Dia histórico para a Federação Boliviana de Futebol

Pela primeira vez em sua história conta, em propriedade, com um terreno de dez hectáreas onde será construído um Centro Integral de Desenvolvimento para a atividade em seus diversos extratos.
Em um ato efetuado nesta quinta-feira, o Governo Autônomo Municipal de Warnes, mediante sua máxima autoridade, Mario Cronembold, fez entrega da citada extensão, localizada a dois quilômetros da avenida principal da população do norte 'cruceño', nas proximidades da urbanização Gran Paitití.
A conquista é alcançada na gestão de Marco Peredo, como presidente, que é acompanhado por Cliver Rocha, Marco Rodríguez e Freddy Cortez, membros do Comitê Executivo.
“Aqui será construída a casa do futebol. Agradecemos Warnes, que não só é o munícipio mais produtivo e industrializado da Bolívia, senão que tem um prefeito com visão”, sustentou o titular do ente matriz do futebol, antes de indicar que “agora temos que cumprir nossa parte, o que significa fazer realidade a infraestrutura”.
Pela sua parte, o burgomaestre pontualizou que “graças ao conselho municipal esta entrega não é em empréstimo, usufruto nem concessão; é em propriedade” e adicionou que logo de quatro meses de estudos se concretizou.
“Se a Federação amplia seu projeto dispomos de outras hectáreas para ceder porque o objetivo é apoiar o futebol com algo que faz tanta falta”, enfatizou.
Trata-se de terras com planos aprovados, dotados de serviços de água potável e energia elétrica, além do transporte.
A execução está concebida em várias etapas, de acordo ao informado pelo engenheiro Octavio Soraire, autor do projeto.
“Não se descuidou dos estudos avaliativos do impacto meio-ambiental”, precisou.
A FBF planeja o estabelecimento de dois campos, regulamentares, de gramado natural; outros gols do gramado sintético, além de residências com capacidade, cada uma, para noventa pessoas.
Do mesmo modo será construído um coliseu fechado dotado de dois campos polifuncionais.
O futebol de praia contará com um cenário de competições oficiais, cujas arquibancadas teriam capacidade para duas mil pessoas. Ademais, haverá um adicional para treinamentos.
O plano abarca uma clínica de esportologia, que, entre outros elementos, irá contar com câmaras hiperbáricas.
O Centro será equipado com um moderno ginásio e também envolve a implementação de uma ciclovia e oficinas administrativas.
“Não podemos perder um centímetro, o conceito passa por aproveitar o máximo, em funcionalidade, a distribuição das obras civis”, adicionou Soraire.
“Tomara que em outros departamentos do país exista a mesma disposição, trata-se de dotar ao futebol do que diz. A Federação está trabalhando efetivamente na cobertura de necessidades imperiosas, além de longamente postergadas”, disse Rocha.




Texto e fotografias: Coordenação de Comunicação FBF (Oscar Dorado Vega)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real