Ceará e Fortaleza favoritos; Ferrão de volta à elite: começa o Cearense 2017
Alto Santo desiste de disputar o Campeonato Cearense e FCF confirma Ferroviário como décimo integrante da competição. Guarany de Sobral também estará presente
Antes eram dez. Viraram nove. Mas agora, pelo menos até segunda ordem, são dez clubes que, a partir deste domingo (15), começam a disputa pelo título de campeão cearense em 2017. Os imbróglios judiciais mais uma vez foram protagonistas antes do início do estadual. O Alto Santo desistiu, o Ferroviário ficou com a vaga e o Guarany de Sobral voltou à Série A após decisão do TJDF e, enfim, a Federação Cearense de Futebol liberou o calendário oficial do torneio.
Com dez times, começa o Campeonato Cearense 2017 (Foto: Juscelino Filho)
A fórmula também sofreu alterações. Dos dez times da primeira fase, oito avançam às quartas de final. A partir das semis, teremos melhor de três jogos, no sistema de playoffs. Na primeira rodada, apenas Ceará x Tiradentes não será realizada. O Vovô pediu e irá estrear apenas na segunda rodada.
Abaixo, veja as principais informações de cada equipe a disputar o Campeonato Cearense 2017.
01
CEARÁ
Gilmar Dal Pozzo comanda o Ceará em 2017
(Foto: Juscelino Filho)
(Foto: Juscelino Filho)
O Ceará quer esquecer o ano de 2016 e mirar um 2017 melhor. Sem sequer chegar à final do Cearense ano passado, o Vovô agora sonha com o título. Para isso, trouxe o técnico Gilmar Dal Pozzo. Experiente e com histórico de acesso com a Chapecoense, Dal Pozzo sonha em repetir o acesso com a camisa do Vovô. Para isso, montou um elenco com cuidado. O Alvinegro foi o último a começar a pré-temporada (com início apenas em 2 de janeiro), mas isso não deve ser problema para o plantel alvinegro. O grande nome para a disputa do estadual é Magno Alves, que está de volta após passagem pelo Fluminense.
- A gente só vai atingir os objetivos se trabalharmos dessa forma, em conjunto, como equipe. Entrei em contato com todos os jogadores, antes mesmo até de o presidente entrar em contato. Foi assim com o Magno Alves e foi assim com o atleta menos experiente da base. Todo mundo tem valor. Claro que cada um tem a sua importância, mas eu valorizo sempre o trabalho em equipe - disse Dal Pozzo.
- A gente só vai atingir os objetivos se trabalharmos dessa forma, em conjunto, como equipe. Entrei em contato com todos os jogadores, antes mesmo até de o presidente entrar em contato. Foi assim com o Magno Alves e foi assim com o atleta menos experiente da base. Todo mundo tem valor. Claro que cada um tem a sua importância, mas eu valorizo sempre o trabalho em equipe - disse Dal Pozzo.
02
FERROVIÁRIO
O Ferroviário voltou à elite do futebol cearense após a desistência do Alto Santo de disputar a competição. A grande contratação do Tubarão da Barra foi para fora das quatro linhas. O técnico será o experiente Marcelo Vilar, que já conquistou a série D do Campeonato Brasileiro com o Botafogo-PB.
- O nosso objetivo é manter o time na Primeira Divisão - sentenciou o treinador.
03
FORTALEZA
O Fortaleza chega completamente reformulado para a temporada 2017. A diretoria, no entanto, resolveu apostar no técnico Hemerson Maria, que comandou o Leão nos últimos três compromissos em 2016 após a saída de Marquinhos Santos às vésperas da decisão contra o Juventude. Após perder Anselmo, artilheiro do time na última temporada com 23 gols, a diretoria tricolor foi até o Sul para trazer o atacante Lúcio Flávio, que estava no Paraná. O jogador é a grande contratação do Fortaleza para a temporada.
Fortaleza vem reformulado para a temporada 2017 (Foto: Divulgação)
04
GUARANI DE JUAZEIRO
O Leão do Mercado atrasou um pouco o início da pré-temporada. Os trabalhos sob o comando do técnico Washington Luís começaram apenas no dia 19 de dezembro, mas isso não será problema para os objetivos do Guarani de Juazeiro. O objetivo é claro: avançar de fase. Passo a passo, o Leão pensa em chegar até as semifinais.
- Na verdade, a gente não tem um destaque individual. A filosofia do Guarani é pé no chão, buscar sempre atletas que estão nos clubes para aparecer. E vejo no Guaraju um pontapé para que ele possa mudar para um clube maior - afirmou o treinador.
05
GUARANY DE SOBRAL
O Guarany de Sobral começou a preparação depois do previsto. O presidente renunciou, um novo foi escolhido e renunciou em seguida. Acabou rebaixado à Série B por não apresentar os documentos no prazo previsto, mas depois voltou por decisão do TJDF. Com o pé firme na primeira divisão, o Guarasol, do técnico Júnior Cearense, sonha alto e quer terminar entre os quatro.
- Vamos tentar beliscar o campeonato, mas o objetivo é chegar novamente entre os quatro primeiros - disse o técnico Júnior Cearense.
06
HORIZONTE
Roberto Carlos, mais uma vez, está à frente do Horizonte (Foto: Arquivo Pessoal)
O "interminável" Roberto Carlos segue como técnico do Horizonte, que mira o exemplo do Uniclinic. De volta à Série A do Campeonato Cearense, o Galo do Tabuleiro quer surpreender. O experiente goleiro Fábio Lima e o volante César Sampaio (ex-Tiradentes) são os líderes do Galo em campo.
- Esperamos que esses caras possam corresponder a tudo o que a gente espera deles. É um grupo jovem, pequeno. Entao, tanto comissão técnica quanto jogadores querem chegar a um objetivo maior. Queremos seguir o exemplo do Uniclinic que conseguiu fechar o calendário em 2017 com quatro competições - afirmou Roberto Carlos.
- Esperamos que esses caras possam corresponder a tudo o que a gente espera deles. É um grupo jovem, pequeno. Entao, tanto comissão técnica quanto jogadores querem chegar a um objetivo maior. Queremos seguir o exemplo do Uniclinic que conseguiu fechar o calendário em 2017 com quatro competições - afirmou Roberto Carlos.
07
ITAPIPOCA
O Itapipoca será comandado por Neto Maradona. O treinador admitiu a dificuldade financeira para poder montar um bom elenco para a disputa do Cearense. Com jogadores, em sua maioria, da própria região, o Itapipoca pretende fazer um estadual tranquilo, sem tantas pretensões. Para surpreender os outros, será necessário surpreender a si próprio.
- Nossas condições financeiras são muito difíceis. Temos um teto muito baixo, estamos apostando nos jogadores da casa e jogadores que trouxe da Paraíba, do Piauí. Estamos acreditando nesses jogadores. A gente está satisfeito. No momento, temos 35 atletas. Mas vamos fechar com 30. Serão quatro goleiros e 26 jogadores de linha - explicou Neto.
08
MARANGUAPE
O Maranguape tem o objetivo de não ser rebaixado. Com isso, se avançar à fase seguinte do Campeonato Cearense, o que vier é lucro. O time tem um plantel com 27 atletas, dos quais 12 são reforços para a temporada. Sob o comando do técnico Reginaldo França, o Gavião da Serra puxou alguns atletas da base também, dando chance para os mais novos.
- Nós temos a intenção de ir até a semifinal. Em 2016, nós caímos num grupo muito forte. Tanto é que os times que foram para a final, Fortaleza e Uniclinic, estavam no nosso grupo. Temos que ficar entre os oito. Depois disso, vamos pensar em outros objetivos - avaliou o técnico Reginaldo França.
09
TIRADENTES
O Tiradentes vem com a cara do Ceará. Pelo menos os reforços de peso do Tigre da Polícia Militar fizeram história com a camisa do Alvinegro de Porangabuçu. O treinador é o eterno carrasco Sérgio Alves. A grande contratação foi o volante Michel, também ídolo do Ceará. O Tigre vem com o objetivo de surpreender e conquistar a vaga na Série D para ter calendário.
Sérgio Alves é o novo técnico do Tiradentes (Foto: Alex Costa/Agência Diário)
- Se você entra numa competição, qualquer que seja, você tem que entrar com o pensamento de fazer por onde para chegar na final. Na pior das hipóteses, pelo menos conseguir uma vaga no Campeonato Brasileiro. Então, conseguindo uma vaga na Série D, e não chegar na final, será um ponto positivo para a equipe. Mas a gente quer chegar a final da competição, surpreendendo muita gente e ao mesmo tempo levando o nome do Tiradentes - afirmou Sérgio Alves.
10
UNICLINIC
Atual vice-campeão estadual, o Uniclinic foi um dos primeiros times a se apresentar para a pré-temporada. Sob o comando do técnico Vladimir de Jesus, a Águia da Precabura terá um calendário farto. Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro. Apostando em ser novamente surpresa, a Águia da Precabura tem um ousado plano de voo pelo Brasil. A ideia é manter calendário, mas sem perder o foco na competitividade e, aos poucos, dar passos maiores.
- É um grupo que está sendo remontado. Dos 25 atletas (da temporada passada), apenas seis permaneceram: Teo, Domingos, Ronaldo, Guidio, Leon e Preto. Os demais estão sendo contratados. Alguns já trabalhei, outros não, mas todos com aval do Doutor Vanor e com aval do Leo Castro (supervisor de futebol) para tentar manter o alto nível que o Uniclinic teve em 2016 - explicou Vladimir de Jesus.
Comentários
Postar um comentário