À frente do RBB, Barbieri atingiu feito que Argel e Maria não conseguiram


Em 2011, o Red Bull Brasil chegou pela primeira vez à Série A2 do Campeonato Paulista, já credenciado a ocupar uma das quatro vagas de acesso à elite. Porém, o clube-empresa só consolidou o sonhado posto após quatro tentativas. Coube ao jovem carioca Maurício Barbieri, de 33 anos, cravar o objetivo que técnicos experientes, como Argel Fucks e Hemerson Maria – atual campeão brasileiro da Série B, dirigindo o Joinville – não conseguiram.
Pelo Toro Loko, também passaram nomes como Sérgio Guedes, Márcio Fernandes, Kleiton Lima, Ruy Scarpino e até Jair Picerni – que levantou a primeira taça do clube, a Série B (equivalente à Quarta Divisão) de 2007, ano de fundação do RBB. Todavia, nenhum comandante foi tão importante quanto Barbieri, que possui familiaridade com gestões modernas e emergentes.
O carioca despontou para o futebol à frente do Audax Rio – antigo Sendas –, onde conquistou o acesso inédito à elite estadual. Comandando a franquia de São João de Meriti na Primeira Divisão, em 2013, Barbieri se orgulha de uma vitória sobre o Flamengo, no calor do estádio Moça Bonita, pelo placar de 2 a 1. Em seu primeiro ano entre os grandes, a Laranja Mecânica ficou a dois pontos da vaga na Série D, conquistada pelo Boavista.
Divulgação
Coube ao jovem carioca Maurício Barbieri levar o Red Bull à elite paulista (Foto: Gustavo Bezerra/RBB)
Com a venda do Audax Rio, em 2013, Barbieri chegou ao Red Bull Brasil, trazendo consigo dois profissionais de confiança: os zagueiros Anderson Marques e Fabiano Eller. Logo em seu primeiro desafio no Toro Loko, o comandante alcançou o espaço inédito no Paulistão, e conta à Gazeta Esportiva.Net todos os detalhes da preparação para disputar um dos campeonatos estaduais mais concorridos do país.Gazeta Esportiva.Net: Em 2014, você levou o Red Bull Brasil à elite do Campeonato Paulista, conquistando um feito que técnicos como Argel Fucks e Hemerson Maria não conseguiram. A que se deve esse sucesso?
Maurício Barbieri: O mérito de ter subido o Red Bull Brasil não é apenas meu. O clube passou por uma mudança de gestão, principalmente com a chegada do Thiago Scuro (gerente esportivo). O sucesso não apareceu apenas no quesito tático, mas estruturalmente. O clube como um todo cresceu.
Gazeta Esportiva.Net: Como está a divisão entre buscar novos jogadores e iniciar os treinamentos para o Campeonato Paulista?Maurício Barbieri: Estou completamente focado. É uma grande oportunidade que tenho em mãos. Ao lado da diretoria, escolhi atletas com perfil correto, para vir e agregar em todos os sentidos. O elenco está 99% fechado para disputar o Campeonato Paulista e a metodologia de treinamentos segue inalterada.
Divulgação
Responsável por levar o São Caetano à decisão da Libertadores, Jair Picerni conquistou o 1º título do RBB
Gazeta Esportiva.Net: Você passou por todas as categorias de base do atual Grêmio Osasco Audax (antigo Pão de Açúcar), conhecido por ter um esquema de jogo ousado e bem definido. Como será a postura do Red Bull Brasil na elite estadual?
Maurício Barbieri: O Red Bull Brasil tem uma maneira bem definida de jogo. Praticamos um futebol de ataque e domínio das ações. Por isso, estamos sempre buscando atletas com perfil tecnicamente refinado. Temos a ciência que estamos representando uma grande empresa, um nome forte no mercado.Gazeta Esportiva.Net: Com qual ambição o Red Bull Brasil entra para jogar o seu primeiro Paulistão?Maurício Barbieri: Queremos a vaga na Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2014, as duas lacunas ficaram com Ituano, que foi campeão, e Penapolense, semifinalista. Ou seja, precisamos ir longe para alcançar o nosso objetivo. Simplesmente permanecer na Primeira Divisão seria positivo, mas precisamos pensar em algo a mais.
Reprodução/Facebook
Em 2013, Argel Fucks teve a missão de levar o Red Bull Brasil à elite do Paulistão, mas não conseguiu
Gazeta Esportiva.Net: O Red Bull Brasil sempre se destacou pelas campanhas nas categorias de base. Você pretende utilizar muitos jogadores jovens em seu elenco?Maurício Barbieri: Sim, mas com cuidado. Existe um salto de nível muito grande entre as séries A2 e A1. Em 2015 vamos jogar contra os melhores clubes do Brasil e não podemos expor tanto nossa garotada. Temos que incorporar os meninos de maneira progressiva, para que não sintam tanto. Sabemos da qualidade dessa geração, que foi semifinalista nas categorias sub-20 e 17, mas é preciso cautela.



CONTRATAÇÔESAté o momento, os principais reforços anunciados pelo Red Bull Brasil foram: o zagueiro Samuel, que já defendeu São Paulo e Werder Bremen-ALE, os volantes Jocinei, com passagens por Corinthians e Portuguesa, e Willian Magrão (ex-Grêmio), e o jovem meia Gustavo Scarpa, cria da base do Fluminense.
Divulgação
Volante com passagens por Corinthians e Portuguesa, Jocinei foi o principal reforço anunciado pelo Red Bull

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real