Eurocopa abre sua 'eliminatória sul-americana'
Com tantas vagas, a Eurocopa lembra até a proporção das eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo. Nas classificatórias sul-americanas, dez países disputarão cinco vagas para o Mundial da Rússia em 2018. Os quatro primeiros colocados conseguem a classificação direta, enquanto o quinto vai para a repescagem.
Já nas eliminatórias para a Euro-2016, 53 seleções vão brigar por 23 vagas. A França, por ser o país-sede, já está automaticamente classificada.
Na América do Sul, 50% dos times se classificam para a Copa (incluindo o time da repescagem), enquanto, na Europa, 43% das equipes garantem vaga para a Euro.
As equipes foram distribuídas em nove grupos, oito com seis times e um com cinco. Os dois primeiros colocados de cada chave, além do melhor terceiro colocado no geral, estão classificados para a Euro. Já os oito terceiros colocados restantes disputarão a repescagem.
Porém, como alguns grupos contêm cinco ou seis equipes, os jogos contra o lanterna de cada grupo não serão considerados na hora de ranquear os melhores terceiros lugares.
Os últimos quatro classificados para a Euro serão definidos na repescagem. Cada seleção vai enfrentar apenas um adversário, em jogos de ida e volta, e os melhores garantirão as quatro últimas vagas para a competição.
História
A primeira edição da Eurocopa aconteceu em 1960, na França, com apenas quatro seleções, e a União Soviética foi a campeã. 17 equipes disputaram a fase preliminar do torneio, que incluía oitavas de final e quartas. As quatro melhores equipes avançaram às semifinais, e só nessa fase que a Eurocopa começou. Por isso, o número de times participantes foi quatro: a campeã União Soviética, Iugoslávia, Tchecoslováquia, além da França.
O formato se manteve nas quatro edições seguintes, com apenas quatro seleções participantes, apesar de outros países disputarem as eliminatórias. Em 1980, a Euro passou a ser disputada por oito equipes.
As classificatórias continuaram a existir, mas o torneio oficial começou na fase de grupos. Com duas chaves de quatro seleções, os dois melhores se classificavam para as semifinais e depois para a final. O formato se manteve até 1992.
Na edição seguinte, em 1996, 16 seleções se classificaram para o torneio. Quatro grupos de quatro times, e depois a fase de mata-mata: quartas de final, semifinal e a grande decisão. A forma durou até a última edição, em 2012, quando a Euro foi disputada na Polônia e na Ucrânia.
Comentários
Postar um comentário