Guia do Sergipão: Estadual tem nova forma de disputa e "caça ao Dragão"

Em 2016, ou os times brigam pelo título do torneio ou lutam para não cair de divisão

Header Campeonato Sergipano (Foto: Editoria de arte)
Vai começar a "caça ao Dragão", ou melhor, a disputa pelo título do Campeonato Sergipano 2016. O Confiança é o favorito, sem dúvidas. O time azulino vai em busca do tri estadual e é o único time que começa o ano com Série, a "C", para ser exato. Além disso, o elenco permanece com uma boa quantidade de atletas que estiveram nos dois últimos anos. 
Para um torneio que traz novamente uma forma de disputa diferente, a lista de times que vão tentar levantar a taça da primeira divisão pela primeira vez é grande. Sete dos 10 jamais foram campeões: Estanciano, Amadense, Socorrense, Dorense, Boca Júnior, Guarany e Lagarto. Vale ressaltar que, enquanto Lagartense, o time venceu o Sergipão pela última vez em 1998. Porém, desde que virou Lagarto, ainda não soltou o "grito de campeão".
Confiança, campeão (Foto: Felipe Martins)Confiança é o atual bicampeão do Campeonato Sergipano (Foto: Felipe Martins)
O estadual terá três fases, igual a 2015, mas com outra forma: classificatória (1ª fase); hexagonal e quadrangular do rebaixamento (2ª fase); e a final (3ª fase). Na primeira, as 10 equipes se enfrentam em apenas jogos de ida. As seis melhores estarão classificadas para o hexagonal, e as outras quatro disputarão um torneio à parte para definir quem cairá para a Série A2 em 2017 (2 vagas). No hexagonal, teremos jogos de ida e volta. Os dois clubes que alcançarem o maior número de pontos farão a final em duas partidas também. Não tem jeito, ou o time briga para ser campeão ou luta para não cair de divisão.
Portanto, o GloboEsporte.com elaborou um raio-X dos clubes que disputarão o título e, consequentemente, a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, exceto se o Confiança vencer. Nesse caso, a vaga passará automaticamente para o vice. Além disso, os finalistas garantem participação na Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2017. E a vaga para a quarta divisão nacional do próximo ano, segundo a Federação Sergipana de Futebol (FSF), será disputada em um torneio no segundo semestre. 
A estreia do estadual não será com jogo do atual campeão. O Sergipão 2016 começa no próximo sábado com o duelo Dorense x Lagarto, partida que foi antecipada no dia 12 deste mês. O confronto acontece no estádio Ariston Azevedo, em Nossa Senhora das Dores, às 16 horas.
Header Campeonato Sergipano - Amadense (Foto: Editoria de arte)
O Amadense já bateu o primeiro recorde antes mesmo do início da competição. O time dispensou o treinador a poucos dias da estreia. Em 2015, o Leão do Rio Real não se classificou para o quadrangular final, lutou para não cair (quem levou a pior foi o Boquinhense) e ficou em quinto na classificação geral, com 15 pontos, mas com uma vitória a mais que o time de Boquim. Vale ressaltar que, no último estadual, o alviverde de Tobias Barreto obteve a maior goleada da competição (8 a 0 no Coritiba) e foi o melhor ataque da primeira fase, marcando 22 gols.
Para a nova temporada, um time totalmente repaginado. Os goleiros Léo Murici e Jaqué; os zagueiros Gabriel, Yan, Jackson e Ary; os laterais Lucas, Motor, Edmilson e Filipinho; os volantes Lelê, Douglas e Cássio; os meias Wesley Marques, Igor Mangabeira, Tiquinho, Rodrigo e Léo Bahia; e os atacantes Levi Almeida, Paulinho, Batata, Igor Baiano e José Agnaldo. O Amadense começa o Sergipão 2016 no próximo domingo, às 16h, contra o Estanciano no Francão.
Header Campeonato Sergipano - Boca Juniors 2 (Foto: Editoria de arte)
Dentre os 10 clubes do ano passado, o Boca Júnior foi o nono colocado no geral e só não caiu porque o Coritiba conseguiu fazer uma campanha pior, terminando com -3 pontos, pois não venceu nenhuma, escalou jogador irregular e ainda perdeu pontos no tribunal. Em 2015, o Boca esteve na partida com o menor público do Sergipão. O clube venceu o Amadense por 3 a 1, em um Francão com apenas 10 pagantes. Este ano, a equipe de Estância quis começar do zero. Mudou totalmente o elenco e fez a pré-temporada em Aracaju. Durante esse período, a diretoria e jogadores tiveram uma notícia triste, o falecimento de um centroavante que faria parte do grupo no estadual.
Para tentar fazer uma boa campanha este ano e, quem sabe, ainda conseguir a vaga no hexagonal, o Boca Júnior traz um elenco com muitos jovens atletas sob o comando do experiente Luiz Juresco: os goleiros Milton, Geovani e Igor; os laterais Lucas, Geovani, Maxwell, Alexandre e Neto Arau. Os zagueiros Serginho, Manoel Júnior, Marcelo, Aldry e Fred; os volantes Douglas, Cabaú, Carlinhos Arauá, Deivid Paulista; os meias Zambinha, Ataíde, Rafael, Neto e Ismael; e os atacantes Márcio Carioca, Alex Tanque, Eduardo, Thales e Ismael Cristinápolis. O Boca começa a nova caminhada no estadual contra o mesmo time que empatou na última rodada da 1ª fase em 2015, o Itabaiana, que por conta disso não avançou ao quadrangular.
Header Campeonato Sergipano - Confiança (Foto: Editoria de arte)
Atual bicampeão, o Confiança chega mais uma vez com o peso de grande favorito ao título estadual. O Dragão foi o primeiro colocado no grupo e no geral da primeira fase do ano passado. No quadrangular, os azulinos tiveram 100% de aproveitamento e derrotaram o Estanciano nas duas partidas da final.
Dezoito atletas renovaram com o clube: os goleiros Rafael Sandes e Danilo; os laterais Amaral, Ney Maruim, Caíque e Pedrinho; os zagueiros Valdo e Eron; os volantes Richardson, Elielton, Flávio, Wallace Sergipano e Raulino; os meias Everton Santos e Wallace Pernambucano; e os atacantes Diego Ceará, Bibi e Leandro Kível. Betinho também permaneceu no comando da equipe. Contudo, ainda na pré-temporada os azulinos tiveram um grande desfalque: o capitão Richardson foi embora para o Ceará. Além dele, Amaral foi emprestado ao Dorense. 
Para a temporada recheada de competições, o Dragão trouxe reforços: O goleiro Henrique, o zagueiro Carlinhos, o lateral Izaldo, os meias João Guilherme e Júnior Paraíba, além dos atacantes Danillo Bala e Warley. Já no fim da pré-temporada, os proletários anunciaram a volta do zagueiro Lucas Rocha, formado pela base azulina. Na pré-temporada, o Dragão goleou o Força Jovem de Aquidabã em jogo-treino e venceu dois alagoanos fora de casa, o CSE e o Penedense. Esse último também conseguiu vencer os azulinos no Sabino Ribeiro. A estreia do Confiança será na próxima segunda, às 20h15, contra o Guarany de Porto da Folha.
Header Campeonato Sergipano - Dorense (Foto: Editoria de arte)
O Campeão da Série A2 retorna à Primeirona após 11 anos e é um dos candidatos a "surpresa" do torneio pela boa campanha em 2015. Apesar do título, o treinador Adelmo não ficou. Para o lugar dele, pintou Elenilson Silva, que já passou por São Domingos, Coritiba de Itabaiana e Lagarto. 
No elenco rubro estão confirmados: os goleiros Acácio, Tony e Júnior; os laterais Mateus, Jeje, Jorge e José; os zagueiros Bruno Dores, Bruno, Cirilo, Gavião e Cláudio; os volantes Gegê, Cestinha, Deivid Bolinho, Léo, Rocha; os meias Valdson, Eliomar e Jailton; e os atacantes Jean Canindé, André Saúde, Dagil, Mano, Kaio, Deivid, Rodolfo, Caça-Rato. O clube inicia o estadual enfrentando a ex-equipe de Elenilson Silva, o Lagarto. A partida que abre, no próximo sábado, o Campeonato Sergipano, acontece em Nossa Senhora das Dores, às 16 horas, no estádio Ariston Azevedo.  
Header Campeonato Sergipano - Estanciano (Foto: Editoria de arte)
Vice-campeão em 2015, o Canarinho do Piauitinga disputou a Série D e conseguiu chegar às oitavas de final  sob o comando de Iedo Morgado. O técnico permaneceu e alguns jogadores também: o lateral-direito Daniel, os volantes Marcos Mendes e Arouca, o meia Nigéria e os atacantes Rodrigão e Marcel. No ano passado, o Estanciano teve o artilheiro do torneio (Da Silva), a segunda melhor campanha geral da primeira fase e foi a equipe que mais recebeu cartões amarelos.   
Completam o elenco do Estanciano os goleiros Jeferson, Thiago e Alisson;  os zagueiros Cláudio, Luizão, Jerônimo e Jajá; os laterais Jailton, Valber e João Willian; os volantes Elton, Romero e Matheus; os meias Dion Oliveira, Wander, Deivid e Júnior Mandacaru; além dos atacantes Da Silva, Gil Paraíba, Iury e Pepeta. O Canarinho estreia em casa no Sergipão 2016 contra o Leão do Rio Real. O jogo, às 16 horas, será no estádio Francão. 
Header Campeonato Sergipano - Guarany-SE (Foto: Editoria de arte)
O Galo do Sertão não joga a primeira divisão do Campeonato Sergipano desde 2012. De volta à elite após ser vice na Série A2 em 2015, o Guarany de Porto da Folha quase desistiu de disputar o torneio este ano porque a parceria com a prefeitura foi desfeita e deixou o time em crise financeira.
No fim das contas, o clube alviverde fechou uma parceria com um empresário baiano e fez a pre-temporada em Juazeiro. O técnico do Galo será Élio Miranda. O GloboEsporte.com entrou em contato diversas vezes com a diretoria, mas até o fechamento da matéria os dirigentes não disponibilizaram o elenco. No Estadual, o Guarany vai estrear contra o atual campeão, o Confiança. A partida será dia 25 de janeiro, às 20h15, na Arena Batistão, em Aracaju.
Header Campeonato Sergipano -Itabaiana (Foto: Editoria de arte)
O Itabaiana teve a terceira melhor campanha da primeira fase, em geral, do Campeonato Sergipano do ano passado. Porém, não conseguiu se classificar para o quadrangular e acabou tirando férias antecipadas. Apesar disso, o Tricolor da Serra foi o melhor do Grupo A, e no geral no quesito "melhor defesa" o time sofreu apenas 7 gols em 10 jogos.
E para não ser eliminado precocemente mais uma vez, o Tremendão trouxe reforços pontuais e com boas experiências a exemplo do meia Lineker e do atacante Paulinho Macaíba. O goleiro Max que esteve no Tricolor na Série D, em 2012, está de volta. Os zagueiros Heverton e Alexandre que já vestiram a camisa do Confiança, também chegaram à Olímpica. Além deles, estão confirmados também: o goleiro Robson Júnior; o zagueiro Thiago; os laterais Ícaro, Ceará e Zadda; os volantes Batatinha, Gil Baiano e Rafael Bahia; os meias Ribinha, Felipe Sertânia e Igor Alves; e os atacantes Acássio, Leonardo, Paulinho Macaíba, Zé Soares e Delbrando. 
Na pré-temporada, o Tremendão chegou a vencer o CRB em casa, por 3 a 0, depois perdeu para o alvirrubro alagoano em Maceió; e ainda perdeu para o CSA no Mutange. Na primeira rodada do Sergipão, o Itabaiana enfrenta o Boca Júnior no estádio Etelvino Mendonça, antigo "Médici", no próximo domingo, às 16 horas.
Header Campeonato Sergipano - Lagarto (Foto: Editoria de arte)
Em 2015, o Lagarto foi a equipe que mais recebeu cartões vermelhos no Campeonato Sergipano. Apesar da indisciplina em campo, o alviverde conseguiu se classificar para o quadrangular, teve a quarta melhor campanha da primeira fase e a segunda melhor defesa, no geral, perdendo apenas para o Itabaiana.  
O comando técnico mudou. Saiu Elenilson Silva e entrou Edmilson Santos. Na lista de atletas alguns nomes conhecidos, mas também muitos novatos: os goleiros Ivan, Emmanuel, Bruno e Thiago; os zagueiros Lenu, Jefferson Santos, Clécio, Danilo e Luciano; os laterais David, Bomba, Matheus Castro, Júnior, Robson Saci Julys e Vladimir; os volantes Diego, Rodrigo, Vandisson, Jonathan, Marquinhos e Vando; os meias Daniel Gois, Fabinho, Gabriel Goiano, Santos e Matheuzinho; e os atacantes Rone, Morais, Adilson, Binho, Alan Dinamite e Maldonado.
A estreia do clube esmeraldino no Sergipão 2016 foi antecipada. Com isso, o Lagarto faz o jogo de abertura do estadual em Nossa Senhora das Dores, contra os donos da casa, no estádio Ariston Azevedo, às 16 horas.
Header Campeonato Sergipano - Sergipe (Foto: Editoria de arte)
O Sergipe esteve no mesmo ritmo do Itabaiana em 2015 e tirou férias antecipadas. Agora, é importante ressaltar que, diferentemente do Tremendão, o time rubro fez uma péssima campanha e terminou em oitavo lugar geral. 
Para a nova temporada, um time bem renovado, começando pelo técnico Roberval Davino. Vale lembrar que alguns jogadores permaneceram: o goleiro Jonathas, os meias Rafael Vila e Bruno Iotti e o centroavante Pirambu. No ano em que o time rubro comemora os 20 anos do hexacampeonato estadual, a diretoria trouxe também os seguintes atletas: os goleiros Rafael Córdova e João Ricardo; os zagueiros Márcio Santos, Mayko, Carlos Alexandre e Rodrigo Sabiá; os laterais Carlos Henrique, Brendon, Airton e Cris; os volantes Lucas Vinícius, Welton Heleno e Mateus Santos; os meias Paulo Sérgio, Yannick e Victor Palito; e os atacantes Jailson, Marcinho Beija-Flor, Pirambu, Robério e Bruninho. Importante citar que o treinador alagoano deu chance para alguns garotos da base do Mais Querido na preparação: Lulinha, Otávio e João Vitor.
Vale ressaltar que o time rubro já começa o campeonato pressionado, pois fez dois amistosos contra o Coruripe e perdeu os dois. Além disso, a torcida ainda não viu Jailson em campo na pré-temporada e vai demorar a vê-lo no estadual, já que o atacante, com fama de goleador, só deverá sair do departamento médico daqui a um mês. O Sergipe estreia no próximo domingo, às 16 horas, na Arena Batistão, contra o Socorrense.
Header Campeonato Sergipano - Socorrense (Foto: Editoria de arte)
O Socorrense começou bem o Campeonato Sergipano do ano passado. Caiu de produção, mas conseguiu se classificar para o quadrangular, deixando o Sergipe de fora, mais uma vez. Porém, no quadrangular o time foi muito mal. Só marcou dois pontos, ou seja, não conseguiu vencer uma. Edmilson Santos, então, deixou o clube e assumiu o Lagarto. Guidon assumiu a equipe de Nossa Senhora do Socorro e resolveu montar um elenco tentando aliar jovens com experientes.
Para tentar avançar de fase mais uma vez e brigar pelo título, o Socorrense iniciará o campeonato com os seguintes jogadores: os goleiros Rafael Paulista e Jean; os zagueiros João Paulo, Bruno, Osvaldo e Jong; os laterais Roni Dias, Marconi, Warlles, Índio e William; os volantes Aécio, Rivaldo, Alan Alagoas e Matheus; os meias Tony, Alan Bahia, Iraildo, Jailson e Cícero; e os atacantes Josimar, Felipe, Agnaldo e Marcos Vinícius. O Siri estreia no domingo, às 16 horas, na Arena Batistão contra o Sergipe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real