Então é Natal: veja os presentes que clubes do Rio deram aos torcedores
Papai Noel chega mais robusto à Gávea; Botafogo mira nos sul-americanos; Flu acerta com Diego Souza; e Vasco aposta em Pikachu e na espinha dorsal
Crise é a palavra mais falada no atual momento do Brasil. E o torcedor carioca não terá um Natal dos mais gordos, mas presentes não podem faltar. Assim como em todo país, o mercado requer cuidados e apostas certeiras, e alguns nomes já foram contratados.
Na Gávea, por exemplo, Papai Noel chegou mais cedo trazendo Muricy Ramalho, quatro reforços e outras negociações em andamento. O clima é de otimismo. Em São Januário, porém, Papai Noel foi modesto. Mais preocupado em segurar seus principais jogadores para a Série B, o Vasco não tem pressa e anunciou apenas o lateral Yago Pikachu.
Feliz Navidad! No Botafogo, o Natal tem sotaque espanhol. É o mercado sul-americano a principal fonte do clube para se reforçar no ano da volta à Série A. No Brasil, o Alvinegro busca nomes pouco badalados. A situação financeira ainda não permite maiores ousadias.
No Fluminense, Diego Souza, depois de mais de 10 anos, voltou às Laranjeiras. O Tricolor tem outras negociações em andamento. Uma delas é a possibilidade de repatriar Wellington Nem, mas a negociação não é fácil.
Feliz Navidad! No Botafogo, o Natal tem sotaque espanhol. É o mercado sul-americano a principal fonte do clube para se reforçar no ano da volta à Série A. No Brasil, o Alvinegro busca nomes pouco badalados. A situação financeira ainda não permite maiores ousadias.
No Fluminense, Diego Souza, depois de mais de 10 anos, voltou às Laranjeiras. O Tricolor tem outras negociações em andamento. Uma delas é a possibilidade de repatriar Wellington Nem, mas a negociação não é fácil.
FELIZ NAVIDAD! NO BOTAFOGO
O Papai Noel alvinegro foi buscar na América do Sul os presentes para torcida. O zagueiro argentino Joel Carli foi o único anunciado oficialmente até o momento, mas o clube já acertou com o meia Damián Lizio – argentino naturalizado boliviano – e com o volante equatoriano Pedro Larrea. Além deles, o clube assinou a renovação do volante Rodrigo Lindoso.
Argentino Joel Carli chega ao Rio para reforçar a zaga do Botafogo (Foto: Reprodução)
Do elenco que conquistou a Série B em 2015, o zagueiro Renan Fonseca tem acertada a renovação por dois anos. Neilton fica por mais um ano. Depois de perder Roger Carvalho, que fechou com o Palmeiras, o Botafogo tem acordo com Emerson, que disputou o último Brasileiro pelo Avaí.
Na próxima temporada o Botafogo não vai contar com Willian Arão, que chegou a iniciar conversas por sua renovação, mas já foi anunciado pelo Flamengo. O centroavante uruguaio Álvaro Navarro não ficou no clube. O meia Camilo, da Chapecoense, e o lateral Dener Assunção, do Coritiba, negociam com o Alvinegro.
- Claro que as dívidas permanecem, 2016 será um ano difícil, mas estamos otimistas. A minha gestão será muito dura até o final, mas estamos confiantes, cada dia será melhor - disse o presidente Carlos Eduardo Pereira.
FLAMENGO: REFORÇO NO BANCO
O principal reforço anunciado pelo Flamengo até o momento está no banco de reservas. Muricy Ramalho chega para comandar um elenco modificado em relação aquele que decepcionou em 2015. Foram três nomes anunciados até agora: o zagueiro Juan, que volta após 13 anos, o volante Willian Arão (ex-Botafogo) e o lateral-direito Rodinei (ex-Ponte Preta).
- O futebol é a nossa paixão. Ele foi sacrificado pelos ajustes feitos, mas agora tem boas perspectivas e é o grande desafio desse triênio. Temos condições de desenvolver esse potencial - disse Eduardo Bandeira de Mello.
Após mais de 13 anos e duas Copas nas costas, Juan está de volta ao Flamengo (Foto: André Durão)
Mas não falta ao Flamengo movimentação no mercado neste fim de ano. O clube está apalavrado com o goleiro Alex Muralha, do Figueirense, e com o zagueiro Henrique, do Napoli. O apoiador chileno Marcelo Díaz também interessa, assim como o meia argentino Federico Mancuello. Uma das novidades será o zagueiro Antonio Carlos, ex-Avaí, que chega para compor o elenco.
Na mão contrária, o Flamengo negociou o zagueiro Samir com o Udinese, da Itália, e não renovou com os laterais Armero e Ayrton, além do zagueiro Marcelo.
FLU: REFORÇO SOLITÁRIO
Um camisa 10 de presente: a celebração natalina dos tricolores atende pelo nome de Diego Souza. E foi só. O meia está de volta ao Fluminense depois de dez anos e, por enquanto, é a principal contratação para 2016. Destaque do Sport no último Brasileiro, ele assinou por três anos. Outro sonho da torcida, Wellington Nem é um caso mais complicado, porque o Shakhtar Donetsk não está disposto a liberá-lo por empréstimo. A diretoria, no entanto, ainda não desistiu.
Diego Souza é o presente de Natal nas Laranjeiras (Foto: Mailson Santana/Fluminense F.C.)
Para a zaga, Renato Chaves tem chance de ser contratado. Ele foi destaque da Ponte Preta e virou alvo de outros grandes clubes brasileiros, mas acredita que no Flu terá chance de jogar e se desenvolver. Para reforçar a defesa, Erazo, ex-Grêmio, é uma das opções analisadas. No ataque, Erik, do Goiás, foi tentado, mas deve fechar com o Palmeiras. Bruno Henrique, outro atacante de velocidade, também está no radar tricolor.
- Vamos evoluir ainda bastante na base e vamos ter sim capacidade boa de investimento. Não vamos fazer um gasto louco. Vamos fazer investimento bastante precisos, para não errarmos. Fazer um time bem competitivo para o ano que vem - afirmou o presidente Peter Siemsen.
Na lista dos que devem deixar as Laranjeiras, Jean é o principal nome. Seu provável destino é o Palmeiras. Gum também tem propostas e não está garantido no Flu em 2016. Fora dos planos, o zagueiro Henrique deve procurar outro clube.
NATAL MAGRO NO VASCO
O Natal em São Januário não será dos mais animados. Presente, até agora, apenas o lateral-direito Yago Pikachu, destaque do Paysandu na Série B. O Vasco não quer repetir os erros deste ano, quando contratou mais de 30 jogadores, mas foi rebaixado no Campeonato Brasileiro. Até por isso, prega cautela na hora das compras.
Yago Pikachu é o único reforço do Vasco até o momento (Foto: Wagner Meier/Arquivo O Liberal)
Reforço fora das quatro linhas, o novo gerente Isaías Tinoco já deu a entender que o momento é de priorizar a base. Nomes como o goleiro Gabriel Félix, o zagueiro Kadu Fernandes, os meias Matheus Índio e Mateus ''Pet'' Vital são certos na pré-temporada. Outros destaques, como os jovens Evander e Andrey, também têm grandes chances após a disputa da Copa São Paulo de Juniores em janeiro. Já o atacante Renato Kayzer pode até disputar a Copinha, mas depois volta para os profissionais.
Outro desafio do Vasco é manter seus jogadores na Série B. Apesar da queda, alguns, como Nenê, estão valorizados. Manter o meia é o principal objetivo, mas o assédio ao jogador incomoda em São Januário.
- O momento é de investir na base para ver se alguns jogadores vão se juntar a esse grupo mais experiente. Depois, contratações pontuais. Usar a pré-temporada para o Jorginho conhecer esses mais novos, que estão subindo agora - disse o gerente de futebol, Isaías Tinoco.
Comentários
Postar um comentário