Ex-dirigente da Conmebol, Esquível tem extradição autorizada por Suíça


Esquível é denunciado por negociar direitos de marketing da Copa América (Foto: Leo Ramirez/AFP)
Esquível é denunciado por receber propina em negociação por direitos de marketing da Copa América (Foto: Leo Ramirez/AFP)
A Justiça Federal da Suíça aprovou nesta quarta-feira a extradição do ex-presidente da Federação Venezuelana de Futebol, Rafael Esquível, para os Estados Unidos. Preso em Zurique, o ex-dirigente da Conmebol seguirá até os EUA seguindo um protocolo investigação de corrupção da Fifa pelo FBI.
Esquível terá o prazo de 30 dias para apelar da decisão. O cartola foi preso em maio juntamente com outros seis dirigentes da Fifa, incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marin. A extradição é a terceira realizada a pedido da Justiça americana. Jeff Webb aceitou ir de forma voluntária. Já Eugênio Figueiredo, ex-presidente da Conmebol, ainda recorre ao inquérito, apesar de ter a extradição liberada pelas autoridades suíças.
A Justiça norte-americana acusa Esquível de negociar a venda dos direitos de marketing das edições de 2007, 2015, 2016, 2019 e 2023 da Copa América em troca de propina.
Aguardando um pedido de extradição, Marin pode ser o próximo da lista. Os advogados do brasileiro já apresentaram uma defesa apontando que as provas contra seu cliente seriam “frágeis”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo