Primeiro do Brasil, Clássico Vovô é o terceiro mais velho da América do Sul

Rivais nesta quinta, Botafogo e Flu se encaram desde outubro de 1905 e ficam
atrás apenas de duelos entre Peñarol x Nacional e Newell's x Rosario Central

Bruno Silva Botafogo x Fluminense (Foto: ANDRÉ FABIANO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO)Último duelo, pelo Brasileiro de 2016, foi na Ilha do Governador (Foto: André Fabiano/Estadão)
Não é difícil explicar o apelido. Se no futebol brasileiro, os confrontos entre os grandes clubes costumam ter títulos, ora baseados nas sílabas dos nomes das equipes, ora em alguma característica dos times, o significado de clássico Vovô, entre Fluminense e Botafogo, é de fácil e rápido entendimento, por se tratar do mais antigo do país, disputado desde 22 de outubro de 1905. Nesta quinta-feira, à noite, pela Taça Rio, segundo turno do Estadual, no Estádio Nilton Santos, camisas e bandeiras tricolores e alvinegras vão se defrontar novamente, mantendo viva esta rivalidade de praticamente 112 anos.

Sendo o mais antigo clássico do Brasil, o jogo entre Botafogo e Fluminense é um dos três mais antigos do continente americano. A primazia é dos uruguaios Nacional e Peñarol, com um detalhe: desde que se considere a data de fundação do Peñarol como 1891, ainda com o antigo nome de Central Uruguai Railway Cricket Club (que mais tarde iria alterar sua denominação para a atual em 1913. O primeiro enfrentamento se deu a 15 de julho de 1900, com vitória de 2 a 0 para o Peñarol.

O outro confronto mais antigo, apenas alguns meses, é aquele entre os argentinos Rosario Central e Newell's Old Boys, que tiveram seu duelo inaugural a 18 de junho de 1905. O Newell´s ganhou por 1 a 0. 
Oscar Cox Fluminense busto (Foto: Hector Werlang / GloboEsporte.com)Busto de Oscar Cox, na sede do Fluminense (Foto: Hector Werlang / GloboEsporte.com)
Pioneiros do futebol carioca, o Fluminense e o Botafogo lançaram as bases para que este esporte se estabelecesse no Rio, então capital federal, onde Oscar Cox, fundador do clube tricolor desembarcaria em 1897, procedente da Suíça, trazendo bolas e livros com regras de futebol. Em 1902, ele idealizou a criação do Fluminense.

Dois anos depois, em 1904, rapazes que eram colegas de colégio e frequentavam o Largo  dos Leões foram os criadores do então Botafogo Football Club, que em 1942 iria se unir ao Clube de Regatas Botafogo, para dar origem ao  Botafogo Futebol e Regatas.Segundo Mário Filho, em seu livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, ao mesmo tempo em que a equipe tricolor era formada por homens mais velhos, já  com formação universitária e que haviam estudado no exterior, o Alvinegro reunia a garotada que, após as aulas, batia bola entre as palmeiras do Largo dos Leões.

No primeiro amistoso, em outubro de 1905, prevaleceu a maior experiência do Fluminense, que em 1906, iria conquistar o primeiro Campeonato Carioca, ainda no amadorismo. No ano seguinte, a primeira das muitas confusões da história do futebol do Rio. o regulamento da competição da Liga Metropolitana de Sports Athleticos não previa um jogo de desempate, caso dois times terminassem empatados na pontuação. O tira-teima seria pelo saldo de gols. Ocorreu, porém, que durante o campeonato, a extinta Associação Athletica Internacional abandonou a disputa e perdeu seus jogos por W.O. (não comparecimento).

Na última rodada, o Fluminense já havia cumprido todos os seus compromissos e tinha dez gols de saldo. O Botafogo, por sua vez, tinha cinco gols de saldo e estava atrás em dois pontos (quanto uma vitória valia na época). Como a Internacional não compareceu, o Alvinegro ganhou os pontos, mas não teve a chance de marcar o número de gols necessário para superar o saldo tricolor. A partir daí, ambos se consideraram campeões, e a luta judicial durou até 1996, quando a atual Federação do Rio dividiu o titulo.

Tapetão à parte, não faltaram emocionantes decisões dentro de campo. Em 1946, os dois duelaram na final, e o Tricolor foi o vitorioso, em São Januário. Onze anos depois, no Maracanã, o Botafogo, de Garrincha e Paulo Valentim, entre outros, fizeram com que o troféu fosse para General Severiano. Nos Campeonatos Cariocas de 1971 e de 1975 (este o primeiro da Máquina, de Rivelino), a equipe das Laranjeiras levou a melhor.

Em duas finais de turno, a Taça Rio foi para a sede alvinegra, em 1997 e em 2008, mas no Estadual-2012, a equipe tricolor superou o adversário. Na Taça Rio-2013, o Alvinegro, que já havia ganhado a Taça Guanabara, foi campeão estadual ao conquistar também o segundo turno, contra o Fluminense. 

O Clássico Vovô já foi disputado em diferentes estádios, como o Maracanã, Laranjeiras, General Severiano, São Januário e Nilton Santos. Este foi inaugurado precisamente neste clássico, com Botafogo 2 x 1 Fluminense, a 30 de junho de 2007, pelo Brasileiro daquele ano. Neste estádio, sede do atletismo nos Jogos Pan-Americanos de 2007 e Olimpicos de 2016, já houve 15 edições do confronto, com quatro vitórias alvinegras, três tricolores e oito empates.

Ao longo dos mais de cem anos de disputas, as estatísticas dos rivais não coincidem. Para o Botafogo, houve 347 partidas, com 125 triunfos tricolores, 117 alvinegros e 105 empates. Pelas contas do Fluminense, foram 364 jogos, com 130  vitórias da equipe das Laranjeiras, 120 do time de General Severiano e 114 empates.
Seedorf Botafogo campeão carioca 2013 (Foto: Satiro Sodré / Agif)Última decisão entre os dois foi na Taça Rio de 2013: Botafogo, de Seedorf, foi campeão carioca (Foto: Satiro Sodré / Agif)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grêmio vence Libertad e encaminha vaga para as quartas da Libertadores 2019.

10 ARGUMENTOS QUE OS FLAMENGUISTAS USAM APÓS PASSAR VERGONHA NO FUTEBOL

Com nipo-africano, clube luta pelo acesso no futebol de São Paulo