Regulamento confuso da Ferj permite que time "rebaixado" seja campeão

Sem chances de escapar do Z-2, Macaé terá que disputar a seletiva do Carioca do ano que vem, mas, por mais que seja improvável, ainda pode garantir o título

Vocês já viram um regulamento que permite que a equipe rebaixada possa ser campeã da mesma competição? Parece impossível, mas esta é uma realidade do Campeonato Carioca deste ano. Com as mudanças feitas pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) para o estadual desta temporada, esta situação "peculiar" tem chances, ainda que remotas, de acontecer com o Macaé - por mais que seja improvável.
Fluminense x Macaé (Foto: Agência Estado)Derrota para o Fluminense eliminou as chances do Macaé de fugir da seletiva do Carioca (Foto: Agência Estado)
Rebaixado para a seletiva do ano que vem após a derrota para o Fluminense na última rodada, a equipe conquistou apenas um ponto em nove partidas realizadas e pode chegar no máximo a sete pontos nos dois próximos jogos. Porém, mesmo sem condições de se garantir na elite do futebol carioca por não conseguir mais alcançar o Resende, primeiro time fora da zona do descenso na classificação geral com oito pontos, o Leão Praiano ainda pode ficar com o título caso consiga uma reviravolta histórica nesta reta final da competição.
De acordo com o regulamento, as duas equipes com o pior desempenho na classificação geral do Campeonato Carioca terão que disputar a preliminar de 2018. Porém, o estadual é dividido em dois turnos, a Taça Guanabara e a Taça Rio, e o campeão de cada um deles garante uma vaga na semifinal da competição geral. E o Alvianil Praiano ainda tem chances matemáticas, ainda que pequenas, de se classificar para a semifinal do segundo turno através do Grupo B. 
Macaé (Foto: Divulgação Macaé)Macaé precisa de duas vitórias e combinação improvável para avançar (Foto: Divulgação Macaé)
Para que isso ocorra, a equipe precisará vencer os seus dois últimos jogos e torcer para que Botafogo, Nova Iguaçu e Boavista percam as duas partidas que lhe restam. Além disso, o time ainda teria que tirar cinco gols de saldo dos adversários. Ou seja, um feito bem complicado. 
Apesar de ser totalmente improvável, no entanto, se o Macaé vencer a Taça Rio, o clube terá que disputar a semifinal do Carioca - o que lhe daria a possibilidade de conquistar o campeonato. Com isso, diante deste cenário inacreditável, o estadual do Rio de Janeiro terá um "campeão rebaixado" caso o Macaé inicie nesta rodada uma arrancada espetacular rumo ao título. Situação bem difícil de se realizar e que contrariaria quase todas as matemáticas.
ERRATA:
GloboEsporte.com publicou, nesta quarta-feira, que o Macaé pode ser rebaixado e campeão do Campeonato Carioca deste ano. Ao contrário do que foi noticiado anteriormente, o Macaé, mesmo não tendo chances matemáticas de escapar do Z-2 na classificação geral através da somatória de pontos da Taça Rio, ainda pode se livrar da seletiva caso consiga chegar à semifinal do Carioca. 
De acordo com o artigo 49 do regulamento, a classificação geral do campeonato será definida a partir dos quatro times finalistas. Com isso, caso chegue à semifinal da competição, o Alvianil Praiano ocuparia uma das quatro primeiras posições e colocaria outro time em seu lugar na seletiva, pois seria salvo da última posição por esta cláusula.
GloboEsporte.com pede desculpas pelo transtorno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo