Campeão regional, Santa Cruz brigará pela vaga na Copa Sul-Americana

Campeões regionais, Santa e Paysandu entrariam na competição, mas acabaram perdendo direito; Tricolor decide entrar em disputa com CBF, mas Papão espera

Santa Cruz campeão Copa do Nordeste (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)Santa Cruz foi campeão da Copa do Nordeste (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)
No final de novembro, a CBF e a Conmebol decidiram tirar o direito de Santa Cruz e Paysandu de participarem da Copa Sul-Americana. Campeões do Nordestão e da Copa Verde, respectivamente, os dois clubes garantiram a participação no torneio continental - como previsto em regulamento. O time pernambucano definiu que irá brigar pela vaga. O paraense ainda não se decidiu.

O Santa Cruz já confirmou que irá até a última instância. No caso do Tricolor, a conquista do Nordestão daria vaga para as edições 2016 e 2017 da Sul-Americana.

- O Santa Cruz está tomando as medidas legais cabíveis no que se refere à questão da vaga da Sul-americana. Temos um bom direito e iremos, junto às instâncias competentes, providenciar os recursos necessários para que nosso pleito seja reconhecido. Até a última instância, fazer valer o nosso direito e o regulamento, que previa o campeão do Nordeste dentro desta competição de cunho internacional. Iremos lutar - afirmou o diretor jurídico do clube, Eduardo Lopes.
O diretor jurídico do Paysandu, por outro lado, adotou uma postura mais cautelosa. Alexandre Pires não garantiu que o time irá acompanhar o Santa.
- Não existe nada oficial sobre isso. Ainda estamos estudando e decidindo se vamos tomar alguma medida judicial.

O advogado Osvaldo Sestário está representando o Santa Cruz. De acordo com ele, um ofício sobre o assunto já foi encaminhado à Conmebol. Situação que o deixa confiante em um desfecho positivo para o Santa e para o Paysandu - mesmo que o Papão ainda não tenha oficializado que irá para a Justiça.

- Esse ofício, que será enviado à conmebol, fala exatamente do direito adquirido dos clubes. Baseado nas leis brasileiras,  no Estatuto do Torcedor e no artigo quarto do regulamento das duas competições (Copa Verde e do Nordeste). Santa Cruz e Paysandu têm o direito adquirido. Se a Conmebol quiser aplicar isso a partir de 2018, tudo bem. Mas que seja mantido o direito adquirido dos clubes.
Jogadores comemoram o título inédito da Copa Verde (Foto: Fernando Torres / Ascom Paysandu)Papão faturou a Copa Verde e pode perder direito de ir para a Sul-Americana (Foto: Fernando Torres / Ascom Paysandu)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo