Acreano 2016 tem novo formato, reviravolta e indefinições pelo Profut

Para reduzir número de jogos, Federação do Acre aposta em um outro modelo de
disputa. Amax desistiu a um mês de a bola rolar, mas voltou atrás nesta semana

Header_CAMPEONATO_ACREANO (Foto: Infoesporte)
O Campeonato Acreano 2016 tem início previsto para 21 de fevereiro, com uma rodada dupla no Estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão, na capital. Com a previsão de participação de oito clubes, a primeira divisão do estadual ganhou novo formato nesta temporada e teve a desistência da Amax a um mês de a bola rolar – e a volta do clube uma semana depois. Em busca do tricampeonato, o Rio Branco entra como um dos favoritos ao lado de Atlético-AC e Galvez, atual vice-campeão – foram os três primeiros a iniciar a pré-temporada.
Quando faltava um mês para o início da competição, a Amax oficializou a sua desistência. Nesta quinta-feira (28), porém, o time de Xapuri voltou atrás e jogará o torneio. E nenhum dos clubes entregou a documentação exigida pelo Profut (Programa de Modernização do Futebol Brasileiro) até esta semana. A Federação de Futebol do Acre (FFAC) deu novo prazo aos dirigentes: até segunda-feira (1º). O clube que não cumprir, estará fora da disputa e será substituído por outro time da Segunda Divisão que esteja com as certidões.
rio branco-ac x galvez florestão campeonato acreano 2015 final (Foto: João Paulo Maia)Estrelão tentará o tricampeonato estadual (Foto: João Paulo Maia)
Para definir os representantes do estado em competições nacionais com antecedência, os dirigentes mudaram o regulamento. No primeiro turno, os times se enfrentam entre si e o mais bem colocado garante lugar na final e na Série D do Brasileirão 2016. Os seis melhores do primeiro turno disputam o returno, também em pontos corridos. O melhor vai à decisão. O campeão estadual estará na Copa Verde, Copa do Brasil e Série D de 2017.
Conforme a tabela divulgada pela Federação de Futebol do Acre (FFAC), apenas dois estádios serão usados para os jogos: Arena da Floresta e Florestão, ambos em Rio Branco. A Amax e o Alto Acre tentam liberar o estádio Álvaro Felício Abrahão, em Xapuri, a 188km da capital, para mandar jogos no interior.
Testinha, meio-campo do Rio Branco (Foto: João Paulo Maia)Aos 37 anos, Testinha volta a vestir a camisa do Rio Branco nesta temporada (Foto: João Paulo Maia)
Com veteranos no elenco, como o lateral-direito Ley e o meia Testinha, o Rio Branco aposta na experiência dos jogadores para conquistar o tri. O Galvez reformulou o grupo e tem como principal nome o meio-campo Douglas Alves para levantar a taça inédita. Também favorito, o Atlético-AC terá a habilidade do meia Polaco, que já passou pela base do Santos, e o oportunismo do atacante Adriano Louzada, que defendeu Palmeiras, Cruzeiro e Porto. O Galo está desde 1991 sem conquistar um título estadual.
Campeão em 2013, o Plácido de Castro, com o grupo renovado, iniciou a preparação no dia 25 de janeiro. Quem também tentará surpreender é o Vasco-AC, que terá time 100% caseiro. Para completar a briga contra o rebaixamento, Andirá e Alto Acre também apostam em elencos formados por jogadores locais.

1ª rodada
21/02 (Domingo) - Florestão

15h45 - Rio Branco x Andirá
17h45 - Galvez x Alto Acre

25/02 (Quinta-feira) - Arena da Floresta

18h - Atlético-AC x Vasco-AC
20h - Plácido de Castro x Amax
Header ALTO ACRE (Foto: Infoesporte)

Com o elenco formado por jogadores locais, o Alto Acre iniciou a preparação há duas semanas, no estádio José Guiomard dos Santos, em Brasiléia, a 212km de Rio Branco. O clube representa quatro municípios (Capixaba, Assis Brasil, Brasiléia e Epitaciolândia) no futebol profissional. O time será comandado pelo técnico Angilberto Silva, o Anjo, que era jogador da equipe nas últimas temporadas. Em 2015, o Papagaio da Fronteira, como é conhecido, brigou para não cair. A equipe terminou a competição em penúltimo lugar, com 11 pontos, e conseguiu se manter na elite.
Headers ACREANO - AMAX (Foto: Editoria de arte)
Reviravolta. Após anunciar o técnico Célio Ivan e definir a programação da pré-temporada, a Amax oficializou desistência do estadual restando um mês para a bola rolar. O time não poderia usar o mesmo CNPJ da Associação dos Militares e Amigos de Xapuri, que tem outra diretoria, mas o mesmo CNPJ. Uma semana depois, porém, em nova reunião, os dirigentes voltaram atrás da decisão.
Após a renúncia do presidente Celso Garcia, o Paraná, o Azulão de Xapuri será comandado temporariamente por uma comissão de cinco pessoas. O clube corre contra o tempo para confirmar um técnico e iniciar os treinos no estádio Álvaro Felício Abrahão, em Xapuri, onde o time pretende mandar alguns jogos.
Header ANDIRA (Foto: Infoesporte)

Campeão da Segundona do ano passado, o Andirá volta a disputar a elite do estadual neste ano. O Morcego, um dos clubes mais tradicionais de Rio Branco, terá Francisco Dias, o Jangito, como treinador. O elenco, com cerca de 30 jogadores locais, começou a pré-temporada no dia 19 de janeiro. Sem uma sede fixa, a comissão técnica divide os treinos físicos e com bola entre o Parque Capitão Ciríaco e o Campo B da Federação de Futebol do Acre (FFAC).
Header Atlético-AC (Foto: Infoesporte)

Para quebrar o jejum de títulos que dura desde 1991, o Atlético-AC tem o retorno do técnico Álvaro Miguéis e conta com jogadores com passagem por grandes clubes, como o meia Polaco (jogou na base do Santos) e o atacante Adriano Louzada (vestiu as camisas de Cruzeiro, Palmeiras e Porto). O Galo foi o primeiro a iniciar a pré-temporada, no dia 4 de janeiro, no Estádio Adauto Frota, o Frotão, na capital.
Sem Gessé, que decidiu se aposentar do futebol aos 29 anos, o Atlético terá também o meia Josy Braz, que já passou pelo Rio Branco. No ano passado, o time celeste terminou em terceiro lugar, com 36 pontos na classificação geral. A equipe caiu nas semifinais diante do Galvez.
Header GALVEZ (Foto: Infoesporte)

Fundado em 2011 e atual vice-campeão estadual, o Galvez entra na disputa deste ano em busca de uma taça inédita. Comandado pelo técnico Paulo Roberto Oliveira, que terá o primeiro desafio à beira do gramado, o Imperador representa a Polícia Militar do Acre no futebol profissional.
A equipe aposta em jogadores jovens que disputaram a Copa São Paulo deste ano, mas também na habilidade do meia Douglas Alves, com passagem por Juventus-AC e Rio Branco. O grupo iniciou os treinamentos no dia 18 de janeiro. Sem um local próprio para os trabalhos, o clube treina no Campo do Juventus, na capital acreana.
Header PLÁCIDO DE CASTRO (Foto: Infoesporte)

Último time do interior a conquistar o título estadual, em 2013, o Plácido de Castro entra no Campeonato Acreano 2016 como uma incógnita. Após mudanças na diretoria, o clube acertou parceria com uma empresa privada, que forneceu 15 jogadores de fora do estado – oito atletas locais completam o elenco placidiano.
Em 2015, a equipe terminou em quarto lugar na classificação geral, com 23 pontos – caiu nas semifinais contra o Rio Branco. O Tigre do Abunã começa a preparação para o estadual nesta sexta-feira (29), no estádio José Ferreira, o Ferreirão, em Plácido de Castro, que fica a 95km de Rio Branco.
Header RIO BRANCO-AC (Foto: Infoesporte)

Representante do Acre na Copa Verde e Copa do Brasil, que iniciam em março, o Rio Branco encara o estadual como um teste e busca uma vaga na Série D, no segundo semestre. Atual bicampeão, o Estrelão busca a terceira taça seguida. Desta vez, sob o comando de um técnico conhecido da torcida: João Carlos Cavalo, que já passou pelo clube em três oportunidades.
O lateral-direito Ley, o volante Roberto Dinamite e os meias Neném e Testinha são os principais nomes do elenco alvirrubro. Sob nova direção, o Estrelão tenta se reorganizar financeiramente e montar times competitivos na temporada. Os treinos no CT José de Melo começaram em 11 de janeiro.
Header VASCO-AC (Foto: Infoesporte)
Sob nova direção, o Cruz-Maltino do Acre quer voltar a surpreender. Renato Machado, o Lobinho, ex-diretor de futebol, assumiu a presidência do clube em janeiro deste ano e fica até 2018 no cargo. Depois dos títulos de 1999 e 2001, o Vasco-AC aposta na juventude da casa para brigar pelas primeiras posições.
O ex-goleiro Márcio Figueiredo, o Faísca, comandará novamente o time da Fazendinha no estadual. Os treinos começaram no dia 21 de janeiro, com um elenco inchado. Porém, aos poucos, o grupo foi reduzido para cerca de 20 jogadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real