Guia do Paraibano 2017: disputa deve ser a mais acirrada dos últimos anos

Botafogo-PB, Campinense, Treze, Sousa, Paraíba, Atlético... fazia muitos anos que tantos clubes não chegavam apostando em boas campanhas na competição estadual

Começa neste sábado aquele que promete ser o Campeonato Paraibano mais equilibrado dos últimos anos. Além dos três grandes – Botafogo-PB, Campinense e Treze –, os clubes do Sertão investiram pesado e também prometem chegar forte. O Sousa, que já é uma força tradicional do Sertão, vai ter as companhias de Atlético-PB e Paraíba, os cajazeirenses que prometem surpreender e dar trabalho aos demais.
Campinense, comemoração, título paraibano, final, paraibano 2016, Glédson (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com/pb)Atual bicampeão, o Campinense pode ser o primeiro tri paraibano desde a década de 1980; mas vai ter uma forte oposição nesta temporada de 2017 (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com/pb)

No outro extremo, Internacional-PB e Serrano brigam para provar que não vão sofrer com o “bate e volta”, e tentarão evitar o rebaixamento justo no ano que retornam à elite estadual. As incógnitas ficam por conta de Auto Esporte e CSP, que não se sabe bem como vão se portar em campo.
Para dar ainda mais aperitivo, muita coisa está em jogo. Além do título, duas vagas na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil; e duas vagas na Série D do Brasileirão de 2018. Como o Belo já está na Série C e o Campinense ainda tem chance de subir para a terceira divisão, existe a possibilidade de que até o quarto colocado da competição seja contemplado com vagas em competições nacionais (algo que seria um feito inédito nos últimos anos).
A reportagem analisou cada um dos clubes participantes e apresenta um breve resumo de cada um. Deixando, inclusive, uma carimbada na "Aposta GE" sobre o que esperar de cada um. Confira: 
Header Paraibano 2017 - Atlético de Cajazeiras (Foto: Editoria de arte)
Carimbo BBriga por vaga na semifinal Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)
Como chega: Foi o último clube a iniciar a sua preparação, mas promete surpreender depois de fazer uma parceria com empresários do interior de São Paulo. Ainda assim, tem poucas chances de título e de última hora perdeu o técnico Júnior Gomes, responsável pela montagem do time.
Onde vai jogar: Estádio Perpetão, em Cajazeiras.
Principal nome: Eduardo Rato, atacante.
Header Paraibano 2017 - Auto Esporte (Foto: Editoria de arte)
Carimbo Briga Contra Rebaixamento Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)
Como chega: Completa na atual temporada 25 anos sem conquistar um título estadual e para tentar mudar esta realidade contratou nomes como o zagueiro Fábio Bilica e de última hora o meia Gil Bala. Mas, ainda assim, chega sem muitas chances de quebrar o jejum.
Onde vai jogar: Estádios Almeidão, Ivan Tomaz e Graça (em caso de liberação), em João Pessoa.
Principal nome: Fábio Bilica, zagueiro.
Header Paraibano 2017 - Botafogo-PB (Foto: Editoria de arte)


Carimbo Briga por título Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)
Como chega: É um dos favoritos a conquistar as vagas na Série C e na Copa do Nordeste do ano que vem e tenta reconquistar o título estadual depois de dois anos de hegemonia da Raposa. Por enquanto, contudo, continua tendo poucas referências ofensivas para tranquilizar o torcedor.
Onde vai jogar: Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Principal nome: Plínio, zagueiro.
Header Paraibano 2017 - Campinense (Foto: Editoria de arte)



Carimbo Briga por título Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)
Como chega: Vai atrás do tricampeonato paraibano, aquele que seria o primeiro desde o Treze em 1981, 1982 e 1983. Não tem muitos dos medalhões do time do ano passado, é verdade, mas manteve alguns bons jogadores que atuaram na Série D do Brasileirão de 2016.
Onde vai jogar: Estádio Amigão, em Campina Grande.
Principal nome: Glédson, goleiro.
Header Paraibano 2017 - CSP (Foto: Editoria de arte)



Carimbo Briga Contra Rebaixamento Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)
Como chega: Sem a força de outros anos - quando já foi inclusive vice-campeão estadual -, e sofrendo uma interferência cada vez maior de Josivaldo Alves (presidente do Conselho Deliberativo) nos rumos do time profissional, o Tigre entra em 2017 com planos bem mais modestos.
Onde vai jogar: Estádios Almeidão, Ivan Tomaz e Graça (em caso de liberação), em João Pessoa.
Principal nome: Bruno Paraíba, atacante.
Header Paraibano 2017 - Internacional-PB (Foto: Editoria de arte)



Carimbo Briga Contra Rebaixamento Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)
Como chega: Campeão da 2ª divisão, manteve a base do time e ainda se reforçou com alguns nomes de destaque para seu retorno à elite. Para completar, manteve Índio Ferreira no comando do elenco. Mas tem como principal problema a falta crônica de recursos, o que pode pesar na reta final.
Onde vai jogar: Estádios Almeidão, Ivan Tomaz e Graça (em caso de liberação), em João Pessoa.
Principal nome: Jó Boy, atacante.
Header Paraibano 2017 - paraiba (Foto: Editoria de arte)


Carimbo BBriga por vaga na semifinal Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)

Como chega: Realizou alto investimento e uma forte preparação para a competição, com vários amistosos realizados na pré-temporada. Tem patrocínio forte e reuniu grandes nomes do futebol paraibano. É candidato a grande surpresa do estadual e deve dar muito trabalho aos grandes.
Onde vai jogar: Estádio Perpetão, em Cajazeiras.
Principal nome: Vavá Metralha, atacante. 
Header Paraibano 2017 - Serrano-PB (Foto: Editoria de arte)



Carimbo Deve ser rebaixado Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)
Como chega: Retorna ao Campeonato Paraibano após 13 anos. Mas é a principal aposta para ser o saco de pancadas da disputa. Até contratou alguns nomes que já se destacou no passado, mas perdeu o técnico Betão na reta final de preparação e tem poucos recursos em caixa.
Onde vai jogar: Estádio Amigão, em Campina Grande.
Principal nome: Izaías, volante.
Header Paraibano 2017 - Sousa (Foto: Editoria de arte)



Carimbo BBriga por vaga na semifinal Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)

Como chega: Sempre uma força sertaneja, entra mais uma vez na competição querendo surpreender os grandes do futebol paraibano. Tem como principal objetivo se garantir mais uma vez na Série D de 2018, mas entra no campeonato confiante de que pode chegar mais longe.
Onde vai jogar: Estádio Marizão, em Sousa.
Principal nome: Camilo, lateral-esquerdo.
Header Paraibano 2017 - Treze (Foto: Editoria de arte)



Carimbo Briga por título Paraibano 2017 (Foto: Editoria de arte)
Como chega: Contratou o técnico Leocir Dall'Astra e fez um forte investimento, fechando com nomes como Marcelinho Paraíba e Otacílio Neto. Tem como missões voltar às competições nacionais e quebrar o jejum de seis anos sem títulos. Mas vai ter que lidar com a crise financeira que o ronda.
Onde vai jogar: Estádios Amigão e Presidente Vargas, em Campina Grande.
Principal nome: Marcelinho Paraíba, meia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo