Guia do Amapazão: sem grana, clubes apostam na garotada para o estadual

Campeonato está previsto para começar no mês de maio. Apenas o Santos-AP vai iniciar as atividades em janeiro; outros times pensam em usar a base como elenco

Header_CAMPEONATO_AMAPAENSE (Foto: Infoesporte)

Previsto para começar no mês de maio, o Campeonato Amapaense, o Amapazão, ainda tem muitas indefinições. O Governo do Estado, principal patrocinador do torneio, ainda não deu informou que ainda não tem previsão de investir recursos na competição.
Com essa indefinição, os clubes locais ainda não iniciaram planejamento para contratar atletas de outros estados. O certo é que o elenco da maioria dos times será composto por garotos que vão atuar no sub-20, que começa em fevereiro. A tendência é que o Amapazão apresente uma das menores médias de idade entre jogadores do país.
Além da indefinição sobre o apoio do governo, também não se sabe quantos times vão participar da competição. O GloboEsporte.com conversou com os presidentes e dirigentes dos clubes amapaenses, e a maioria sinalizou que vai participar da competição, porém nenhum deles iniciou a papelada para aderir às novas regras aplicadas pela lei nº 13.155, também chamada dePrograma de Modernização da Gestão e Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut).
O programa, que está em vigor desde o ano passado, estabelece aos clubes a apresentação das certidões negativas de dívidas com a União desde 2015. Esse é um dos pré-requisitos para participar de disputas nas competições profissionais de futebol. 
A falta do documento fará o clube ser punido com a participação na segunda divisão do Amapazão, que, por causa do Profut, poderá ser criada em 2017. 
SANTOS-AP 
Santos-AP é o campeão do Amapazão 2015 (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)Santos-AP foi o campeão do Amapazão 2015 (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)
O título do Amapazão de 2015 deu ao Santos-AP o terceiro troféu seguido e o quarto de sua história na competição. Com a conquista, o Peixe da Amazônia ganhou novamente a vaga em todas as competições nacionais e por isso é o primeiro time a se reapresentar para a temporada. Este ano o alvinegro vai em busca do pentacampeonato, feito que apenas o Ypiranga tem (com sete troféus). 
A janela de transferência não foi muito boa para o alvinegro amapaense que perdeu cinco jogadores - Gilson Tussi, Sandro Costa, Vinicius Zaqui, Índio e Wellington Diego - mas mesmo assim quer manter o bom nível nos jogos do estadual. A reapresentação do Peixe está marcada para o sábado (30). 
TREM 
Evandro; Trem; Amapá (Foto: Rosivaldo Nascimento/Arquivo pessoal)Trem pretende mesclar juventude com experiência (Foto: Rosivaldo Nascimento/Arquivo pessoal)
A Locomotiva, como é conhecido Trem Desportivo Clube, bateu na trave em 2015, quando perdeu para o Santos-AP nos pênaltis na final do estadual. Segundo o dirigente Ronaldo Tavares, o time irá mesclar a base do sub-20 com a experiência. O cartola revelou que já iniciou conversa com cinco jogadores que vestiram a camisa do rubro-negro ano passado e que já estão em contato com o clube.  
YPIRANGA 
Ypiranga e Trem pelo Amapazão 2015 (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)Ypiranga começou com os trabalhos na base (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)
Ypiranga está passando por uma reformulação na base. O time criou polos em diversos municípios do Amapá na busca de novos talentos para serem usados no sub-20 e depois no profissional. Segundo o presidente do Negro-Anil, Aldemir França, o técnico deverá ser Vitor Jaime, coordenador da base do Ypiranga. O clube pretende completar o elenco com jogadores de fora, mas compras só nas vésperas do torneio. 
SÃO PAULO-AP 
Ypiranga e São Paulo-AP pelo Amapazão  (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)São Paulo-AP terá ano difícil para formar time em 2016 (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)
Em 2016 o São Paulo-AP vai em busca do título inédito no Amapazão, mas os cofres estão apertados neste ano e por isso usará a base do sub-20. O time não tem um centro de treinamento e nem sede administrativa, e chega a treinar nas arenas das praças na Zona Norte de Macapá. Mesmo com um time razoável tecnicamente, o Furacão da Zona Norte terminou o campeonato na penúltima posição. 
SANTANA  
Comissão técnica irá comandar time do Santana no jogo desta quinta-feira (30), pelo Amapazão (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)Santana pretende valorizar prata da casa (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)
Outro que também está em crise financeira é oSantana que em 2015 formou o time as vésperas da competição e acabou a competição sendo o lanterna. Para 2016 o presidente Aristeu Valente promete que a campanha do Canário do Porto será diferente e para isso irá começar a trabalhar com a base do sub-20 e depois buscará jogadores profissionais no mercado amapaense para complementar o elenco. 
SÃO JOSÉ 
Lance da partida entre São José e São Paulo-AP pela segunda rodada do Amapazão 2015 (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)São José só disputará estadual se conseguir patrocinador (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)
O Tricolor do Laguinho, como é conhecido o São José, também está atrás do pentacampeonato, mas em 2015 o time parou na segunda fase. A vice-presidente do clube, Soraya Bitencourt, disse que a diretoria está atrás de um patrocinador master que ajude o São José a formular um elenco, caso o time não encontre o patrocinador, o tricolor não participará do estadual igual como fez em 2014. 
INDEPENDENTE 
Independente marca no fim diante do Santana (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)Independente quer o terceiro título de sua história (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)
Independente foi uma das grandes surpresas do campeonato em 2015, quando avançou para as semifinais e terminou como o time que teve a maior média de público. Segundo o técnico Elton Vinhas, que deverá comandar o Carcará da Vila Maia novamente, o time já está se preparando. Os treinos ainda não começaram, mas o treinador já foi para Belém onde conversou com alguns jogadores que mostraram interesse de disputar o estadual em Macapá. A promessa é que a equipe seja uma das favoritas ao título.
MACAPÁ 
Independente e Macapá pelo Amapazão 2015 (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)Time terá base do sub-20 com jogadores que defenderam o clube em 2015 (Foto: Rafael Moreira/GE-AP)
Um dos times mais antigos e vitoriosos do Amapá, o Esporte Clube Macapá, garantiu que participará da campeonato profissional. Assim como os outros times, o Leão da FAB iniciará as atividades no sub-20 que será a base do elenco profissional, adiantou o vice-presidente do clube, Edielson Souza. 
ORATÓRIO
Lance da partida entre Oratório e São José pelo Amapazão 2015 (Foto: Gabriel Penha/GE-AP)Oratório não está definido para o Amapazão 2016 (Foto: Gabriel Penha)
A equipe do Oratório passou por turbulências em 2015 com troca de técnico e saída de jogadores por falta de pagamento. Mesmo com o início ruim, o bicolor conseguiu brigar até a última rodada por uma vaga nas semifinais, o que não aconteceu. A reportagem tentou entrar em contato com o presidente do clube, Arlindo Moreira, mas não obteve retorno. O time ainda não deu nenhuma posição se irá participar do estadual ou se ficará apenas com o futebol feminino. Em 2014 o time não participou do campeonato profissional.
MASCOTE E TÍTULOS
Mascote; Ypiranga; Amapá (Foto: Rodolfo Santos/Arquivo Pessoal)A coruja do Ypiranga marcou presença no estadual de 2015 (Foto: Rodolfo Santos/Arquivo Pessoal)

Os mascotes fazem parte de qualquer esporte são criados para inspirar multidões e dar o simbolismo das competições. No Amapá não é diferente. Cada clube, em qualquer esporte, trata de animar a torcida e simbolizar suas equipes com ícones entre leão, peixe, orca, maquinista, carcará, canário, furação, pitbull e coruja. 
O maior vencedor da era do futebol profissional no Amapá é o Ypiranga que conquistou sete títulos, já Santana e São Paulo-AP ainda não sentiram o gostinho de levantar a taça.
Lista de campeões na era profissional:
Ypiranga - Coruja - 7 títulos 
Santos-AP - Peixe - 4 títulos
São José - Pitbull - 4 títulos
Trem - Maquinista - 2 títulos 
Independente - Carcará -  2 títulos
Macapá - Leão - 1 título
Oratório - Orca - 1 título 
ESTÁDIOS
No aniversário 257 anos de Macapá, fotografo retrata estádios amapaense (Foto: Manuel Fonseca/ Arquivo Pessoal)Estádio Zerão tem capacidade para cinco mil torcedores (Foto: Manuel Fonseca/Arquivo Pessoal)

Os estádios também se tornaram problemas em Macapá. Em 2015, o estádio olímpico Zerão, com capacidade para cinco mil torcedores, foi o único campo que recebeu as partidas da Copa Verde, Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e o Amapazão. 
Os estádios Glicério Marques, na capital, e Augusto Antunes, no município de Santana, distante cerca de 17 quilômetros, estão debilitados e precisando de reformas. 
A Federação ainda não se pronunciou sobre os dois estádios, se pretende o usar os três para o estadual ou somente um, como ocorreu ano passado. O estádio Zerão recebeu 41 partidas do Amapazão em 2015, o que causou um grande desgaste no gramado.  
REGULAMENTO
FAF pode realizar Amapazão no primeiro semestre de 2014 (Foto: Cassio Albuquerque/GE-AP)FAF pode realizar Amapazão no primeiro semestre de 2014 (Foto: Cássio Albuquerque)

O regulamento da competição ainda será discutido com os clubes e a federação amapaense, assim como a fórmula de disputa e o período de inscrição das equipes interessadas. Um congresso técnico deverá ser feito apenas no mês de março. Em 2015, a primeira fase foi realizada em forma de pontos corridos entre todos contra todos. Os quatro melhores avançaram para as semifinais em jogos de ida e volta, passando para a final, que também foi em dois jogos. 
Para ler mais notícias do esporte no Amapá, clique em globoesporte.globo.com/ap.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo