Com quarteto brasileiro, Rússia encara o Irã por vaga na decisão do Mundial

Algoz do Brasil nas oitavas de final, país asiático tem pela frente rival conhecido como uma das maiores colônias brazucas da Europa. Robinho espera apoio verde-amarelo

Depois de eliminar Brasil e Paraguai na fase de mata-mata da Copa do Mundo Fifa, o Irã quer chegar à inédita final na Colômbia. Para isso, o time asiático precisa superar um dos países que mais importa mão de obra brasileira no futsal. Comandada pelo "quarteto brazuca" formado por Gustavo, Rômulo, Robinho e Eder Lima, a Rússia também tenta a classificação para a sua primeira decisão. O duelo entre iranianos e russos será nesta terça-feira às 21h (de Brasília), em Medellín, com transmissão ao vivo do SporTV2
Eder Lima Rússia Mundial de Futsal (Foto: Getty Images/Fifa)Eder Lima (ao centro) é um dos brasileiros a atuar pela Rússia (Foto: Getty Images/Fifa)
- Vai ser um jogo muito difícil, já jogamos vários amistosos contra o Irã e todos foram muito duros. Estamos nos preparando para uma partida complicada, porque o Irã hoje é um dos favoritos ao título - afirmou Robinho, que espera contar com o apoio da torcida brasileira.
- Teremos parentes e amigos torcendo para a gente, e esperamos que os brasileiros em geral também torçam para a Rússia. Sei que muitas pessoas discordam dessa coisa de se naturalizar para jogar para o outro país, mas mesmo assim estamos aguardando esse apoio - disse o pivô.
Com cinco vitórias em cinco jogos no Mundial, a Rússia chega à semifinal com uma campanha impecável. Depois de vencer Tailândia (6 a 4), Egito (6 a 1) e Cuba (7 a 1) na primeira fase, a seleção russa atropelou o Vietnã nas oitavas com uma impiedosa goleada por 7 a 0. Nas quartas, a adversária foi a poderosa Espanha, que voltou para casa com uma marcante derrota por 6 a 2. Semifinalista nas Copas do Mundo de 1996, 2000 e 2008, a Rússia espera sair com o título desta vez.
Robinho Rússia Mundial de Futsal (Foto: Getty Images/Fifa)Robinho vibra com gol marcado sobre a Espanha nas quartas de final (Foto: Getty Images/Fifa)
- Favoritismo nessa hora é difícil de falar. Acho que todas as equipes que chegaram à semifinal estão em condições de disputar o título. Quando não há Brasil e Espanha envolvidos é muito difícil apontar algum favorito - disse o goleiro Gustavo.
Natural de Pelotas (RS), Gustavo mudou-se para a Rússia em 2004. Casado com uma russa, ele se naturalizou em 2010 após destacar-se na liga local. Titular do Dínamo de Moscou, o gaúcho acredita que a sua seleção evoluiu em reação ao Mundial de 2012, na Tailândia, quando caiu diante da Espanha nas quartas de final.
- Estamos com um elenco mais jovem, com uma base muito boa da equipe do Gazprom-Ugra, atual campeão europeu. Esses jovens se juntaram aos atletas experientes e isso tem dado uma química muito boa para o nosso time - comentou o brasileiro.
Gustavo Rússia Mundial de Futsal (Foto: Getty Images/Fifa)Gustavo atua com uma proteção na cabeça desde que sofreu um traumatismo craniano em 2012 (Foto: Getty Images/Fifa)
Pelo lado do Irã, as atenções ficam voltadas para o fixo Ahmad Esmaeilpour. Conhecido como o "carrasco sul-americano" por ter marcado os gols que determinaram as eliminações de Brasil e Paraguai neste Mundial, o defensor afirma estar vivendo o melhor momento da vida.
- Foi como se eu tivesse ido ao céu nestes últimos jogos - disse Esmaeilpour ao site da Fifa. - São dois momentos que eu vou guardar para sempre. No gol contra o Paraguai, eu disse para mim mesmo que aquela era a oportunidade de definir a nossa classificação. Não poderia desperdiçar a chance de maneira alguma, e felizmente consegui dar a vitória à minha equipe - destacou.
Brasil Irã oitavas de final Mundial de Futsal (Foto: Getty Images/Fifa)Irã eliminou o Brasil nas oitavas de final do Mundial (Foto: Getty Images/Fifa)
Quem passar do duelo entre Rússia e Irã pega o vencedor de Argentina e Portugal, que se enfrentam na quarta-feira, às 21h (de Brasília), em Cáli. Assim como russos e iranianos, argentinos e portugueses também nunca chegaram a uma final de Mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orientada pelo Flu a se afastar da web, Ingrid diz:"Quero ser vista como atleta"

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Guia do Mundial: Nacional joga pela Chape e divide atenção com o Real