)Rodrigo Ramos está de volta ao Imperatriz e lidera o grupo do Cavalo de Aço (Foto: Afonso Diniz)
Único time do interior do Maranhão a conquistar o Estadual por duas vezes, o Imperatriz chega no Campeonato Maranhense como principal nome fora da capital na disputa pelo título. O último título do Cavalo de Aço foi em 2015 e no ano passado a equipe ficou apenas na sexta colocação. Aposta este ano é em nomes bem conhecidos do clube como Rodrigo Ramos, André Penalva, Aelson, Rubens e Cris. Com o comando do técnico Sinomar Naves, o Colorado buscou ainda nomes que já levantaram a taça do Maranhense recentemente pelo Moto Club como Robson Simplício, Dudu e William Amorim, além do próprio Rodrigo Ramos. A pré-temporada do Imperatriz foi iniciada na segunda quinzena de dezembro.
Time base: Rodrigo Ramos; João Rodrigo, Marcos Arthur, André Penalva e Bruno Limão; Robson Simplício, Rômulo, Rubens e Dênis Maranhão; Léo Paraíba e William Amorim.
Estádio: Frei Epifânio, em Imperatriz.
Header_SANTA-QUITERIA_690 (Foto: Arte Esporte)

Marquinhos Fumê, técnico do Viana-MA (Foto: Nailson Wapichana/GloboEsporte.com)Marquinhos Fumê comanda o Santa Quitéria (Foto: Nailson Wapichana/GloboEsporte.com)
Com um time totalmente reformulado, começando pela diretoria, o Santa Quitéria tenta voltar a repetir as boas campanhas, como em 2011, quando foi vice-campeão maranhense. Para isso, a equipe apostou na chegada de jogadores veteranos com o volante Tim Marco e o atacante Alex Campos. Marquinhos Fumê, que conta com passagens pelo Expressinho, será o responsável por comandar a Raposa dentro de campo. Ele já foi treinador da base do Moto Club e comandou o Viana em competições nacionais femininas de futebol. O atacante Juninho Lisboa, com passagens de destaque por equipes como Bacabal e JV Lideral, é a principal esperança para balançar as redes adversárias.
Time base: Alves; Tiaguinho, Deivid, Careca e Bruno; Marcelo Maia, Rodrigo, Léo Aires e Marciano; Alessandro e Juninho Lisboa.
Estádio: Rodrigão, em Santa Quitéria.
Header_Americano-MA_690 (Foto: Arte Esporte)

Treinador do Americano-MA, Leandro Lago (Foto: Reprodução/TV Mirante)Leandro Lago está de volta ao comando do Americano (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O Americano chega ao Estadual após conquistar o acesso na Segundinha no ano passado e aposta na força da juventude para ter um bom desempenho. A média de idade da equipe é de 23 anos, com boa parte do elenco que conseguiu garantir a vaga no Estadual em 2016. Alguns atletas pontuais chegaram para agregar experiência ao elenco. Destaque para o goleiro Laerte ex-Moto e o meia Mateus ex-Balsas e Araioses. Destaque ainda para Samuel, que disputou a Copa São Paulo pelo Sampaio em 2016 e depois se transferiu para o São José. A pré-temporada da equipe vem se estendendo desde o fim da disputa da Segunda Divisão. Mas a chegada do técnico Leandro Lago para início dos trabalhos vem sendo realizada desde o dia 16 de dezembro.
Time base: Laerte; Vila, Hugo, Fred e Artur; Bocão, Gustavo, João Vítor e Mateus; Nike e Samuel.
Estádio: Pinheirão, em São Mateus.
REGULAMENTO

O Campeonato Maranhense continua com a fórmula com oito times, divididos em dois grupos de quatro. No primeiro turno as equipes se enfrentam entre si, com jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais. No returno, as equipes enfrentam os times do outro grupo apenas em jogos de ida, e os dois melhores de cada grupo avançam.
A novidade fica por conta da semifinal. Está no regulamento que esta fase será disputada em jogo único e que o time que terá vantagem nesta disputa será o de melhor índice técnico na fase anterior.
Caso o campeão do primeiro turno também conquiste o título do returno, não será necessária a realização da final. Caso times diferentes conquistem os títulos do turno, serão realizados dois jogos para definir o campeão maranhense de 2016.
Em caso de empate na pontuação, os critérios são: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols-pró; 4) confronto direto (pontos e depois saldo); 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio.
Os clubes terão até o último dia antes da primeira rodada do returno para regularizar novos jogadores. Todos os atletas precisam ser registrados no BID da CBF. O jogador não pode ser transferido entre clubes participantes do campeonato, mesmo sem ter participado de nenhuma partida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo