Capiatá, um novato entre colossos sul-americanos

Capiatá Oficial

O clube Deportivo Capiatá será um dos novatos da Copa Libertadores 2017. De curta vida institucional, o time paraguaio tem ganhado o respeito e admiração em seu país a base de esforço e disciplina que o mantém sempre latente nos postos de vanguarda do campeonato guarani, graças a sua regularidade nos torneios. 
Mas essa não é sua primeira participação a nível internacional. Ainda ressoa a épica vitória em pleno "La Bombonera", daquele 15 de outubro de 2014, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Um 0-1 que ficou estampado na história grande do clube como uma de suas mais significativas epopeias.
De estirpe humilde e perfil lutador, o clube foi fundado em 4 de setembro de 2008, após mudar seu nome para “Deportivo Capiatá”, com base de uma seleção de sua originária cidade natal Capiatá, para poder jogar as partidas de promoção que lhe permitiriam participar da Divisão Intermédia (Segunda Divisão) do futebol paraguaio.
Ser vice-campeão do Campeonato Nacional Interligas do Paraguay dera-lhe a possibilidade de disputar partidas contra o clube Fernando de la Mora, penúltimo lugar na Divisão Intermédia em 2008 para chegar ao seu ascenso.
O  Deportivo Capiatá ganhou o primeiro encontro por 1 - 0 (9 de novembro 2008) e perdeu o segundo por 1 - 2 (16 de novembro 2008), mas conseguiu se promover por ter convertido um gol em qualidade de visitante.
Para fins de 2009 terminou a construção do estádio próprio do clube, que estrearia no ano seguinte oficialmente na Intermédia. Rapidamente o clube ‘Escobero’, como é conhecido, obteve seu ascenso à máxima categoria do futebol paraguaio como vice-campeão da Divisão Intermédia com 55 pontos e uma racha de 16 triunfos, 7 empates e só 6 derrotas.

Agora, em 2016, pela primeira vez se classificou para a Copa Libertadores de América desde a primeira fase, deixando para trás grandes equipes de seu país e do continente como o Cerro Porteño de Assução.



CONMEBOL.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo