Herói de título, Volpi lamenta saída da Libertadores: "Queria muito participar"

Pai recentemente e responsável por conquista inédita do Querétaro, ex-Figueira diz que é inviável para mexicanos disputarem torneio continental e relata relação com R10

 Tiago Volpi leva o Querétaro ao título da Copa do México (Foto: Reprodução / Instagram)Tiago Volpi levou o Querétaro ao título da Copa do México (Foto: Reprodução / Instagram)
Pai há dois meses, herói do primeiro título da história do Querétaro e com o contrato renovado. Não tem muita coisa que o goleiro Tiago Volpi, ex-jogador do Figueirense, possa querer pedir nesta segunda-feira, dia em que completa 26 anos. A não ser uma nova mudança no formato da Libertadores. É que a conquista da Copa do México credenciou seu time a disputar a Supercopa MX, que dá ao vencedor uma vaga no torneio sul-americano, mas os clubes mexicanos deixaram a competição continental neste ano após as alterações no regulamento.

- O pessoal queria muito participar, sabe de todo luxo, de todo charme que tem a Libertadores. Mas, infelizmente a Conmebol optou por mudar o calendário, e é um calendário que não bate com as datas do Campeonato Mexicano. Então, vou te dizer que fica impossível um time mexicano jogar a Libertadores com o calendário que a Conmebol fez. Então é torcer que o pessoal da Conmebol possa se arrepender dessa maneira de disputa da Libertadores e voltar a fazer como era antes. Torcer para 2018 mudar o formato de novo – disse o jogador, por telefone. A volta dos mexicanos, aliás, é dada como quase certa em 2018.

Não que isso faça Tiago sequer pensar em reclamar do seu ano, especialmente com o nascimento de Luisa há dois meses.

- Foi um ano que vai ficar marcado para sempre para mim, tanto na parte pessoal quanto na parte profissional, porque as duas se uniram de uma forma muito bacana. O nascimento da minha filha, o título com o Querétaro... e foi um título muito especial porque foi o primeiro da história do clube, e você poder botar seu nome na história de um clube que tem uma torcida imensa e uma tradição muito sofrida, com rebaixamentos, dirigentes que pegavam o time e não cumpriam com um projeto bacana. Poder coroar 2016 com um título, junto com o nascimento da sua filha, foi um ano perfeito. Ainda mais da maneira como foi o título, com uma grande atuação, defendendo pênalti, fazendo gol. Foi um momento muito especial na minha carreira. (Filha pequena) é bem cansativo, mas é show de bola, é um momento muito legal.
Tiago Volpi Querétaro esposa Ana Paula filha Luísa (Foto: Reprodução / Instagram)Tiago Volpi com a esposa Ana Paula e a filha Luísa (Foto: Reprodução / Instagram)


Tiago Volpi chegou ao Querétaro no meio de 2015, em boa parte por causa de outro brasileiro. Os Gallos Blancos tinham em seu elenco Ronaldinho Gaúcho, e isso motivou o goleiro a escolher o clube mexicano, quando se transferiu do Figueirense.

- Na minha decisão, o que mais pesou de vir para cá também, com toda sinceridade do mundo, foi por ele estar aqui. Eu tinha muita vontade de um dia jogar fora do país, e quando saí do Figueirense tinha proposta até para outros times do Brasil, mas o simples fato de ele estar aqui pesou muito na minha decisão de vir para Querétaro. Hoje não me arrependo, por tudo que gerou minha vinda para cá.

A experiência ao lado de Ronaldinho foi tão especial, que Volpi fica até em dúvida se o período ao lado do craque realmente aconteceu.

- Sinceramente, até hoje acho que não me caiu a ficha disso, por mais que estivesse todos os dias junto nos treinamentos, concentração. Hoje me pego pensando será que foi verdade, não foi um sonho? Você jogar com grandes jogadores é algo que pode acontecer, mas quando se trata de jogadores do nível do Ronaldinho, é fora do comum, principalmente para um jogador que está começando. Foi um momento espetacular. Para quem é fã dele, conhecer ele como pessoa, você fica 10 mil vezes mais fã ainda. Todo esse convívio, todas as histórias, foi algo muito legal. E ele trouxe muito, não só para o Querétaro, mas para o país em geral. A gente ia jogar em todos os lados, todas as cidades paravam, milhares de pessoas nos aeroportos esperando a gente, e 99% das pessoas por causa dele. Foi uma experiência muito legal e de um aprendizado muito grande. Todo o carinho que ele tinha por todas as pessoas te faz ver como futebolista, como pessoa e pensar: “Se o Ronaldinho tem essa paciência e essa humildade para atender todo mundo, quem sou eu para não tirar uma foto ou não dar um autógrafo quando as pessoas me pedem?”.

Agora, o brasileiro não pensa em sair tão cedo do clube mexicano e renovou seu contrato até 2019.

- A gente anunciou que renovou por três anos, e times que tinham algum interesse já deram uma recuada depois da notícia. Foi uma notícia para todos que a gente está feliz aqui e pretende ficar um bom tempo no Querétaro ainda. Não tenho o plano de voltar agora. Na metade do ano teve uma oportunidade, mas a gente acabou optando por ficar aqui e renovar o contrato. Apesar de ter vontade de algum dia jogar em um time do Brasil, esse não é o momento.
Tiago Volpi Querétaro esposa Ana Paula filha Luísa (Foto: Reprodução / Instagram)Tiago Volpi está no Queretaro desde 2015 e renovou recentemente (Foto: Reprodução / Instagram)
Adaptado ao clube e à cidade após um ano e meio no país, já até deixa escapar algumas palavras em espanhol quando fala.

- No automático saem algumas palavras, acaba confundindo até porque são idiomas muito parecidos, e uma palavra e outra acaba falando em espanhol. Minha esposa até pegou no meu pé, fala “presta atenção quando for dar entrevista em português porque você mistura muito as palavras”. A vida aqui é boa, vivo em uma cidade muito legal, carinho enorme por todas as pessoas. Mais que a parte do futebol, a parte de vida social, o carinho, a tranquilidade. Por mais que sejam torcedores muito fanáticos, eles te respeitam muito. Eles lotam o estádio, mas se você perdeu, você pode pegar sua filha, sua esposa e sair para jantar em um restaurante sem problema algum.

Curiosamente, o calendário do futebol mexicano, que atrapalha a participação dos times do país na Libertadores, é justamente um dos principais motivos da felicidade de Tiago Volpi jogar no México.

- Outra questão que me chama muito minha atenção aqui é o calendário. Você joga uma vez por semana, então o jogador tem tempo para se aprimorar, para trabalhar, realmente treinar, estar bem, o que não acontece no Brasil. Você poder estar em um lugar onde você tem o respaldo de quase toda população da cidade, se sente feliz, é uma cidade tranquila, e a na parte futebolística você ainda pode trabalhar, pode a cada dia que passa estar melhor, te faz se sentir muito feliz. Então esse é um dos motivos de eu não querer voltar ao Brasil hoje. Você faz o que tem que fazer, que é treinar para jogar. Hoje eu me sinto um goleiro muito mais completo do que me sentia no Brasil. No Brasil você vai levando as coisas forçadamente no decorrer dos jogos, e aqui você pode desenvolver sua parte física, sua parte técnica. Chega no sábado ou domingo, eu vou jogar e estou bem, estou descansado, estou com a força que tenho que estar, o trabalho que tenho que estar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo