Joel, Loco, Felipe... Pequenos apostam em nomes rodados para estadual; lista

Times de menor investimento terão técnicos e jogadores com passagens por grandes clubes do futebol; Pedrinho, PC Gusmão, Souza e Pedro Botelho estão confirmados

O Campeonato Carioca de 2017, ao que tudo indica, tem tudo para ser um dos melhores dos últimos anos. Afinal, com uma fórmula de disputa diferente - e mais reduzida -, a competição contará com diversos personagens conhecidos do futebol brasileiro e que vão vestir a camisa de clubes pequenos no estadual. Nomes como do uruguaio Loco Abreu, ex-Botafogo, do goleiro Felipe, ex-Fla e Corinthians, e do técnico Joel Santana encabeçam a lista dos personagens garantidos para a próxima temporada.
O GloboEsporte.com fez uma relação com todos os jogadores e técnicos que já passaram por grandes clubes e que vão vestir a camisa dos times de menor investimento do futebol do Rio de Janeiro, como você confere abaixo:
BANGU
Time de muita tradição no futebol do Rio de Janeiro, o Bangu apostou alto para o estadual e anunciou a contratação do atacante Loco Abreu, que estava no Santa Tecla, de El Salvador, mas acumula passagem por San Lorenzo, River Plate, Botafogo, Grêmio, entre outros grandes clubes. O Alvirrubo contará ainda com outro veterano para a competição: o meia Almir, que também defendeu o Alvinegro e em 2015 atuou pelo Flamengo.
Loco Abreu Santa Tecla El Salvador (Foto: Reprodução/Facebook)Loco Abreu retorna ao futebol brasileiro, onde foi ídolo do Botafogo (Foto: Reprodução/Facebook)

BOAVISTA
De todos os clubes de menor investimento que irão disputar o Carioca, o Boavista foi o que mais se reforçou com nomes rodados para o estadual. Cercado de expectativas para 2017, o Verdão de Bacaxá anunciou o técnico Joel Santana, que conquistou a competição com os quatro grandes, e um elenco com 27 jogadores. Dentre eles, o goleiro Felipe, ex-Flamengo e Corinthians, o goleiro Rafael, ex-Fluminense e Vasco, o zagueiro Gustavo Geladeira, ex-Flamengo, o lateral Pedro Botelho, ex-Arsenal, Atlético-MG e Atlético-PR. Além do meia Erick Flores, ex-Flamengo, do lateral Christianno, ex-Vasco e Sport, o zagueiro Renato Silva, que defendeu os quatro grandes do Rio, e o volante Zé Eduardo, ex-Parma e Cruzeiro, entre outros. A direção do clube ainda pretende anunciar o meia Fellype Gabriel, que estava no Vasco.
Joel Santana posa com camisa do Boavista (Foto: Gustavo Garcia/GloboEsporte.com)Joel Santana será o comandante do projeto do Boavista no Carioca (Foto: Gustavo Garcia/GloboEsporte.com)


BONSUCESSO
Na seletiva do Carioca, o Bonsucesso contará com o veterano Schwenck para o estadual. O atacante foi formado na base Nova Iguaçu em 1998 e, desde então, acumula passagens por Botafogo, Cruzeiro, Figueirense, Vitória, Guarani, Goiás e por outras diversas equipes. No exterior, atuou na Arábia, Israel, Japão e Coreia.
schwenck, nova iguaçu x itaboraí (Foto: Bernardo Gleizer / NIFC)Artilheiro da Série B do Rio pelo Nova Iguaçu, Schwenck vai jogar o Carioca pelo Cesso (Foto: Bernardo Gleizer / NIFC)

CABOFRIENSE
A Cabofriense decidiu apostar em velhos conhecidos do clube e também do futebol brasileiro para a disputa do estadual: os veteranos Leandro Euzébio e Leandro, que retornam ao time de Cabo Frio para mais uma temporada. O primeiro, de 35 anos, é formado na base do Tricolor Praiano e já defendeu, ao longo da carreira, clubes como Cruzeiro, Goiás e Fluminense, onde foi bicampeão brasileiro (2010 e 2012). Neste ano, defendeu a Cabofriense no início do Carioca, mas acabou se transferindo para o Anápolis. Já o lateral-esquerdo Leandro defendeu equipes como Fluminense, Palmeiras, Atlético-MG e chegou à seleção brasileira. Em 2003, com a camisa do Cruzeiro, viveu o seu auge. Foi titular absoluto na campanha da tríplice coroa (Copa do Brasil, Brasileiro e Mineiro). Aos 37 anos, vai para a sua quinta temporada pela Cabofriense.
Leandro Euzébio e Leandro são anunciados pela Cabofriense (Foto: Léo Borges / Na Jogada)Leandro Euzébio e Leandro são anunciados pela Cabofriense (Foto: Léo Borges / Na Jogada)



MACAÉ
O Macaé até o momento se reforçou com jogadores pouco conhecidos no cenário nacional. No entanto, na última semana o clube anunciou a chegada de um jogador que carrega o nome de um dos maiores centroavantes da história do futebol: Romário. Isso, o time do Norte Fluminense acertou com o atacante Romarinho, filho do Baixinho. Com passagem por Vasco e Brasiliense, ele retorna ao Brasil para disputar o Campeonato Carioca após uma passagem pelo futebol japonês. 
Romarinho, Vasco (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)Filho do Baixinho, Romarinho estava no futebol japonês (Foto: Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
MADUREIRA
Assim como o Boavista, o Madureira é outro que terá um nome conhecido no futebol brasileiro à frente da equipe: PC Gusmão, que recentemente teve uma passagem meteórica pelo Marítimo, de Portugal. Aos 54 anos, o ex-goleiro, que virou treinador há 15, já trabalhou pelos quatro grandes do Rio e em times como Palmeiras, Cruzeiro e Al-Arabi, do Catar. No Madura, comandará dois atacantes bem rodados do futebol brasileiro: Souza Caveirão, ex-Flamengo, Vasco e Corinthians, e Soares, ex-Figueirense, Fluminense, Grêmio e Cruzeiro. 
PC Gusmão curso de técnicos da CBF (Foto: Rodrigo Cerqueira)PC Gusmão está de volta ao futebol brasileiro após experiência relâmpago em Portugal (Foto: Rodrigo Cerqueira)

RESENDE
Na Região Sul Fluminense do estado, a grande novidade fica por conta do volante Rodrigo Souto. Criado na base do São Cristóvão, o jogador de 33 já passou por clubes como Vasco, Atlético-PR, Figueirense, Santos, São Paulo e Náutico. Já até se aventurou no futebol de areia pelo Corinthians, e o seu último trabalho dentro dos gramados aconteceu no início deste ano, quando disputou o Campeonato Paulista pela Penapolense.
Rodrigo Souto vai vestir a camisa do Resende em 2017 (Foto: Divulgação)Com passagem por Bota e Vasco, Rodrigo Souto vai vestir a camisa do Resende em 2017 (Foto: Divulgação)

TIGRES
Outro clube na disputa da seletiva, o Tigres tem as suas principais novidades no comando técnico. A equipe da Baixada Fluminense será dirigida por uma dupla que, dentro das quatro linhas, marcou época com a camisa do Vasco: Felipe e Pedrinho. Este será o primeiro desafio de Felipe como treinador e o segundo trabalho de Pedrinho com auxiliar - antes, trabalhou no Cruzeiro. Juntos, os dois foram campeões da Taça Libertadores pelo Vasco em 1998. Venceram também o Brasileiro de 1997 e 2000, o Campeonato Carioca de 1998, o Rio-SP de 1999 e a Mercosul de 2000. No Tigres, terão pela frente a meta de avançar na seletiva do Carioca para disputarem a fase principal contra os grandes.
Felipe e Pedrinho no Tigres (Foto: Davi Pereira/SportVoice )Felipe e Pedrinho vão comandar o Tigres do Brasil no Campeonato Carioca (Foto: Davi Pereira/SportVoice )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo