Mundial de Clubes: só times brasileiros dão títulos para Conmebol contra Uefa



A torcida do Atlético-MG quer esquecer o Mundial de Clubes da Fifa, mas, apesar do gosto amargo de 2013, a verdade é que os clubes brasileiros são os únicos que bateram os europeus desde que a competição passou a ser organizada pela entidade máxima do futebol. Na disputa entre Uefa (Europa) e Conmebol (América do Sul), os representantes do Velho Continente levantaram seis taças contra quatro dos rivais e, desses, todos eram brasileiros: Corinthians em 2000 e 2012, São Paulo em 2005 e Inter em 2006.

Das dez decisões, a Europa esteve presente em nove - 90% -, pois só ficou fora da final que aconteceu no Brasil em 2000 entre Timão e Vasco com vitória dos paulistas nos pênaltis. Desde 2005, quando o atual formato de mata-mata foi adotado, a Uefa viu seus times sempre na disputa do título. A Conmebol chegou a oito finais e foram coincidentemente dois clubes brasileiros que vacilaram na semifinal: Inter perdeu a vaga para o Mazembe, da República Democrática do Congo, em 2010 e, neste ano, foi a vez de o Galo deixar o Raja Casablanca, do Marrocos, avançar. Vale a menção honrosa, portanto, aos africanos do CAF justamente por serem os únicos a impedirem a disputa entre europeus e sul-americanos em duas oportunidades. Concacaf (América do Norte e Central), AFC (Ásia) e OFC (Oceania) ainda correm atrás de sua primeira decisão.

Se houvesse um pódio no Mundial de Clubes, a medalha de bronze certamente iria para os asiáticos da AFC, pois chegaram quatro vezes ao terceiro lugar geral, duas vezes com clubes japoneses, uma com um sul-coreano e outra com um do Catar. A Concacaf acumulou três "bronzes", a Conmebol dois e os africanos apenas um. Os asiáticos também têm um maior número de quartas posições e de quintos lugares. Esses números não chegam a ser surpreendentes porque oito edições foram disputadas por lá entre Japão e Emirados Árabes, o que garante sempre dois times do continente no torneio.

Por fim, a melhor colocação de um clubes da Oceania (OFC) foi o quinto lugar. Em 2005, quando a Austrália ainda não tinha passado a disputar os campeonatos da AFC (Ásia), o Sidney FC conquistou a posição e, depois disso, em 2009, o Auckland City, da Nova Zelândia, também chegou lá.
TABELA desempenho mundial confederações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo