18ª rodada define classificados; Bugre, Guará, Macaé e gaúchos na briga


Onze clubes, quatro vagas. Este é o cenário da Série C do Campeonato Brasileiro, que terá a última rodada da primeira fase disputada neste sábado. Se no Grupo A seis clubes brigam por três vagas, a situação no Grupo B é ainda mais emocionante: Apenas o quarto lugar está em jogo e cinco equipes disputam a posição. Na briga contra o rebaixamento, a cereja do bolo.
Macaé, Guarani, Guaratinguetá, Caxias e Juventude. Apenas um ponto divide o hoje quarto colocado Macaé do oitavo Juventude. Das cinco equipes, apenas uma sairá comemorando, e quem está na frente é a equipe carioca. Com 23 pontos e uma vitória a mais que o Guarani – que tem a mesma pontuação – a equipe da região dos lagos precisa de uma simples vitória em casa para garantir a vaga, mas não terá o apoio da torcida para o confronto. O jogo será realizado com os portões fechados por conta de riscos no telhado do estádio.
O problema é que o adversário também briga pela vaga: o Caxias-RS precisa da vitória a qualquer custo se quiser sonhar com a chance de tentar o acesso para a Série B. O clube gaúcho precisa, além da vitória, que Guarani e Guaratinguetá não vençam seus respectivos jogos – que também serão disputados com o mando das equipes paulistas. E o clube gaúcho ainda precisará tomar cuidado com o grande rival.
Por ter a mesma campanha em número de vitórias e o mesmo saldo de gols, o Caxias pode vencer por 1 a 0 e tanto Guarani como Guaratinguetá não vencerem, mas acaba eliminado com a vitória do Juventude por dois gols de diferença.
Já o Guarani tem uma parada duríssima pela frente. Após passar toda a Série C com problema de salários atrasados e até a renúncia do então presidente Álvaro Negrão, o clube se acertou e se livrou do rebaixamento na última rodada. Para se classificar, precisará vencer o Tupi-MG e torcer pelo tropeço do Macaé. A equipe mineira, entretanto, não perde há 12 jogos, venceu os últimos cinco e já está classificado. O experiente meia Fumagalli acredita na vaga:
“Temos de fazer a nossa parte, focados apenas no Tupi e no jogo em Americana. É claro que a gente fica ansioso, mas não adianta nada o Macaé não ganhar se a gente não fizer a nossa parte. Então, primeiro a gente pensa em ganhar o jogo, e depois torcer para que Deus nos ajude e a gente possa conseguir a classificação”, afirmou o jogador.
Divulgação/Guarani Futebol Clube
Experiente, meia Fumagalli acredita na conquista da vaga para as quartas de final da Série C
O Guaratinguetá por sua vez precisa vencer e torcer para a Guarani e Macaé não vencerem. Por ter um saldo muito melhor que Caxias e Juventude (11 gols à frente), a equipe do vale do ribeira não precisa se preocupar muito com os gaúchos.
Todos os jogos do Grupo B serão realizados às 16h (de Brasília) neste sábado, e quem garantir a vaga enfrentará o Fortaleza-CE. Tupi-MG, Mogi Mirim-SP e Madureira-RJ também já se garantiram. No Grupo B, entretanto, as partidas serão realizadas às 19h (de Brasília), e seis clubes lutam por três vagas.
A situação mais tranquila é do Salgueiro-PE, que pode se classificar até com derrota. Para isso, a equipe pernambucana precisará torcer para que Botafogo-PB, ASA-AL ou CRB-AL não vença seu compromisso. Um pouco mais atrás e com chances menores, o Paysandu ainda sonha com a classificação. O Papão precisa vencer o já rebaixado CRAC-GO e torcer para ASA-AL e Botafogo-PB empatem ou percam.
Na briga contra o rebaixamento, o Águia-PA tem 17 pontos e garante a permanência se vencer o Botafogo-PB em casa. O Treze-PB precisa do mau resultado dos paraenses e da vitória diante do Salgueiro, também em seus domínios.
Confira os jogos:
Grupo A:
19h – Fortaleza-CE x ASA-AL
19 h – Águia-PA x Botafogo-PB
19 h – Treze-PB x Salgueiro-PB
19 h – CRB-AL x Cuiabá-MT
19 h – CRAC-GO x Paysandu-PA
Grupo B:
16 h – Guarani-SP x Tupi-MG
16 h – Juventude-RS x Mogi Mirim-SP
16 h – Guaratinguetá-SP x Madureira-RJ
16 h – Duque de Caxias-RJ x São Caetano-SP
16 h – Macaé-RJ x Caxias-RS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo