Guia do Barezão 2017: De volta ao calendário original, bola rola em março

Campeonato Amazonense terá nomes como Alan Bahia (ex-Furacão) e Ediglê (ex-Inter), além de Igor Cearense (ex-Fla e Fortaleza) como treinador.

O Campeonato Amazonense chega à sua 101ª edição voltando ao calendário habitual da competição, que será disputada de março até maio. Oito clubes vão brigar pela taça de campeão, mas dois deles serão conhecidos apenas algumas semanas antes do início do torneio. A Série A do Barezão começará pouco depois da Série B 2016, que apontará dois times para completar o quadro de participantes.
Fast campeão amazonense (Foto: Marcos Dantas)Fast campeão amazonense (Foto: Marcos Dantas)
Pelas contratações apresentadas até o momento, o cenário não deve ser muito diferente dos últimos anos. O Fast busca o terceiro bicampeonato de sua história, enquanto Nacional e Princesa tentam voltar disputar o caneco. Correndo por fora, São Raimundo, Rio Negro e Manaus FC sonham com as competições nacionais e temem o fantasma do rebaixamento, que agora vai vitimar duas equipes em vez de uma, como foi em 2016.
Mudanças no regulamento
Uma mudança importante no regulamento foi a ordem dos critérios de desempate. O confronto direto deixa de ser o terceiro e passa a ser o quarto critério. Caso dois times terminem a primeira fase empatados em número de pontos, o primeiro critério de desempate será o número de vitórias, e em seguida o saldo de gols, gols pró, confronto direto e gols contra. Caso as equipes permaneçam empatados em todos estes quesitos, a decisão de quem fica com a posição acontecerá no sorteio. 
Nas semifinais, que serão disputadas em ida e volta, as duas equipes melhor classificadas na primeira fase terão vantagem do empate e decisão em casa. Na final, a equipe de melhor campanha joga pelo empate, sendo que o segundo jogo da decisão será na Arena da Amazônia.
Os times que caírem nas semifinais vão disputar a segunda vaga do Amazonas na Copa Verde em um jogo preliminar ao da final, sem qualquer vantagem. Em caso de empate, a vaga será decidida nas penalidades.
Header_FAST (Foto: Infoesporte)
O Fast apresentou na última segunda-feira o elenco para a temporada de 2017. O plantel, formado por 28 nomes, conta com poucos remanescentes de 2016, além de novidades indicadas pelo treinador João Carlos Cavalo, além de alguns atletas com passagens por grandes rivais do clube no Amazonas. Em 2017, o Tricolor disputa, além do Campeonato Amazonense, a Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro.
Um dos destaques é a volta do goleiro Naylson, revelado pelo clube e ídolo do River-PI. Outras novidades foram o retorno do atacante Felipe e do lateral Emerson. Quem também assinou com o Rolo Compressor foi o volante Thompson, ex-Penarol e Princesa do Solimões, o meia Raílson, ex-Nacional, o atacante Edinho Canutama, ex-Princesa, e Junior Neymar, que estava sumido do cenário futebolístico.
Dos estrangeiros, praticamente todos vieram ao Amazonas por pedido de Cavalo. São os casos do volante Zé Leandro e Matheus Cruz, que somam passagens pelo Maringá-PR, e os laterais Makeka, ex-Gama, e Vitinho, que defendeu o Ceilândia em 2016. 
O time ainda é composto por sete jogadores oriundos da base: o goleiro Guanair Jr; o lateral velho; o zagueiro Thiago Felipe; os volantes Matheus Pônei e Renê; os meias Werley e Vinícius. O grupo conta, atualmente, com dois goleiros, cinco laterais, cinco zagueiros, cinco volantes, cinco meias de criação e seis atacantes.
Header_Princesa-do-Solimões (Foto: Infoesporte)
O Princesa apresentou os primeiros 18 jogadores que vão compor o elenco do time na temporada de 2017 há cerca de duas semanas. Sob o comando do novo treinador Alberone, o clube apresentou três reforços de última hora: o atacante Canhoto, ex-Nacional Borbense, e os meias Cristiano Natal, que atuou no Tufão em 2016, e Wander. 
Além do trio, o time anunciou, também, outros 15 atletas. São eles: Rascifran e Luis Paulo; os laterais Clemilton, Pelezinho, Gelvane e Leozinho; os zagueiros Pastor e Erick; os meias Rafael Borges, Baé, Fininho Manacá, Toró, João Felipe e Michel Parintins e o atacante Marinélson, todos conhecidos do torcedor do tubarão.
Header_Nacional-AM (Foto: Infoesporte)
O Nacional foi o primeiro clube a divulgar a maior parte do elenco que tentará conquistar o 44º estadual em sua história. Na apresentação oficial do plantel a expectativa de um time mais “caseiro” caiu por terra e o Leão da Vila Municipal anunciou até o inesgotável Alan Bahia, que já havia atuado no Barezão de 2016 pelo Rio Negro.
Atualmente o elenco conta com os goleiros Pablo, Alexandre e Rafael; os laterais Thiago Bastos e Jeferson Telles; os zagueiros Cristiano, Wagner, Vitor e Jeferson; os meias Romário, Bruno Potiguar, Iuri,  Diego Soares  e Romarinho e os atacantes Branco, Jackie Chan, Alexsandro e Juninho Bolt.
Headers Amazonas - Rio Negro (Foto: Editoria de arte)
O Rio Negro é um dos times mais misteriosos do Amazonas nessa pré-temporada. Com somente o Campeonato Amazonense pela frente, o clube prometeu iniciar a montagem do elenco na próxima semana. A desistência do Galo da Praça da Saudade, que chegou a ser especulada por conta da crise financeira que o clube atravessa, foi descartada pelo presidente Thales Verçosa na última semana.
Header_São-Raimundo-AM (Foto: Infoesporte)
Até o momento, o São Raimundo só se movimentou internamente. Com um novo presidente recém eleito, o Tufão da Colina ainda não apresentou reforços para dentro de campo, mas já fez algumas reformulações em sua diretoria. O clube anunciou Luiz Américo como diretor executivo e o ídolo Alberto, tricampeão do Norte com a camisa alviceleste, como diretor de futebol. 
Header_Manaus (Foto: Infoesporte)
O Manaus FC ainda não apresentou o elenco oficialmente, e vem divulgando os nomes contratados pouco a pouco. Após manter o treinador Igor Cearense, o Gavião já anunciou o goleiro Bruno Saul, o zagueiro Elton, o lateral Matheus Iton, os atacantes Adrianinho e Claudinei e o volante Rogério Pedra. O destaque desta semana foi a contratação do zagueiro Ediglê, campeão do mundo com o Internacional. O defensor já havia atuado no Amazonas, pelo Fast e vestirá sua segunda camisa em Manaus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real