Guia do Baianão: com 11 equipes, estadual tem início neste domingo

Competição tem primeira fase disputada em sistema de pontos corridos. Os quatro melhores classificados avançam para as semifinais; os dois piores são rebaixados

Header_CAMPEONATO_BAIANO (Foto: Infoesporte)
Campeonato Baiano 2017 (Foto: Arte / GloboEsporte.com)Campeonato Baiano tem início neste domingo com 11 times na disputa do título (Foto: Arte / GloboEsporte.com)
Veterano de experiência internacional que jogará pela primeira vez em um clube na cidade onde nasceu. Recém-contratado que chega a Salvador com um título brasileiro na bagagem. Zagueiro que se prepara para o 12º ano seguido na mesma equipe. Atacante com fama de brocador em busca da artilharia estadual. A 113ª edição do Campeonato Baiano promete um vasto cardápio de emoções para o torcedor. No total, serão 61 partidas para definir o campeão estadual de 2017, os rebaixados, os classificados para as competições nacionais e também quem disputará a Copa do Nordeste na próxima temporada. 
A competição contará com 11 clubes: Atlântico, Bahia, Bahia de Feira, Galícia, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense, Vitória e Vitória da Conquista estarão na briga pelo título estadual. A primeira fase será realizada no sistema de pontos corridos, em turno único. A cada rodada, um time folgará. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, disputadas em mata-mata com jogos de ida e volta para definir os finalistas. As duas piores equipes da tabela de classificação são rebaixadas para a segunda divisão.  
Um bom rendimento no Baiano proporciona um futuro com agenda cheia. Os três primeiros colocados no estadual garantem vaga na Copa do Nordeste de 2018. Os times que terminarem em primeiro, segundo e quarto estarão classificados para a Copa do Brasil do próximo ano. As três melhores equipes, exceto Bahia e Vitória, terão direito a participar da Série D de 2017.
Salvador será a sede de quatro equipes durante a competição. Com a Fonte Nova fechada pra obras no gramado até o fim de fevereiro, o Bahia atuará em Pituaçu nas primeiras rodadas. O Tricolor manteve a base do time que disputou a última Série B para buscar o 47º troféu estadual. 
Campeão em 2016, o Vitória atuará no Barradão. Na tentativa de conquistar o 29º título baiano, o Rubro-Negro investiu pesado e remontou o elenco que perdeu peças após o Campeonato Brasileiro, entre elas a estrela Marinho. A capital baiana também será sede do Atlântico, que conquistou o acesso em 2016 e disputará o Campeonato Baiano pela primeira vez, e do tradicional Galícia, que tentará repetir o bom desempenho da temporada passada, quando parou nas quartas de final. 
Fla x Flu no interior
O interior do estado contará com sete clubes. Bahia e Fluminense de Feira serão os representantes de Feira de Santana. Guanambi contará com o Flamengo de Guanambi, equipe que estreou na primeira divisão estadual em 2016. O Jacuipense será o nome de Riachão do Jacuípe dentro da competição. O Jacobina, da cidade homônima, se prepara para disputar o Baianão pelo terceiro ano seguido. O time que vem do norte da Bahia, da cidade de Juazeiro, é a Juazeirense. O Baianão 2017 conta ainda com o Vitória da Conquista, clube que disputou a final do estadual em 2015, mas ano passado lutou contra o rebaixamento.
header premiere 2 (Foto: infoesporte)
O que não vai faltar é emoção no Campeonato Baiano, e o Premiere traz para o assinante uma cobertura especial. O canal exibirá as partidas do Bahia e Vitória, sendo um por rodada, tudo isso em HD. E tem mais: os jogos estarão disponíveis, ao vivo, no Premiere Play.
PRIMEIRA RODADA DO BAIANO 2017

29/01/2017
Atlântico x Jacuipense - 16h - Pituaçu;
Bahia x Jacobina -  18h30 - Pituaçu;
Vitória da Conquista x Bahia de Feira - 16h - Lomanto Junior;
Juazeirense x Vitória - 16h - Adauto Moraes;
Flamengo de Guanambi x Galícia - 16h - Dois de Julho.
ATLÂNTICO
Miro Bahia já se apresentou ao Confiança (Foto: João Áquila, GLOBOESPORTE.COM)Miro Bahia é o destaque no meio de campo do Atlântico (Foto: João Áquila, GLOBOESPORTE.COM)
Fundado em 2000 para disputar competições de categorias de base, o Atlântico debuta na primeira divisão do Campeonato Baiano em 2017. Montado com peças da equipe que conquistou o acesso para a elite estadual na temporada passada, o Tubarão tenta surpreender logo no ano de estreia na elite. O meia Miro Bahia é o principal articulador do time, que disputou um amistoso com o Vitória na pré-temporada, no Barradão, e perdeu de virada por 2 a 1.
BAHIA
Guto Ferreira; Bahia; Jackson (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)Guto Ferreira promoverá um rodízio no primeiro semestre (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)


O Bahia inicia o Campeonato Baiano com as atenções divididas. Para não desgastar o elenco e ter o maior número possível de jogadores em boas condições físicas, o técnico Guto Ferreira planeja um rodízio do time titular entre o estadual e a Copa do Nordeste. O Tricolor, no entanto, segue como um dos favoritos ao título. Com uma mescla entre atletas renomados, jovens da base e reforços recém-chegados, o time aposta na segurança fornecida pela dupla de zaga Tiago e Jackson, e no poderio ofensivo de Edigar Junio e Hernane para chegar à final e conquistar o título. Dois amistosos foram realizados na pré-temporada. Pela Flórida Cup, o Bahia empatou em 0 a 0 com o Wolfsburg (perdeu nos pênaltis) e foi derrotado por 1 a 0 pelo Estudiantes.
BAHIA DE FEIRA
elenco Bahia de Feira (Foto: Divulgação / Bahia de Feira)Bahia de Feira tenta repetir a campanha de 2011, quando foi campeão estadual (Foto: Divulgação / Bahia de Feira)

Após mandar jogos em Senhor do Bonfim no último Campeonato Baiano, o Bahia de Feira está de volta a Feira de Santana. O Tremendão terá como casa o estádio Joia da Princesa, que foi reformado em 2016. A principal aposta da equipe treinada por Jaelson Marcelino é o meia Bruninho. Destaque na campanha de 2011, quando a equipe foi campeã estadual, o atleta de 26 anos reúne passagens por Bahia, Vitória, Ceará e Cruzeiro. Outro destaque é o zagueiro Menezes, que defendeu o Bahia entre 2009 e 2010. Na pré-temporada, o Bahia de Feira disputou amistoso contra a Juazeirense e foi derrotado por 3 a 1.
GALÍCIA
Galícia; treino (Foto: Hilton Oliveira/Divulgação/Galícia EC)Galícia tem liderança em jogadores mais experientes do elenco (Foto: Hilton Oliveira/Divulgação/Galícia EC)

Na preparação para o Campeonato Baiano, o destaque do Galícia vinha do banco de reservas. No entanto, o técnico Antônio Carlos Roy deixou o time na última quarta-feira para voltar ao Rio de Janeiro. Sem ele, a liderança passa para as mãos dos atletas mais experientes, e um deles é o volante Pedro Ivo. Um dos jogadores com maior vivência do grupo, Pedro Ivo deve chamar a responsabilidade para levar o Azulino na busca do título estadual.
FLAMENGO DE GUANAMBI
Júnior Xuxa, River-PI  (Foto: Josiel Martins)Flamengo de Guanambi contará com Júnior Xuxa para a disputa do Baianão (Foto: Josiel Martins)
Estreante na temporada passada, o Flamengo de Guanambi quer se aproveitar da experiência adquirida no último ano, quando chegou às quartas de final do estadual, para ir longe no Baianão 2017. Melhor goleiro da competição em 2015, Léo defenderá a meta do Beija-Flor do Sertão, que também contratou o experiente meia Júnior Xuxa, que já defendeu Treze, Santa Cruz, Ceará e Vitória. Na pré-temporada, a equipe de Guanambi promoveu amistosos e venceu o Janaubense por 3 a 0.
FLUMINENSE DE FEIRA
Jorge Wagner; Flu de Feira (Foto: Imagens/TV Bahia)Jorge Wagner é a principal esperança do Fluminense de Feira (Foto: Imagens/TV Bahia)

O Flu de Feira manteve a base que parou nas quartas de final da Série D de 2016 e se reforçou com um grande nome do futebol nacional. Após um ano parado, o meia feirense Jorge Wagner, de 38 anos, voltou aos gramados para atuar pela primeira vez por um time da terra natal. Comandado pelo experiente Arnaldo Lira, o Touro do Sertão também conta com velhos conhecidos do futebol baiano, como o goleiro Jair, o zagueiro Alysson, o meia Alessandro Azevedo e o atacante João Neto. Durante a pré-temporada, o Tricolor de Feira de Santana perdeu um amistoso para a Jacuipense pelo placar de 2 a 1.
JACOBINA
Tiago Chitão Metropolitano (Foto: Sidnei Batista/CA Metropolitano)Tiago Chitão é o goleiro do Jacobina para a disputa do Campeonato Baiano (Foto: Sidnei Batista/CA Metropolitano)
Vice-campeão da Copa Governador do Estado de 2016, o Jacobina assegurou a permanência do técnico Paulo Sales e a base da equipe que disputou a competição. O Jegue da Chapada conta com nomes conhecidos no futebol do estado, como o goleiro Tiago Chitão, o volante Marconi e o atacante Marcelo Pano. Na preparação para o Baianão, o Jacobina goleou a seleção de Serrolândia por 4 a 0.
JACUIPENSE
Estádio Eliel Martins, o Valfredão, Jacuipense (Foto: Site oficial do Jacuipense/Divulgação)Jacuipense atuará no Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe (Foto: Site oficial do Jacuipense/Divulgação)
O Campeonato Baiano 2016 não foi dos melhores para o Jacuipense. Com apenas dois pontos conquistados em seis jogos, o Leão do Sisal brigou contra o rebaixamento. Nesta temporada, a expectativa é de uma história diferente. A equipe de Riachão de Jacuípe contratou até mesmo reforço estrangeiro para não decepcionar no Baianão. Trata-se do lateral argentino Ezequiel Baéz, que defendeu o Defensores Unidos e seleções de base da Argentina. Na pré-temporada, o Jacuipense goleou a seleção de Ichu por 7 a 0.
JUAZEIRENSE
Ávine; Juazeirense (Foto: Divulgação/Juazeirense)Ávine reforça a Juazeirense na disputa do Campeonato Baiano 2017 (Foto: Divulgação/Juazeirense)
Assim como Bahia e Vitória, a Juazeirense estará na disputa da Copa do Nordeste simultaneamente com o Campeonato Baiano. Para não decepcionar nas competições, o Cancão de Fogo manteve uma base de 2016 e se reforçou com o lateral-esquerdo Ávine, que deixou o Bahia em fevereiro da temporada passada e deve atuar como meia. O time treinado por Barbosinha também conta com o atacante Sassá, artilheiro do estadual de 2010 pelo Ipitanga, com 13 gols marcados. O Juazeirense disputou sete amistosos na pré-temporada, com triunfos por 3 a 1 sobre o Bahia de Feira e 2 a 1 sobre o Juazeiro.
VITÓRIA
Cleiton Xavier é apresentado no Vitória (Foto: R. Santin / EC Vitória)Vitória investiu pesado e contratou Cleiton Xavier, campeão brasileiro pelo Palmeiras (Foto: R. Santin / EC Vitória)
Atual campeão baiano, o Vitória precisou remontar o elenco para a temporada 2017. Vários jogadores que participaram da campanha do último Brasileirão deixaram o clube, entre eles o atacante Marinho, negociado com o Changchun Yatai, da China. Para manter o título estadual dentro do Barradão, o Rubro-Negro investiu pesado. Os meias Cleiton Xavier, campeão nacional com o Palmeiras em 2016, Dátolo e Pisculichi desembarcaram na Toca do Leão. O time treinado por Argel conta ainda com o volante Willian Farias, destaque do Leão na temporada passada. na pré-temporada, o Vitória realizou um amistoso com o Atlântico e venceu de virada por 2 a 1. 
VITÓRIA DA CONQUISTA
silvio vitoria da conquista (Foto: Divulgação / Vitória da Conquista)Experiente, Silvio defende o Vitória da Conquista há 12 anos (Foto: Divulgação / Vitória da Conquista)

Após lutar para não cair de divisão em 2016, o Vitória da Conquista tenta voltar a figurar entre os protagonistas do Campeonato Baiano. Finalista do estadual em 2015, o Bode será comandado nesta temporada pelo ex-preparador de goleiros Eduardo Bahia. A carreira como técnico teve início no último ano e acarretou na conquista da Copa Governador do Estado. No elenco alviverde, ele contará com a experiência do veterano zagueiro Sílvio, que defende o clube desde 2006, e com o talento do atacante Raylan.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo